1) Explique por que a ideologia pode ter a tradução de uma visão falsa da realidade?
2) Quais são os meios em que as classes dominantes conseguem impor a sua ideologia à população?
3) Explique como surgem as ideologias não-dominantes e diga qual é a sua importância?
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1) Numa ideologia, a realidade é invertida e as ideias aparecem como motor da vida real. Trata-se deum sistema elaborada de representações e de ideias que correspondem a formas de consciência que os homens têm em determinada época.
2) Principalmente pela mídia e a religião. Os meios de comunicação como o rádio, a TV, o cinema, o teatro, a imprensa, as instituições como o estado a igreja e a escola atingem um grande número de pessoa e por isso são usados como meios para a transmissão de ideologias.
3) Ideologias não dominantes surgem da perceção da diferença entre realidade e ideologia, ou do descontentamento com elas, ão importantes para que o sistema dominante não se torne hegemônico nas mentes de todos, submetendo-os aos desejos.
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1) A visão de ideologia como uma falsa representação da realidade foi utilizada por Napoleão Bonaparte, no ano de 1812, onde o mesmo destacou que a ideologia está desconectada da realidade dos indivíduos, ou seja, o pensamento dos seus adversários que criticavam suas ações governamentais, foram classificados como ideológicos. Mas, para Marx e Engel, a ideologia não é ilusão e sim uma realidade manipulada pela burguesia, como uma ferramenta para retirar o foco das contradições sociais e das desigualdades pelas quais os trabalhadores são submetidos, sendo assim, a ideologia seriam ideais das classes dominantes, que controlam os meios de produção e portanto, teriam capacidade de regular e controlar a produção e distribuição dos bens intelectuais.
2) Para Adorno e Horkheimer um dos instrumentos mais utilizados pelas classes dominantes para impor sua ideologia é a cultura. Bordieu também declara que é por meio da cultura que os dominantes garantem o controle ideológico, desenvolvendo uma prática cultural, que possui como finalidade manter o distanciamento entre as classes sociais. Ou seja, as práticas sociais e culturais distinguiriam aqueles que são cultos, que são os que possuem conhecimento científico, artístico e literários. Essa prática, foi denominada de violência simbólica ou imposição cultural. Isso nos deixa claro do papel que a cultura exerce, como instrumento de imposição ideológica por parte dos dominantes.
3) As ideologias não dominantes surgem quando os grupos dominados não interiorizam a ideologia dos grupos dominantes, dando lugar a registros ocultos e dissidentes, nas esferas informais. A importância de tal conceito, seria de que a partir dessa libertação cultural e ideológica, poderia surgir o "homem novo", idealizado pelas sociedades socialistas, porém, algo nunca registrado pelos sociólogos.
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