. Você tem dois corpos sendo um formado de metal e outro formado de material cerâmico. Ao deixar cair os dois corpos de uma altura de 5 metros sobre um chã

Química EM
. Você tem dois corpos sendo um formado de metal e outro formado de material cerâmico. Ao deixar cair os dois corpos de uma altura de 5 metros sobre um chão de concreto você observa que um deles se estilhaça em pedaços enquanto o outro apenas se divide em duas partes. Como podemos saber qual corpo é formado de metal e qual é o corpo formado de material cerâmico? Justifique sua resposta.
Foto de Claudia R.
Claudia Cristina perguntou há 8 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
2 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Rafael M.
Respondeu há 8 anos
Oi Cláudia. A cerâmica tem tenacidade ao impacto muito menor que a maioria dos metais. Logo, ao sofrer o impacto da queda, o corpo cerâmico irá se fragmentar mais que o metálico.

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Lucas F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 8 anos
Opa, boa tarde Cláudia! Bom, temos algumas maneiras de explicar esta pergunta, mas acredito que a mais apropriada seria a química propriamente dita, então vamos lá! Primeiramente temos que entender que cerâmica tem em sua composição química compostos inorgânicos, normalmente com alguns elementos chave como carbono, oxigênio e nitrogênio, ligados com os mais variados elementos possíveis dependendo dos materiais utilizados na fabricação da cerâmica. Logo as possíveis ligações químicas que acontecem no meio são iônicas ou covalentes, não podendo ser metálicas, pois mesmo que haja um metal na composição, temos não-metais nela ao mesmo tempo. Já os metais, assumindo que o corpo metálico é, mesmo, puramente metálico, há sim a chamada ligação metálica. Quando classificamos ligações químicas por suas forças de ligação, temos: Primeiro-Ligações Metálicas sendo as mais fortes, fator justificado por seus altíssimos pontos de fusão e ebulição, que ao serem alcançados, os átomos começam a ficar mais distantes e dispersos dentro do meio, as ligações tornam-se mais fracas. Por ligas metálicas apresentarem uma necessidade de maior temperatura, e por consequência maior calor para atingir este estado, assume-se que são as mais fortes. Segundo:Iônicas, por terem cargas positivas e negativas nos átomos de seus respectivos compostos, mantendo a ligação estável. Apresentam ponto de ebulição e fusão razoavelmente altos, mas não tanto quanto os das ligações metálicas. Terceiro: Covalentes, são as mais fracas já que os átomos apenas compartilham seus elétrons, e por isso podem ser quebradas facilmente se fornecermos energia. Tendem a ter menores pontos de fusão e ebulição que as demais e ainda têm uma diferença de eletronegatividade significativamente menor que as iônicas, logo são menos estáveis. Com todo esse conhecimento em mãos, podemos partir do mundo micro para o mundo macro. Já que o corpo metálico possui em sua estrutura, ligações mais fortes (metálicas) que o corpo cerâmico(iônica ou covalente, dependendo da composição, no entanto geralmente iônico), logo ao se chocar contra o chão, é muito mais fácil do corpo cerâmico se dividir ao ter suas ligações quebradas com a energia gerada pelo impacto do que o corpo metálico. Espero ter ajudado, passar bem!

Professores particulares de Química

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 70 / h
Marcos T.
Iguaba Grande / RJ
Marcos T.
5,0 (83 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 848 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Concentrações Químicas Química para ENEM Estudo dos Gases
Graduação: Engenharia Civil (UNIESP)
Mais de 2000 horas de aulas on-line ministradas. Inúmeras aprovações em concursos militares e vestibulares. Meu objetivo é seu entendimento.
R$ 80 / h
Cláudio D.
Fortaleza / CE
Cláudio D.
4,9 (82 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 180 horas de aula
Tarefas resolvidas 35 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Química Pré-Vestibular Química para Ensino Fundamental Química Básica
Doutorado: Medicina (Hematologia e Oncologia) (Unifesp)
Professor de ciências biológicas (nível médio e superior). Quer aprofundar seus conhecimentos ou entender o que há de mais complicado? Vamos!