Dúvida sobre fenômenos químicos

Estou sendo introduzido a química (9º Ano) e estou com uma dúvida pequena mas que me tira do sério. Eu sei que o fenômeno químico é a formação de uma nova substância a partir da alteração química da substância já existente. O que eu quero saber é, por exemplo, se uma árvore é queimada ela se transformará em cinzas devido a queima do fogo, mas o que eu quero saber se nessa cinza ainda existirá as substâncias da árvore ou se elas sumiram totalmente e só sobraram as substâncias da cinza que foi criada.

Pedro A.
Pedro
perguntou há 8 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
3 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Lucas C.
Respondeu há 8 meses
Melhor resposta
Melhor resposta escolhida pelo autor da dúvida
Olá Pedro, sua dúvida é bem interessante.

A árvore tem diversas moléculas, e essas moléculas serão "queimadas", ou seja sofrerão uma reação química, e dessa forma serão modificadas. Dessa forma as moléculas passarão a ser outras moléculas, sendo assim as substâncias da árvore que se tornaram as cinzas. De certa forma as substâncias não sumiram, só se transformaram em outra coisa.

Uma árvore é mais difícil de se explicar isso, pois existem muitos componentes presentes ali, mas por exemplo o gás de cozinha que você deve utilizar em casa, ele é composto primordialmente de propano e butano, esses dois compostos quando queimados passarão a ser gás carbônico e vapor de água (se no ambiente tiver oxigênio, o que é muito comum). o propano e o butano presente no gás passaram a ser gás carbônico e água.

Entendeu? Qualquer dúvida só perguntar
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Klaus B.
Respondeu há 8 meses


Olá Pedro

As substancias não somem mas também não ficam inteiramente nas cinzas.

Na queima, os compostos organicos (na maioria com carbono e hidrogênio) oxidam liberando muita energia (fogo) e com o oxigênio do ar formam gas carbonico (CO2) e água (H2O). Estes são liberados na forma gasosa, então tornam-se "invisíveis"a nossos olhos, mas não sumiram, apenas juntaram-se à atmosfera, em grande quantidade. (há outros gases liberados, mas estes são os principais)

O que não forma gás durante a queima ou não é queimável (outras substâncias dos seres vivos, como calcio, potássio ferro e outros) forma as cinzas.

Espero que tenha ajudado. Bons estudos!

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Eber B.
Respondeu há 6 meses


Olá Pedro.
Para entender essa questão, primeiro você deve considerar que as substâncias químicas existentes na árvore são formadas por moléculas que, por sua vez, são constituídas de vários átomos combinados entre sí. Quando ocorre a queima (combustão) da árvore, as moléculas das substâncias químicas dessa árvore interagem com o oxigênio presente no ar. Nesse momento as moléculas das substâncias da árvore são quebradas e seus átomos se separam e passam a se combinar com os átomos de oxigênio do ar, ou seja, os mesmos átomos que existiam na árvore exixtem nas cinzas, só que agora combinados com os átomos de oxigênioe originando novas moléculas que, juntas, são  as novas substâncias. Isso quer dizer que as substâncias que haviam na árvore antes da queima não existem mais, porém os átomos que existiam nas moléculas das substâncias químicas da árvore antes da queima anida existem sim, todos eles, presentes nas novas moléculas das novas substâncias presentes nas cinzas ou nos gases que foram liberados também durante a queima. EM SÍNTESE: Após a queima total da árvore, as substâncias que existima na árvore nao existem mais, porém os átomos que estavam dentro de cada sustância ainda existem, mas combinados como átomos de oxigênio, ou seja, os átomos da antiga árvore existem dentro das moléculas das novas substâncias químicas formadas durante a queima da árvore.

Professores particulares de Química

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
2 avaliações
Lucas está online
Nilópolis / RJ
Graduação: Bacharelado em Ciências Biológicas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ )
Química para Concursos militares Química para o 7° ano Aulas de Química Online Cinética Química Química para UNESP Química Presencial Química para ENEM
Formado técnico em controle Ambiental (área de atuação química) no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Graduando Em Ciências Biológicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro Experiências na área de quimica e biologia ambiental, principalmente no ramo de microbi ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Lucas C. Whatsapp do professor Lucas C. WhatsApp
Responde em 2 h e 28 min
Cocal do Sul / SC
Química Pré-Vestibular Química para ENEM Química para Ensino Médio
Ex funcionário de carreira do Banco do Brasil, Policial Civil, apresentador de Rádio e TV e suplente de deputado estadual. Professor de Química, Física e Matemática. Lecionou as matérias em colégios particulares e públicos, tais como Dimensão e Energia Pré-Vestibulares, Colégio CEDUP (Quimica, Fis ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Gilberto L. Whatsapp do professor Gilberto L. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 dia e 12 h

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa