Cinco competências exigidas na redação do enem

Redação Ensino Médio Redação
Considere cada uma das cinco competências exigidas na Redação do Enem e suas respectivas solicitações. Analise as alternativas e assinale a opção em que o requisito corresponde à competência especificada:


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Professor Carlos C.
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Respondeu há 3 anos

1 - DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA - O aluno escreverá segundo a norma culta; assim evitará algumas expressões coloquiais, gírias, e expressões populares com erros evidentes. Um detalhes as vezes despercebido é: cada parágrafo inicia-se com uma certa distância da margem, prática em franco desuso em virtude das plataformas digitais e redes sociais via internet. Cuidados com uso de vírgula; acento grave (cujo fenômeno se chama crase); uso de haspas etc serão avaliados nesse quesito.

2 - COMPREENSÃO DA PROPOSTA DE REDAÇÃO - Sabendo que o tema proposto está inserido numa questão maior e referente à sociedade brasileira, o aluno buscará entender este fundo e suas complexidades. Por exemplo, um tema que envolva futebol e sua transmissão por grandes redes de TV e outros meios, a redação evitará repetir uma simples lista de dados informativos, uma vez tratar-se de um tema envolvendo paixão dos torcedores, publicidades das grandes empresas, interesses políticos e, muitas vezes, até internacionais. Sugere-se não iniciar de imediato o texto, sem antes refletir com certa calma na profundidade da proposta. Uma boa opção é fazer um pequeno rascunho com perguntas envolvendo o tema. Esse esboço ajudará a dimensionar melhor um assunto que, a princípio, parecia elementar. 

3 - SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES - Após meditar sobre o tema é provável surgirem, na mente do autor da redação, muitos pontos a serem comentados e, a grande quantidade destes pode gerar dificuldade na organização e confusão no argumento. Espera-se que o aluno saiba separar e escolher os principais entre eles, daí ordenando-os segundo um critério lógico. Exemplo, ainda, como nosso exemplo, sob o tema futebol e grandes redes  de TV e mídia: apresentar alguns dados históricos sobre o surgimento do esporte transmitido por TV e outros meios pode ser descrito no início do texto, compondo assim um fundo sobre o qual se desenvolve a redação. Uma regra bem aceita é criar três setores principais na redação - normalmente agrupados em três parágrafos: introdução, consideração e conclusão. As informações não devem surgir no último parágrafo (ou parte final), pois esta faz mais sentido reservar esta seção para sua opinião pessoal. Em virtude da profundidade dos temas não se espera do aluno grandes ideias solucionando problemas nacionais, todavia há uma expectativa de que o autor consiga se posicionar de modo lógico, claro e inteligível ante as questões apresentadas. É apropriado o uso de perguntas retóricas, ou seja, perguntas que façam o leitor pensar, provocando o pensamento. Todavia esse instrumento não isenta algo muito prezado pelos avaliadores: o posicionamento claro do aluno, evidenciando ter uma mente inquiridora e crítica. Observação sobre o termo 'crítico': no mundo academico ele se refere à capacidade de ver um assunto em todas (ou quase todas) as implicações, raciocinando desapaixonadamente sobre determinada questão; não é um termo envolvendo, obrigatoriamente, comentários negativos, antes um pensamento lúcido e questionador antecipando muitas das implicações geradas pela questão inicial.   

4 - DEMONSTRAÇÃO DE CONHECIMENTO DA LÍNGUA NECESSÁRIA PARA A ARGUMENTAÇÃO DO TEXTO - Um bom vocabulário causará boa impressão aos leitores; todavia é necessário evitar a armadilha do preciosismo, ou seja, o uso de expressões de uso raro na intenção de mostrar cultura. Algumas dicas: evitar o seguinte uso de 'vírgula + e' assim como de 'vírgula + ou'. Um bom treinamento de redação resultará na redução do uso da partícula 'que', pois amiúde pode ser substituída por outras expressões tornando o texto mais leve e fluído. 

 

5 - ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS ABORDADOS, RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS - Aqui será avaliada a capacidade argumentativa do aluno. Como foi dito acima, não se esperam soluções mágicas e rápidas para complexas questões nacionais, mas sim alguma habilidade do aluno em dizer o que pensa. Respeitar os direitos humanos envolve não demonstrar insensibilidade frente problemas sociais, nem o emprego de força (quer militar, econômica ou física) nas soluções propostas. Para alguns isto pode ser extremamente difícil, pois problemas sociais tratados com equilíbrio  e sensatez raramente produzem resultados em curto prazo. Sugerimos aos autores propor soluções multidisciplinares, ações envolvendo diversas categorias profissionais, atuando de forma coordenada. Exemplo: como evitar o surgimento de crackolândias nas cidades? A resposta dificilmente seria oferecida por apenas uma secretaria de governo ou uma instituição - especialmente instituições policiais, cujo trabalho talvez resulte numa 'limpeza' ao afugentar ou deter viciados em drogas, sem todavia, atingir as raízes do problema. Tal acão de limpeza é, normalmente, chamado de 'higienização', sendo uma maneira simplista de lidar com uma questão complexa. Espera-se do aluno fugir de propostas radicais e superficiais como esta.

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