Estudos

Psicologia
Como evitar ou superar a dispersão no momento de estudar?Tipo : Ao ler uma matéria ou ao fazer exercícios,vem em mente ideias não relacionadas à matéria,como superar?
Foto de Marcelo C.
Marcelo perguntou há 7 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
5 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Mayara H.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 7 anos
Melhor resposta
Essa foi a melhor resposta, escolhida pelo autor da dúvida
Você precisa de um espaço calmo, organizado e bem iluminado para estudar, e então tente manter o foco no que você está estudando, sempre que outra ideia vier em mente, pare, respire e limpe a mente por alguns segundos e então retome a matéria. É importante também que você faça pausas durante seus tempos de estudo, uns 15 minutos para cada hora ou hora e meia estudando, caso contrário estes momentos de dispersão serão cada vez mais frequentes, pois sua mente estará cada vez mais cansada. Bons estudos.

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Alexandre P.
Respondeu há 6 anos
principalmente o ambiente, mas mesmo assim dentro de um espaço calmo, relaxante não conseguir se concentrar, tenta técnicas de concentração, meditação antes de estudar, no youtube tem bastante videos explicando diversas técnicas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Nilton R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 anos

 

Olá Marcelo, tudo bem? Em primeiro lugar o que se faz preciso ter em mente, é que estudar deve ser encarado como um empreendimento para atingir metas a curto e longo prazo. As metas podem ser elas, adquirir mais conhecimento sobre um possível ou determinado tema, seja para passar em uma prova, em um concurso público, ministrar uma palestra, crescer profissionalmente, e por aí vai. E isso requer o quê? Foco, meta a ser atingida, planejamento, organização, etc.

Mas vamos ao mérito da pergunta.

  • Em primeiro lugar, foco.

O que venha a ser foco? Foco é a habilidade manter-se centrado no que está fazendo independente do que está se passando no mundo exterior.  Há pessoas que por conta de vida corrida por diversas situações do cotidiano, a velocidade com que as informações vão sendo repassadas, trabalho, família,relacionamentos, dentre outros fatores, passam a ter de lidar  cada vez  mais com menos tempo para assimilar essas informações. E a partir daí as complicações, como, crises de ansiedade, dificuldades de concentração, a necessidade de tomada de decisões tendem a ser comprometidas, tendo em vista que vivemos em uma sociedade com padrões cada vez mais imediatistas, alimentadoras do medo do fracasso, dentre outros inúmeros fatores decorrentes, que podem vir a contribuir para o agravamento de determindas situações indesejadas. E tudo isso vai requerer de você determinadas habilidades de adaptação a fim de manter o foco naquilo que você quer para a tua vida. Ou melhor,para um determinado objetivo que você precisa alcançar. No teu caso, obter uma melhor assimilação nos estudos, a fim de que venha ter sucesso seja em uma prova de concurso púbico, de um vestibular, de uma determinada disciplina ministrada em outro contexto estudantil, dentre outras possibilidades. Ainda bem, que para a nossa sorte, habilidade é algo que pode ser adquirida. Te recomendo baixar na internet um livro, chamado Atenção Plena, disponível através deste link: http://lelivros.love/book/baixar-livro-atencao-plena-mark-williams-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/ valerá muito a pena ler, acredito eu que poderá te ajudar bastante.

  • Requisito 2: Estabeleça uma meta de estudo, a longo e curto prazo a fim de que mentalmente você já tenha sempre um objetivo definido para estudar.

Por exemplo, vou estudar porque quero passar em um determinado concurso, e nesse concurso cairá essa mesma disciplina, e inclusive os assuntos que provavelmente cairá na prova de minha escola. Ou seja, qual o objetivo disso, ter um incentivo a mais para que venha priorizar esse estudo. Obs. A meta a ser estabelecida, precisará estar condizente com a sua realidade. Logo, ela precisa ser uma meta de cunho, realista. Do contráro pode-se com isso alimentar ainda mais um possivel gatilho mental relacionado a uma possível crença auto-limitante de "incompência".

  • Requisito 3: Planejamento:

O que estudar, quantas horas qualitativas e reais de estudo para um melhor desempenho eu preciso? Há quem sugira que a qualidade essencial seja 8 horas diárias de estudo real, mas se você tem outros tipos de compromissos é muito provável que essas 8 horas diárias vá por água abaixo, então isso dependerá muito de suas metas. Mas acredito que 4 horas bem aproveitadas, com alguns intervalos para descanso, alimentação, hidratação, pode valer muito mais que um dia inteiro sem produtividade nenhuma. Estabeleça um cronograma. De modo que os horários estabelecidos para estudo, não venham conflitar com os demais interesses diários, como trabalho, família, lazer, etc. Estabeleça uma agenda para a sua atividade diária, se houver a possibilidade de incluir nesse processo, aulas particulares ou a criação de um grupo de estudos com encontros marcados para um determinado dia e horário da semana, também poderá ajudar muito. Mas no caso, sugiro que para a possível formação desse grupo seja feita uma seleção (A famosa panelinha. Mas veja lá, não me refiro a aquela panelinha em que você tende a excluir outras pessoas para qualquer área das relações de tua vida. Nada disso! Me refiro a esta necessidade em específico. oK?) de pessoas que sejam no mínimo com a habilidade de foco um pouco maior que a sua, do contrário, a tendência é de que a hora de estudo não atinja o grau de produtividade necessária para um bom desempenho. Faça uma análise do ambiente: Veja se o ambiente escolhido para estudar favorece a qualidade de estudo.

Ambientes, onde hajam proximidades com televisão, computadores com acesso irrestrito, cama, pouca ou muita iluminação, conversas paralelas, tendem a contribuir para comportamentos procrastinadores. Então, veja se não há alguma coisa nesse sentido. Lugar em que favoreça a lei do menos ruído tende a contribuir para uma melhor capacidade de assimilação dos assuntos. Se possível, para suas pesquisas, dê preferência a materiais impressos, como: artigos, jornais, com páginas abordando o assunto específico que possa de repente fazer parte da tua rotina de estudo, livros, dentre outros  materiais.  Para anotações, se possível também, dê preferências a lápis e caneta, papel, caderno ao invés de computador. Salvo em caso de uma pesquisa urgente na internet que de repente você não venha ter impresso. Quando você escreve à mão, a tendência de assimilar é bem melhor que o processamento de digitação. Isso sem falar que você vai estar bem menos sujeito aos efeitos provocados pela iluminação da tela do computador. Mas, se ainda assim houver necessidade do computador, sugira que alguém de tua confiança programe algumas restrições de acesso a determinados sites que não sejam relacionados ao assunto de tua pesquisa como, Facebook, dentre outros sites, que venham contribuir para a sua procrastinação, não me refiro a retirar o Face de tua vida, mas uma restrição nos horários referentes ao horário escolhido para estudar.

  • Fazer um automonitoramento de suas crenças em relação a você mesmo, referente  as possíveis dificuldades de assimilar os conteúdos a serem estudados, também pode ser de grande ajuda.

As vezes dependendo dos pensamentos que alimentamos, ou que venham fazer parte desse processo de dispersão, possivelmente esteja atrelada a sentimentos auto recriminativos, que podem vir a contribuir para o seu desempenho final. Um exemplo: Pensamentos relacionados a crenças de incapacidade e incompetência pode repentinamente vir a contribuir para que você adote um comportamento de fuga ou evitação. E tende a se intensificar ainda mais nos dias de prova. Vou tentar aqui descrever uma situação possível de acontecer em contextos de salas de aulas: Um determinado professor ministra uma disciplina, cujo tema você não compreendeu. Você, não levantou a mão, não fez perguntas referentes a sua dúvida. Por conta desse comportamento, perde a oportunidade de esclarecer a dúvida que poderia te ajudar no desenvolvimento das tarefas posteriores referentes a aula  ministrada pelo professor. Em sequência você vai para casa, começa a folhear o assunto e de repente, pela falta daquela orientação a qual você se negou receber, por conta da vergonha ou seja lá por qual motivo for, você deixou de levantar os dedos. Então você, passa a encontrar dificuldades em compreender e assimilar o assunto ministrado, porém, não esclarecido. Na sequência, consequentemente por conta da falta desse amparo (a explicação do professor em sala de aula), vem aquele famoso pensamento:" Nossa, este assunto é muito difícil! Eu não vou conseguir assimilar isso. Tem-se, então, o possível resultado em termos de comportamentoDesistir da leitura.  Podendo até ser de forma temporária, em que a pessoa larga para fazer outras coisas, depois volta ao assunto. Mas ainda assim, encontrou dificuldades para assimilar. As horas passam. E lá vem mais uma sequência de pensamentos automáticos como: Nossa, eu nunca vou conseguir aprender isso! Eu sou burro demais!  Nessas situações, se você viver em um ambiente em que a família tende a ser muito rígida ou mesmo recriminadora, ou mais que isso, se nesse meio houver esse ou aquele parente próximo, com quem você venha se comparar, é possível que a situação se agrave ainda mais.

  • Nesse sentido, faça uma auto análise sobre aqueles possíveis gatilhos de pensamentos auto sabotadores que é muito comum em pessoas, que de repente por uma possível necessidade de suporte ou algum outro fator, talvez ainda não identificado, quando em dias de prova. Aquela velha sensação de desânimo, possivelmente atrelada ao pensamento autorecrimitivo de que deveria ter estudado mais, de que não é uma pessoa esforçada, de que é preguiçosa, indigna de tirar boa nota, incapaz,... Se possível procure auxílio para que eles possam ser trabalhados de modo que você venha adotar pensamentos mais flexíveis sobre si mesmo.

Peço desculpas pelo textão e também pelos espaçamentos, confesso que ainda estou apanhando com as configurações desta plataforma e isso pode estar refletindo na estética da postagem. Acredito que me empolguei um pouco com a sua pergunta (Rsr).Mas espero que através desse jornal eu possa ter lhe ajudado com alguma outra dúvida que você possa ter. No mais, todas as respostas anteriores a esta, e transmitidas pelos demais colegas, são  super válidas. 

 

 

 

 

 

 

 

 

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Guilherme F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos


A dispersão é comum, depois de um determinado tempo ela sempre vai aparecer pois não conseguimos ficar focados por muito tempo na mesma coisa.

Você pode usar alguns truques, são eles:

Estude cada matéria no máximo 50 minutos e vá revesando-as

De uma pausa de pelo menos 5 minutos entre cada matéria

Ouça música em um idioma que vc não conhece e de preferência uma música com mais ritmo, isso vai ajudar você a não ficar desviando o pensamento para outras coisas, pois o seu cérebro estará ocupado com a música

Não se preocupe, com o tempo vc vai se habituar a estudar mais tempo com a prática

Está precisando de Aulas Particulares?

Aqui no Profes você encontra os melhores professores particulares, presenciais ou online, para aulas de qualquer assunto!
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Haricya M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos

Você pode praticar a atenção com exercício que auxiliam nisso... 

Assim como pode ler frase por frase e explicar a si mesmo (ou paragrafos) na tentativa de não se afastar tanto do texto.

Professores particulares de Psicologia

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 40 / h
Mayara H.
Lages / SC
Mayara H.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Curso Livre: Curso de Filosofia da Arte e Estética (buzzero)
Aprenda Desenho, História da Arte, Artes Plásticas
R$ 60 / h
Barbara P.
Poços de Caldas / MG
Barbara P.
5,0 (8 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 15 horas de aula
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Psicologia no Ensino Superior Psicologia a Domicílio Psicanálise
Especialização: Tradução do Espanhol ( Universidade de Valência)
"Professora de espanhol nativa, Venha aprender num método desenvolvido por mim. Fluência garantida!"
R$ 90 / h
Giseli G.
Araraquara / SP
Giseli G.
5,0 (4 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 11 horas de aula
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Psicologia - Processos Psicológicos Básicos Psicologia - ESCOLHA PROFISSIONAL Psicologia no Ensino Superior
Especialização: Psicopedagogia Clinica e Institucional (FACINTER (FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA))
Psicóloga, mestre em psicologia, psicopedagogia e coach. Leciono há 14 anos (graduação e pós). Estude comigo as disciplinas e elabore seu tcc nota10!