Escrever um texto de duas páginas no qual é apresentada uma reflexão sobre as seguintes questões norteadoras

Química EM


Os modelos atômicos surgem com o objetivo de oferecer uma explicação para os fenômenos naturais.

Os fenômenos estudados pela ciência costumam ser de interesse social e científico, ou seja, ser questões integradas a aplicações tecnológicas de relevância social. Sobre a questão da técnica de espectroscopia como importante ferramenta de identificação de minérios (é também possível abordar a caracterização de estrelas) e a posterior modelagem do fenômeno em nível atômico.

Escrever um texto de duas páginas no qual é apresentada uma reflexão sobre as seguintes questões norteadoras: O que são propostas de modelagem em sala de aula? Como construir uma proposta de ensino de modelo atômico suportada, também, por atividades experimentais?

Foto de Fagner S.
Fagner perguntou há 7 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
1 resposta
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Marcos F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 7 anos
Olá Fagner. Achei este texto de um artigo. É importante você citar a fonte MODELAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA: A QUÍMICA ORGÂNICA ABORDADA COM BASE NO TEMA LIXO Daniela Kelly dos Santos , , João Roberto Ratis Tenório da Silva, 2013 Agora você pode se basear neste texto para responder: O que são propostas de modelagem em sala de aula? Como construir uma proposta de ensino de modelo atômico suportada, também, por atividades experimentais? Bons estudos ! É comum no ensino de Química, por sua natureza abstrata, que professores lancem mão do uso de analogias e modelos de ensino. Porém, o que não se considera é que, muitas vezes, os modelos e analogias utilizados podem conflitar com os próprios modelos que os alunos possuem. Estes modelos mentais são representações, criadas pelos próprios alunos, acerca de diversos fenômenos, configurando-se modelos explicativos, que tem como base as concepções alternativas (MILAGRES; JUSTI, 2001). Segundo Milagres e Justi (2001) um dos aspectos relevantes na criação de um modelo são as ideias que emergem na mente de uma pessoa. Para as autoras, um modelo surge inicialmente na imaginação de uma pessoa na forma de um modelo mental, o qual pode ser planejado por um indivíduo só ou em grupo. O modelo mental, após ser representado pelo modelo expresso. O modelo expresso passa a ser consensual, a partir da validação por uma comunidade – científica, por exemplo. (GILBERT; BOULTER, 1995; MILAGRES; JUSTI, 2001). Consideramos que uma das estratégias para o ensino de conceitos abstratos, é partir dos modelos mentais que os alunos já possuem, tornando-os em modelos expressos e confrontando com os modelos consensuais da Ciência. Neste trabalho, que faz parte de um projeto maior, executado no âmbito do PIBID, utilizamos como base teórica a modelagem, discutida por Milagres e Justi (2001), para analisar a aprendizagem dos alunos de conceitos de Química Orgânica com base no tema “Lixo”. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL,1999) propõem que a contextualização dos conteúdos é importante, para que os alunos não sejam passivos no processo de ensino-aprendizagem, sendo ela significativa. Além disso, acredita-se que dessa forma pode-se contribuir para aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal, como aponta Carvalho et al. (2004). Diante disso, o objetivo deste trabalho foi analisar a aprendizagem de alunos com base no processo de modelagem, observando como os alunos constroem modelos e comparam com os modelos consensuais propagados pela Ciência

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Professores particulares de Química

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 115 / h
Marcos F.
São Paulo / SP
Marcos F.
5,0 (15 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 150 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Mestrado: Engenharia de Produção (Universidade Federal de São Carlos)
Aprenda Matemática, Física, Química
R$ 80 / h
Marcos T.
Iguaba Grande / RJ
Marcos T.
5,0 (82 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 819 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Bases Química - princípio de Avogadro; conceito de molécula; massa molar Química Profissional
Graduação: Engenharia Civil (UNIESP)
Mais de 2000 horas de aulas on-line ministradas. Inúmeras aprovações em concursos militares e vestibulares. Meu objetivo é seu entendimento.
R$ 75 / h
Roberta N.
Belo Horizonte / MG
Roberta N.
4,9 (66 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 755 horas de aula
Tarefas resolvidas 8 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Organometálicos Química Orgânica Termoquímica
Especialização: Ensino de Química (INE - Instituto Nacional de Ensino)
Professora de química e matemática focada e paciente. Esp. Analítica e orgânica. Atendimento esp. Em alunos com tdah, tea e ahsd. @estudecomabe
Envie uma tarefa, lista de exercícios, atividade ou projeto
  • Você define o prazo
  • Professores fazem propostas e você escolhe o melhor
  • Interação com o professor por chat
  • Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar Tarefa

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Encontre um professor e combine aulas particulares Presenciais ou Online