Poderiam corrigir ou ver se meu texto ficou bom ?

Redação

   o tema é sobre relacionamentos na atualidade - amigáveis ou amorosos. Escolhi os amorosos para dissertar 

       Lágrimas de Ophelia

 

     Na teatrilazação de Shakespeare, Ophelia morreu e não teve a correspondência de seus delírios de amor por Hamlet. A pobre cinderela, que espera seu príncipe no castelo, está sob encantamento e atenta ao soar da meia noite. O violonista que toca no baile acelerou a música por desconhecer as razoes , pela qual aqueles casais supostamente apaixonados estarem dançando a valsa tão distante um do outro. De modo análogo, os relacionamentos amorosos na atualidade estão submetidos a essa configuração, ou seja, a fluidez dos tempos e a fraqueza dos Homens.

      As sociedades estão estruturadas em relações submersas na efemeridade momentânea do tempo , da vida . Conforme BawmanN , vivemos na modernidade líquida. Neste sentido, os afetos cotidianos, por exemplo, atingiram curto prazo de validade por estarem presos ao sistema econômico capitalista  que controla os ponteiros do relógio velozmente, manipula a sociedade e oferece sentimentos superficiais e alternos ao ser humano: ganância e desejo por poder ferem os princípios interpessoais sentimentais  que aproximam os corpos, impossibilitando apaixonar-se ou amar solidamente no dia a dia. Desse modo, mostra a linha tênue do desequilíbrio humano- desesperado por amor na tentativa de fugir da solidão e escravo de projeções e ambições futuras.    

        A impassibilidade dessa condição humana torna inóspitas as virtudes essenciais para conquistar pretendentes e fortalecer laços. A escassez da  humildade, sinceridade e coragem no mundo contemporâneo coloca o ser humano na incessante fuga da realidade. Dessa forma, o mundo digital transmite a idéia de estar ‘’acompanhado’’ , de acordo com Leandro Karnal, é a ‘’solidão entre milhões’’. A sensação de está sendo correspondida é ilusória: o verdadeira companheirismo ocorre no mesmo tempo – espaço e se estrutura em gestos recíprocos, a internet, por sua vez,  permite todos primncpios contrários a essa ótica – responde quando quer, bloqueio do usuário e imagens ‘’fakes’’ constituem as mídias digitais. Logo , o distanciamento interpessoal torna-se algo inevitável.

           A indisposição para encarar os entraves dos relacionamentos, olho no olho, sem a máscara virtual , vai alem da instabilidade humana. A construção idealizada do amor que foi sendo moldada  no século XIX com movimento romântico tem profundas raízes na atualidade.  Assim , qualquer frustração ou quebra de expectativa – traição ou brigas de casais, torna-se um grande motivo para desistência ou impossibilidade de recomeço , pois a idéia de que todos os relaciomentos precisam dar certo se faz presente por aqui. Dessa maneira, os desafios mostram-se como obstáculos difíceis a ser superados devido a rarefação da capacidade de cada individuo para enfrentar problemas. Além disso, o espaço cinematográfico corroborou para esse panorama: o Era Uma Vez e os finais felizes reforçam a romantizarão da realidade.

         Percebe-se , portanto , que as sociedades estão imersas no mundo da imperfeição romântica. O comportamento ético do ser humano desvia o rumo para sentimentos que podem gerar lucro ou promover viagens, o famoso ‘’ jogo de interesses’’. A inversão dos valores permitiu o interesse por produtos e ambições e não tão mais por pessoas; novas maneiras de ‘’amar’’ e em outros espaços superficiais se fazem presente na atualidade. E, os vínculos interpessoais, longe do ideal romântico e dos contos de fadas , estão cada vez mais trágicos como a não  correspondência amorosa de Hamlet por Ophelia.

Foto de Pedro A.
Pedro perguntou há 5 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
1 resposta
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Nonato C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos

PEDRO, de uma forma geral a redação acima foi bem escrita por você. Meus sinceros parabéns! Porém, há sempre algo a ser corrigido em termos de FORMA (alguns erros de ortografia, de pontuação e de tempos verbais, uso excessivo e equivocado de traços, algumas concordâncias verbais e nominais equivocadas, distribuição inadequada de parágrafos, tamanho excessivo do texto) e de CONTEÚDO (ausência de nexo textual, ligando a INTRODUÇÃO, a qual deve ser curta mostrando o problema apenas em linhas gerais, o DESENVOLVIMENTO, o qual deve ser muito maior e detalhando o problema, e finalmente a CONCLUSÃO, a qual deve ser curta, sintética e evidenciando SOMENTE A SOLUÇÃO do problema, não mostrada em sua redação). Por tudo isso copei e colei seu texto, mas depois fazendo os ajustes por mim entendidos como necessários para tornar sua redação melhor escrita de acordo com a norma culta da língua portuguesa e mais próxima do exigido em concursos públicos.

Por favor, entenda minha crítica como sendo CONSTRUTIVA e jamais destrutiva. Após ler minha correção COMPARE-A com seu texto para poder perceber esses ajustes. Então segue abaixo MINHA SUGESTÃO de texto ajustado com algumas correções mostradas em CAPS LOC.

(INTRODUÇÃO = 1 PARÁGRAFO, MOSTRANDO O PROBLEMA APENAS EM LINHAS GERAIS)

"Na TEATRALIZAÇÃO de Shakespeare Ophelia morreu e não teve a correspondência de seus delírios de amor por Hamlet. A pobre Cinderela, que ESPEROU seu príncipe no castelo, ESTEVE sob encantamento e atenta ao soar da MEIA-NOITE. O violonista que TOCAVA no baile acelerou a música por desconhecer as RAZÕES PELAS QUAIS aqueles casais supostamente apaixonados ESTARIAM dançando a valsa tão DISTANTES um do outro. De modo análogo os relacionamentos amorosos na atualidade estão submetidos a essa configuração, ou seja, À fluidez dos tempos e À fraqueza dos homens.

(DESENVOLVIMENTO = 2 PARÁGRAFOS, DETALHANDO O PROBLEMA)

As sociedades estão estruturadas em relações submersas na efemeridade momentânea do tempo E da vida. Conforme BAWMAN vivemos na modernidade líquida. Neste sentido os afetos cotidianos atingiram curto prazo de validade por estarem presos ao sistema econômico capitalista, que controla os ponteiros do relógio velozmente, manipula a sociedade e oferece OS SEGUINTES sentimentos superficiais e alternos ao ser humano: ganância e desejo, por PODEREM FERIR os princípios interpessoais sentimentais que aproximam os corpos, impossibilitando O SER HUMANO apaixonar-se ou amar solidamente no dia a dia. Desse modo MOSTRA-SE CLARA A LINHA do DESEQUILÍBRIO humano, COMPOSTA POR DESESPERO por amor na tentativa de fugir da solidão e POR ESCRAVIDÃO de projeções e ambições futuras. A impassibilidade dessa condição humana torna inóspitas as virtudes essenciais para ALGUÉM conquistar pretendentes e fortalecer laços. A escassez DE humildade, sinceridade e coragem no mundo contemporâneo coloca o ser humano na incessante fuga da realidade. Dessa forma o mundo digital transmite a IDEIA de QUE NÃO estar ‘’acompanhado’’, de acordo com Leandro Karnal, é a ‘’solidão entre milhões’’. A internet permite a todos INDIVÍDUOS OS PRINCÍPIOS DESSA ótica: O INTERNAUTA responde quando quer, BLOQUEIA QUEM QUER e POSTA MENSAGENS E imagens ‘’fakes’’ CONSTITUÍDAS EM mídias digitais. Logo, o distanciamento interpessoal torna-se algo inevitável.

A indisposição para encarar os entraves dos relacionamentos olho no olho (sem a máscara virtual) vai ALÉM da instabilidade humana. A construção idealizada do amor, moldada no século XIX com O movimento romântico, CONSTITUI UMA PROFUNDA RAIZ DA atualidade. Assim qualquer quebra de expectativa POR MOTIVO DE traição ou DE brigas EM casais torna-se um grande motivo para desistência ou impossibilidade de recomeço, pois a IDEIA de que todos os RELACIONAMENTOS precisam dar certo FAZ-SE presente aqui. COMO CONSEQUÊNCIA os desafios mostram-se como obstáculos difíceis a ser superados devido À rarefação da capacidade de cada individuo para enfrentar problemas. Além disso, o espaço cinematográfico corroborou O CENÁRIO COM esse panorama: o "Era uma vez..." e os finais felizes reforçam a ROMANTIZAÇÃO da realidade. Percebe-se ASSIM que as sociedades estão imersas no mundo da imperfeição romântica. O comportamento ético do ser humano desvia o rumo para sentimentos que podem gerar lucro ou promover viagens, o famoso ‘’ jogo de interesses’’. A inversão dos valores permitiu o interesse por produtos e ambições e não tão mais por pessoas; CRIANDO OUTRAS maneiras de ‘’amar’’ em outros espaços superficiais PRESENTES na atualidade. OS vínculos interpessoais, DISTANTES do ideal romântico dos contos de fadas, estão cada vez mais trágicos como a não correspondência amorosa de Hamlet por Ophelia.

(CONCLUSÃO = 1 PARÁGRAFO, MOSTRANDO SOMENTE A SOLUÇÃO DO PROBLEMA)

A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS AMOROSOS NÃO É MATEMÁTICA, EXATA, DIGITAL, ROBÓTICA, VIRTUAL NEM PERFEITA, VISANDO O ENCONTRO IDEAL DE "ALMAS GÊMEAS". A sensação de QUE A PESSOA está sendo correspondida NUMA RELAÇÃO AMOROSA PODE SER OU NÃO ilusória, POIS o VERDADEIRO companheirismo ENTRE DUAS PESSOAS ocorre no mesmo PAR tempo E espaço e ESTRUTURA-SE em gestos recíprocos DE ATRAÇÃO, MAS TAMBÉM DE CUMPLICIDADE (INCLUSIVE NAS HORAS DIFÍCEIS), RESPEITO (PRINCIPALMENTE ÀS DIFERENÇAS E À FAMÍLIA), LEALDADE, SINCERIDADE, CONFIANÇA, LAZER, ENTRE OUTRAS CARACTERÍSTICAS E QUALIDADES, CONSTRUÍDAS AO LONGO DE TODA A RELAÇÃO.

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Professores particulares de Redação

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 40 / h
Nonato C.
Rio de Janeiro / RJ
Nonato C.
5,0 (8 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Graduação: Engenharia Civil (Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ))
Há 18 anos com sucesso ministro aulas individuais de várias matérias para secundaristas, universitários e concurseiros.
R$ 70 / h
Lidiane M.
São Paulo / SP
Lidiane M.
4,7 (12 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 173 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Revisão de Textos
Graduação: Letras - Português/Alemão (Unesp - Assis)
Professora de redação e língua portuguesa para concursos, enem e vestibulares.
R$ 85 / h
Gustavo M.
Itanhaém / SP
Gustavo M.
5,0 (18 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 68 horas de aula
Tarefas resolvidas 7 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Redação para ENEM Redação - Aulas Particulares Redação Perfeita
Graduação: licenciatura em letras - Inglês/Português (Universidade Santa Rita)
Um professor de português e inglês com 20 anos de experiência, especializado em adultos e adolescentes com dificuldade.
Envie uma tarefa, lista de exercícios, atividade ou projeto
  • Você define o prazo
  • Professores fazem propostas e você escolhe o melhor
  • Interação com o professor por chat
  • Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar Tarefa

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Encontre um professor e combine aulas particulares Presenciais ou Online