Visando o contexto histórico e social da reforma protestante pode-se compreender que a fé era um dos pilares mais importantes do homem do século XVI. A educação, a partir dessa premissa, possuía um caráter facilitador para a disseminação dos valores religiosos. Diante disso, qual seria o papel moral e social da educação religiosa na época?
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.
É importante salientar que o estilo de educação no final da Idade Média não corresponde com a ideia de educação como a concebemos nos dias hodiernos, ou seja, uma educação universal, onde todos tem direito de aprender etc. A educação está voltada para uma pequena parte da população, geralmente os que podiam pagar, e em consonância com a doutrina estabelecida. Vale lembrar que nesse período as universidades já estão bem estruturadas e tem forte influência na defesa da fé. Inclusive há a tentativa de fundamemtar a fé através da razão. Por outro lado, a reforma propiciou maior acesso à Palavra de Deus, ou seja, as pessoas deveriam aprender a ler e a conhecer a palavra, pois assim ela seguiria realmente os ensinamentos de Deus. Vale lembrar que nesse período, século XV, surge a imprensa, com Johann Gutenberg. Isso facilitou o acesso à leitura e disseminação do livro sagrado. Nesse sentido, o papel da educação religiosa era de garantir um seguimento fiel e correto dos costumes cristãos. Agora, não mais pautados por interpretações de padres e papas, mas por uma interpretação subjetiva e pessoal da escritura. Eis o lema da reforma: Sola fide, Sola la Scriptura.
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.