Porque e um problema?

olá gostaria de saber quais são as causas
da doações de orgãos no brasil ainda ser um problema? e como isso poderia ser solucionado ?

Eliana M.
Eliana
perguntou há 2 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
2 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Nathalia B.
Respondeu há 2 meses
Melhor resposta
Melhor resposta escolhida pelo autor da dúvida
As famílias não autorizam a doação em cerca de 50% dos casos. Isso acontece, em parte, porque tais familiares desconhecem os processos do procedimento e conceitos básicos como morte encefálica, duvidando da segurança da doação. Além disso, trata-se de uma pauta pouco explorada tanto em campanhas governamentais quanto em outras esferas, como a escolar, dificultando que a população assimile a importância desse ato e fique ciente dos pormenores do assunto.Logo, é visível que o obstáculo da desinformação e do desconhecimento precisam ser superados com o fito de aumentar a quantidade de doações de órgãos. Assim, é dever do Ministério da Educação, por meio da modificação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), incluir o ensino detalhado do procedimento e da importância da doação de órgãos nas aulas de biologia destinadas ao Ensino Médio, com o intuito de introduzir previamente o conhecimento aos cidadãos brasileiros e garantir que em uma possível decisão que tenham de tomar sobre o assunto, estejam em plenas condições de decidir conscientemente.
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Elias B.
Respondeu há 2 meses
Boa noite Eliana. Acredito que falta de estrutura, mas a negativa familiar o principal motivo para que um órgão não seja doado no Brasil. De todas as mortes encefálicas e que, portanto, os órgãos poderiam ser transferidos para pacientes que correm risco de morte, pouco mais da metade se transforma em doação. O número é alto e cresceu de 41%, em 2012, para 47% em 2013, segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

De acordo com o nefrologista José Medina Pestana, a principal justificativa das famílias para não doar órgãos é o fato de nunca terem conversado sobre o desejo de doar. “Por isso, insistimos que isso tem que ser assunto de família”, diz o integrante da ABTO.

Quando isso não é um assunto resolvido, cabe a uma equipe do hospital responsável pela captação de órgãos explicar à família que a morte encefálica já é a morte. Quando ela é decretada é porque ocorreu a parada definitiva e irreversível do cérebro e do tronco cerebral, o que provoca em poucos minutos a falência de todo o organismo.

Professores particulares de Redação

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
Uberlândia / MG
Redação - Geral Ajuda em Redação Redação a distância Aulas de Reforço em Redação Como fazer uma Boa Redação Redação a domicilio Assuntos que mais caíram no ENEM para Redação
Aulas particulares,monitoria e reforço escolar de Português, Redação e Libras
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Nathalia B. Whatsapp do professor Nathalia B. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 min
Rio de Janeiro / RJ
Assuntos que mais caíram no ENEM para Redação Redação - Geral Ajuda em Redação Redação a distância Aulas de Reforço em Redação Como fazer uma Boa Redação Redação a domicilio
Professora de Português e Redação com mais 20 anos de experiência em todas as modalidades de ensino. Leciono gramática de forma contextualizada.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 85 / aula
Conversar Whatsapp do professor Maria L. Whatsapp do professor Maria L. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 min

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa