Olá Fagner.
Achei este texto de um artigo. É importante você citar a fonte MODELAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA: A QUÍMICA ORGÂNICA ABORDADA COM BASE NO TEMA LIXO Daniela Kelly dos Santos , , João Roberto Ratis Tenório da Silva, 2013
Agora você pode se basear neste texto para responder: O que são propostas de modelagem em sala de aula? Como construir uma proposta de ensino de modelo atômico suportada, também, por atividades experimentais?
Bons estudos !
É comum no ensino de Química, por sua natureza abstrata, que professores lancem mão do uso de analogias e
modelos de ensino. Porém, o que não se considera é que, muitas vezes, os modelos e analogias utilizados podem
conflitar com os próprios modelos que os alunos possuem. Estes modelos mentais são representações, criadas pelos
próprios alunos, acerca de diversos fenômenos, configurando-se modelos explicativos, que tem como base as
concepções alternativas (MILAGRES; JUSTI, 2001).
Segundo Milagres e Justi (2001) um dos aspectos relevantes na criação de um modelo são as ideias que emergem
na mente de uma pessoa. Para as autoras, um modelo surge inicialmente na imaginação de uma pessoa na forma de um
modelo mental, o qual pode ser planejado por um indivíduo só ou em grupo. O modelo mental, após ser representado
pelo modelo expresso. O modelo expresso passa a ser consensual, a partir da validação por uma comunidade –
científica, por exemplo. (GILBERT; BOULTER, 1995; MILAGRES; JUSTI, 2001). Consideramos que uma das
estratégias para o ensino de conceitos abstratos, é partir dos modelos mentais que os alunos já possuem, tornando-os em
modelos expressos e confrontando com os modelos consensuais da Ciência.
Neste trabalho, que faz parte de um projeto maior, executado no âmbito do PIBID, utilizamos como base teórica a
modelagem, discutida por Milagres e Justi (2001), para analisar a aprendizagem dos alunos de conceitos de Química
Orgânica com base no tema “Lixo”. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL,1999)
propõem que a contextualização dos conteúdos é importante, para que os alunos não sejam passivos no processo de
ensino-aprendizagem, sendo ela significativa. Além disso, acredita-se que dessa forma pode-se contribuir para
aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal, como aponta Carvalho et al. (2004).
Diante disso, o objetivo deste trabalho foi analisar a aprendizagem de alunos com base no processo de modelagem,
observando como os alunos constroem modelos e comparam com os modelos consensuais propagados pela Ciência