Propriedades periódicas

Química Ensino Médio
Por que um átomo precisa liberar energia quando recebe um elétron?
Foto de Rosangela P.
Rosangela perguntou há 6 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
1 resposta
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Luiz N.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 anos
Melhor resposta
Essa foi a melhor resposta, escolhida pelo autor da dúvida


Ola Rosângela, boa noite.

De fato, o sistema átomo + elétron precisa liberar energia quando recebe um elétron, porque a energia total do sistema diminui quando o elétron é incorporado ao átomo.

Deixa eu te explicar melhor. Pensa quando um átomo perde um elétron. O que acontece?
Antes, você tem um átomo com um elétron com seu nível de energia "normal".
Você precisa dar energia a esse sistema, assim o elétron vai se excitar, subir nos níveis eletrônicos, até você dar energia suficiente para ele "escapar" do átomo.
Então, depois, você tem um átomo e um elétron energizado/excitado, logo a energia do sistema é maior do que antes.

No caso do átomo receber um elétron, o que ocorre é justamente o contrario. O elétron livre, excitado, precisa diminuir sua energia para ser incorporado/preso pelo átomo e integrar um de seus níveis eletrônicos. Por isso, o sistema átomo + elétron tem energia MENOR depois da incorporação do elétron logo houve uma liberação de energia.

 

*** EDICÃO ***

Marcelo, sobre sua resposta, poderia citar uma fonte sobre atomos que devem receber energia para receberem um elétron? Se existir, deve ser uma exceção, porque isso quer dizer que no processo contrario, ou seja, o atomo/ânion perder um elétron, o sistema deveria liberar energia (o que não tem sentido, pois os élétrons devem receber energia para saltar de niveis quânticos até escaparem do nucleo). 

Realmente existe esse jogo de atração do nucleo e repulsão dos elétrons, mas a repulsão dos elétrons é um estado intermediario, logo sendo so uma barreira a ser vencida (como a energia de ativação de uma reação). No estado final, o elétron vai ocupar um orbital que tem espaço para ele no atomo, e os orbitais vão se arranjar da melhor maneira possivel para a repulsão ser minima.

***

Rosângela, acho que o essencial que você deve entender é que a afinidade eletrônica, ou seja, o processo de um atomo receber um elétron, é justamente o oposto de ele perder um elétron, por isso ele libera energia. 

E essa energia, afinidade eletrônica, é uma propriedade periodica, pois depende do raio do atomo (quanto maior o raio, menor a atração ao elétron, menor a energia liberada); depende da eletronegatividade (quanto mais eletronegativo um atomo, maior a tendência de atrair os elétrons, e por isso maior a afinidade eletrônica).

 

 

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Professores particulares de Química

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 70 / h
Marcos T.
Iguaba Grande / RJ
Marcos T.
5,0 (83 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 844 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Entalpia Funções Oxigenadas Química para o 2º ano
Graduação: Engenharia Civil (UNIESP)
Mais de 2000 horas de aulas on-line ministradas. Inúmeras aprovações em concursos militares e vestibulares. Meu objetivo é seu entendimento.
R$ 80 / h
Cláudio D.
Fortaleza / CE
Cláudio D.
4,9 (82 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 180 horas de aula
Tarefas resolvidas 35 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Química para Ensino Médio Química Básica Química para ENEM
Doutorado: Medicina (Hematologia e Oncologia) (Unifesp)
Professor de ciências biológicas (nível médio e superior). Quer aprofundar seus conhecimentos ou entender o que há de mais complicado? Vamos!