Balanceamento de equações químicas.

Química Ensino Médio

. (UESPI) “Era uma triste imagem: um carro velho queimando gasolina (1) e poluindo o ambiente. A lataria toda amassada (2) e enferrujada (3). A água do radiador fervendo (4). Para tristeza de João, o dono do carro, estava na hora de aposentar aquela lata-velha a que ele tanto tinha afeição.” Observa-se neste pequeno texto que (1), (2), (3) e (4), são respectivamente fenômenos:

a) químico, físico, físico e físico.

b) químico, físico, químico e físico.

c) físico, químico, químico e físico.

d) físico, químico, físico e químico.

e) físico, químico, químico e químico.

EXERCÍCIOS 4. (UFSC) O(s) fenômeno(s) abaixo, que envolve(m) reação(ões) química(s), é (são):

(01) digestão dos alimentos

(02) enferrujamento de uma calha

(04) explosão de dinamite

(08) fusão do gelo

(16) queda de neve

(32) combustão do álcool de um automóvel

(64) sublimação da naftalina

Dê como resposta a soma dos números das proposições corretas.

EXERCÍCIOS 5. (FEI-SP) São propriedades exclusivamente químicas:

I. Gás hidrogênio sofre combustão.

II. Fertilizantes alteram a composição química do solo e aumentam a produção agrícola.

III. Chumbo é mais denso que o alumínio.

IV. A água entra em ebulição abaixo de 100ºC no topo de uma montanha.

São corretas apenas as afirmativas:

a) I e III

b) I e IV.

c) I e II.

d) II e IV.

e) II e III.

EXERCÍCIOS 6. Produtos de limpeza, indevidamente guardados ou manipulados, estão entre as principais causas de acidentes domésticos. Leia o relato de uma pessoa que perdeu o olfato por ter misturado água sanitária, amoníaco e sabão em pó para limpar um banheiro: A mistura ferveu e começou a sair uma fumaça asfixiante. Não conseguia respirar e meus olhos, nariz e garganta começaram a arder de maneira insuportável. Saí correndo à procura de uma janela aberta para poder voltar a respirar. O trecho sublinhado poderia ser reescrito, em linguagem científica, da seguinte forma:

(A) As substâncias químicas presentes nos produtos de limpeza evaporaram.

(B) Com a mistura química, houve produção de uma solução aquosa asfixiante.

(C) As substâncias sofreram transformações pelo contato com o oxigênio do ar

(D) Com a mistura, houve transformação química que produziu rapidamente gases tóxicos.

(E) Com a mistura, houve transformação química, evidenciada pela dissolução de um sólido

Foto de Lorenzo F.
Lorenzo perguntou há 3 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
2 respostas
1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Roberta N.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos
Melhor resposta
Essa foi a melhor resposta, escolhida pelo autor da dúvida

Bom dia!

Seguem as soluções:

(UESPI) “Era uma triste imagem: um carro velho queimando gasolina (1) e poluindo o ambiente. A lataria toda amassada (2) e enferrujada (3). A água do radiador fervendo (4). Para tristeza de João, o dono do carro, estava na hora de aposentar aquela lata-velha a que ele tanto tinha afeição.” Observa-se neste pequeno texto que (1), (2), (3) e (4), são respectivamente fenômenos:

b) químico, físico, químico e físico.
________________________________________

EXERCÍCIOS 4. (UFSC) O(s) fenômeno(s) abaixo, que envolve(m) reação(ões) química(s), é (são):
(01) digestão dos alimentos
(02) enferrujamento de uma calha
(04) explosão de dinamite
(32) combustão do álcool de um automóvel

R= 39
________________________________________
EXERCÍCIOS 5. (FEI-SP) São propriedades exclusivamente químicas:

I. Gás hidrogênio sofre combustão.

II. Fertilizantes alteram a composição química do solo e aumentam a produção agrícola.

São corretas apenas as afirmativas:

c) I e II.

______________________________________

EXERCÍCIOS 6. Produtos de limpeza, indevidamente guardados ou manipulados, estão entre as principais causas de acidentes domésticos. Leia o relato de uma pessoa que perdeu o olfato por ter misturado água sanitária, amoníaco e sabão em pó para limpar um banheiro: A mistura ferveu e começou a sair uma fumaça asfixiante. Não conseguia respirar e meus olhos, nariz e garganta começaram a arder de maneira insuportável. Saí correndo à procura de uma janela aberta para poder voltar a respirar. O trecho sublinhado poderia ser reescrito, em linguagem científica, da seguinte forma:

(D) Com a mistura, houve transformação química que produziu rapidamente gases tóxicos.
_______________________________________________________
_____________________________________________________
Espero ter ajudado!
Se gostou, deixa um like pra valorizar meu trabalho no site!
Se precisar de aulas, meu perfil: https://profes.com.br/robertakn
Abraços

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Gerson O.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos

Bom dia, Lorenzo.

3. B

4. 1 + 2 + 4 + 32 = 39

5. C

6. D

Professores particulares de Química

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 75 / h
Roberta N.
Belo Horizonte / MG
Roberta N.
4,9 (66 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 755 horas de aula
Tarefas resolvidas 8 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Organometálicos Química Orgânica Termoquímica
Especialização: Ensino de Química (INE - Instituto Nacional de Ensino)
Professora de química e matemática focada e paciente. Esp. Analítica e orgânica. Atendimento esp. Em alunos com tdah, tea e ahsd. @estudecomabe
R$ 80 / h
Marcos T.
Iguaba Grande / RJ
Marcos T.
5,0 (82 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 819 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Bases Química - princípio de Avogadro; conceito de molécula; massa molar Química Profissional
Graduação: Engenharia Civil (UNIESP)
Mais de 2000 horas de aulas on-line ministradas. Inúmeras aprovações em concursos militares e vestibulares. Meu objetivo é seu entendimento.
Envie uma tarefa, lista de exercícios, atividade ou projeto
  • Você define o prazo
  • Professores fazem propostas e você escolhe o melhor
  • Interação com o professor por chat
  • Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar Tarefa

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Encontre um professor e combine aulas particulares Presenciais ou Online