Maquiavel e hobbes 4 questões

Sociologia Maquiavel Estado de Natureza Hobbes Rousseau Direito
1- Levando em consideração que a preocupação de Maquiavel era a prática política, comente sua afirmação: "Tanta diferença existe entre o modo como se vive e como se deveria viver, que aquele que se preocupar com o deveria ser feito em evz de como o que se faz antes aprende a própria ruina do que a maneira de se conservar" R: 2- Justifique a afirmação: "Maquiavel não era tão maquiavélico, no sentido perjorativo do termo. Se o príncipe agisse sempre de má-fé, se fosse o tempo todo inescrupuloso, não conseguiria se manter no poder. Se fosse arbitrário e usasse da violência gratuita, também seria despojado do poder, pois o uso da violência deve ser cuidadoso e econômico" R: 3- A citação abaixo faz parte da obra Leviatã de Thomas Hobbes. Neste trecho Hobbes explica o que seria o estado de natureza.Indique a diferença entre o pensamento deste autor e o de Jean-Jacques Rousseau a respeito do homem em seu estado de natureza. "O direito de natureza, a que os autores geralmente chamam de jus naturale, é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida; e consequentemente de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento e razão lhe indiquem como meio adequado a esse fim. R: 4- A partir da frase " O homem é lobo do homem" Exponha o pensamento do Hobbes a respeito do homem e da sua vivência em sociedade. R:
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Professor Marcos F.
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Respondeu há 6 anos
Olá Karol. Somente tive a oportunidade de responder agora. 1- Levando em consideração que a preocupação de Maquiavel era a prática política, comente sua afirmação: "Tanta diferença existe entre o modo como se vive e como se deveria viver, que aquele que se preocupar com o deveria ser feito em vez de como o que se faz antes aprende a própria ruina do que a maneira de se conservar" R: Modo de Vida -> associado com "Como e o que se faz" Ideal para se Viver -> associado com "O que deveria ser feito" Em Política as preocupações rasas com cargos e trocas de favores podem ser ligados ao "Como e o que se faz". Entretanto, uma trajetória bem sucedida na Política passa por se perseguir o que é justo e benéfico à comunidade. Se este ideal for atendido, o povo tenderá a apoiar o político e reconhecer a sua obra. Caso contrário, quando o seu pequeno grupo de interesses julgar que este político não é mais útil, retira o seu apoio e até mesmo, o persegue ou o exclui. 2- Justifique a afirmação: "Maquiavel não era tão maquiavélico, no sentido pejorativo do termo. Se o príncipe agisse sempre de má-fé, se fosse o tempo todo inescrupuloso, não conseguiria se manter no poder. Se fosse arbitrário e usasse da violência gratuita, também seria despojado do poder, pois o uso da violência deve ser cuidadoso e econômico" R: O "maquiavelismo" está associado erroneamente a objetivos políticos pouco nobres e a métodos reprováveis. Como se vê, Maquiavel reprovava más práticas e defendia a violência para casos excepcionais. 3- A citação abaixo faz parte da obra Leviatã de Thomas Hobbes. Neste trecho Hobbes explica o que seria o estado de natureza.Indique a diferença entre o pensamento deste autor e o de Jean-Jacques Rousseau a respeito do homem em seu estado de natureza. "O direito de natureza, a que os autores geralmente chamam de jus naturale, é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida; e consequentemente de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento e razão lhe indiquem como meio adequado a esse fim. R: Hobbes: em outras palavras, os "fins justificariam os meios". Já o homem natural de Rousseau não é um "lobo" para seus companheiros. Mas ele não está inclinado a se juntar a eles em uma relação duradoura e a formar uma sociedade com eles. Ele não sente o desejo. Seus desejos são satisfeitos pela natureza, e a sua inteligência, reduzida apenas às sensações, não pode sequer ter uma ideia do que seria tal associação. O homem tem o instinto natural, e seu instinto é suficiente. Esse instinto é individualista, ele não induz a qualquer vida social. Para viver em sociedade, é preciso a razão ao homem natural. A razão, para Rousseau, é o instrumento que enquadra o homem, nu, ao ambiente social, vestido. Assim como o instinto é o instrumento de adaptação humana à natureza, a razão é o instrumento de adaptação humana a um meio social e jurídico. 4- A partir da frase " O homem é lobo do homem" Exponha o pensamento do Hobbes a respeito do homem e da sua vivência em sociedade. R: Esta é uma frase tornada célebre pelo filósofo inglês Thomas Hobbes que significa que o homem é o maior inimigo do próprio homem. Esta afirmação apresenta a transfiguração do homem como um animal selvagem, consiste em uma metáfora que indica que o homem é capaz de grandes atrocidades e barbaridades contra elementos da sua própria espécie. A frase original é da autoria do dramaturgo romano Platus e faz parte de uma das suas peças. Em latim, esta frase é traduzida como homo homini lupus. No entanto, esta frase ficou mais conhecida por estar incluída na obra intitulada Leviatã, da autoria de Thomas Hobbes que foi publicada em 1651. Neste livro, Thomas Hobbes argumenta que a paz civil e união social só podem ser alcançadas quando é estabelecido um contrato social com um poder centralizado que tem autoridade absoluta para proteger a sociedade, criando paz e uma comunidade civilizada. É possível concluir que o Homem tem um grande potencial para o bem mas também para o mal, especificamente quando procura apenas os seus próprios interesses, não se importando com o seu próximo. Muitas vezes, essa atitude de lobo é revelada através da frase "os fins justificam os meios". Bons estudos !

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