Oii, esse foi o meu rascunho da minha redação Enem 2023, algumas palavras que eu errei tive que fazer um traço no meio delas, porém escrevi a correção logo acima, será que eu perdi muito ponto? O recomendado é fazer o risco e reescrever na frente. Bom... Essa foi a minha redação! Por favor me tirem essa dúvida! Espero dar muito orgulho para minha família e meu colégio, por isso peço que avaliem!
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, estabelece, em seu artigo 5°, o acesso aos direitos básicos como inerente a todos os cidadãos brasileiros. Entretanto, essa premissa não é plenamente aplicada na prática, quando se trata dos impasses relacionados à invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. De fato, os estereótipos de gênero, aliados à omissão estatal, são vertentes que intensificam essa problemática.
Precipuamente, é primordial ressaltar os estereótipos de gênero como um dos principais desafios enfrentados. Conforme argumentado por Simone de Beauvoir, em sua obra "O Segundo Sexo", a qual retrata tais estereótipos atrelados ao patriarcado sobre a dominação masculina, perpetuando, assim, a omissão das mulheres, atribuindo-las às atividades domésticas em seus lares. Essa concepção está intrinsecamente ligada à contemporaneidade nacional, pois perpetua a ideia de que determinados cargos, principalmente os que necessitam a locomoção para outros ambientes, são adequados para os homens. Essas crenças discriminatórias consideram as mulheres como seres frágeis para a mobilidade urbana, isto é, se locomoverem até os lares de seus clientes que precisam de auxílio. Logo, é evidente a sub-representação feminina no setor laboral de cuidado.
Ademais, a omissão estatal é fator limitante para a predominância da problemática. Sob esse viés, o sociólogo Karl Marx, através do seu conceito de "alienação da atividade" afirmou que trabalhadoras enfrentam dificuldades para serem remuneradas salariamente pelo horário de trabalho exercido de forma correta. Dessa forma, torna-se explícita a ausência de políticas públicas que asseguram o financiamento das trabalhadoras e auxiliadoras, de pessoas neurodivergentes ou de idade avançada nas suas atividades cotidianas, para adquirirem outros direitos básicos como, por exemplo, mantimentos alimentícios.
Infere-se, portanto, a necessidade de desconstruir esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado e o Ministério do Trabalho implementem leis eficazes, que visam na revisão da distribuição de renda de todos os setores, a fim de destinar verba suficiente para o âmbito laboral de cuidado. Outrossim, é importante a criação de palestras públicas e gratuitas que conscientizem a sociedade sobre a importância da mulher no mercado de trabalho, tornando-se um corpo social mais justo.
Lays, sua redação está bem estruturada, com 2 argumentos bem desenvolvidos, com citações que lhes conferem autoridade e proposta de intervenção ótima.
Há um pequno deslize no desenvolvimento do segundo argumentado e uma falha se sintaxe na última oração deste parágrafo.
Portanto, penso que sua redação esteja na faixa de excelência. Porém, a nota depende dos corretores do Enem.
E um conselho: importe-se sempre em dar o melhor de si, pensando em seu desenvolvimento pessoal e profissional: os elogios e críticas dos outros podem apenas servir de referência nesse processo.
Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Olá Lays! Farei uma avaliação objetiva da sua redação, lembre-se que a pontuação varia de acordo com o corretor e que o rascunho não espelha veementemente a redação na folha resposta.
COMPETÊNCIA 1- 160. Alguns erros gramaticais estão presentes na sua redação, em especial o uso incorreto da vírgula erros de concordância.
COMPETÊNCIA 2- 200. Texto em acordo com o tema.
COMPETÊNCIA 3- 200. Os argumentos são embasados e sólidos, trazendo seriedade e clareza ao tema proposto.
COMPETÊNCIA 4- 160. Há falta de elementos coesivos consistentes e que tragam argumentação simultânea ao texto em alguns pontos.
COMPETÊNCIA 5- 160-200. Faltam elementos que tornem a conclusão completamente em acordo ao esperado.
NOTA GERAL ENTRE: 880-920 (Lembrando que essa nota é fruto da avaliação objetiva do seu rascunho, que provavelmente possui divergência com o texto original).
COMENTÁRIO: Texto bem estruturado, repertório amplo com posicionamento adequado. Aluna em nível avançado.
Olá, tudo bem?
Por experiência própria acredito que você tem grandes chances de romper os 900 pontos com essa redação. Vejo alguns erros ortográficos/gramaticais que pode te tirar 40 pontos na competência 1, de resto vai depender muito do corretor, mas creio que sua redação ira variar de 880 - 960 pontos.
Você só deve tomar um pouco mais de cuidado com o posicionamento das vírgulas. No nível de estrutura, a redação está muito boa e poderia sim atingir os 900 pontos - mas creio que ficaria entre 800 e 850 pontos.
Oi oi, Lays. Parabéns pela iniciativa de compartilhar o seu rascunho! Vamos analisar alguns aspectos que podem ser importantes:
Riscos nas Palavras:
Introdução:
Desenvolvimento - Parágrafo 1:
Desenvolvimento - Parágrafo 2:
Conclusão:
Clareza e Coerência:
Estilo e Linguagem:
Lembre-se de que a avaliação no ENEM leva em consideração vários critérios, incluindo a capacidade de argumentação, coesão textual, uso adequado da norma culta, entre outros. Considerando as orientações acima, revise e ajuste seu texto para garantir uma apresentação mais clara e completa do seu argumento. Boa sorte!
Acredito que sim, está muito bem estruturada, conteúdo coerente, bem elaborado. Há apenas alguns pequenos erros.