A real natureza e finalidade do inferno

Teologia amor divino inferno justiça divina Doutrinas da Igreja

Olá ! Quando pesquiso a respeito de o porquê Deus, que é possuído de infinito amor, mandar alguém para o sofrimento eterno do inferno, sou informado de que ,na verdade, somos nós que nos afastamos de Deus pelo pecado e que tal sofrimento é gerado por sua ausência, o que configuraria não uma punição, mas uma manifestação do peso do distanciamento. no entanto, não consigo encontrar fatos que comprovem esta interpretação nas escrituras bíblicas. Nelas, mais parece que as pessoas são lançadas no fogo eterno pela ira de Deus e pelos pecados que cometeram contra ele, como um juiz que julga e pune severamente por toda a eternidade. Afinal, qual a verdadeira natureza do amor de Deus? como o inferno pode ser uma justa manifestação do seu amor ?

Foto de José C.
José Leonardo de Lima Cadete perguntou há 3 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
5 respostas
1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Ricardo I.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos

Boa tarde!

Não sei se tua dúvida é para algum trabalho acadêmico em si ou se é pela simples busca de conhecimento. Vou tentar te ajudar com base no segundo aspecto (busca pelo conhecimento).

No livro "O Catecismo da Filosofia", o Prof. Huberto Rohden dedica um capítulo sobre o tema. Recomendo a leitura do livro como um todo, além de outros livros do Prof. Rohden. De toda forma, replico o capítulo em que ele faz perguntas e respostas sobre o tema por ti levantado. Espero que te seja orientador.

 

CÉU, INFERNO E PURGATÓRIO
47 – Céu, inferno e purgatório existem?
Existem, não como lugares, futuros e distantes, mas como estados de consciência criados pelo livre-arbítrio do homem.

48 – Que é o céu?
O céu é um estado de perfeita harmonia do homem com a Lei Universal (Deus).

49 – O céu é eterno?
O céu, criado pelo livre-arbítrio do homem, é eterno se o homem mantiver eternamente esse estado de harmonia com a Lei Universal.

50 – Que é o inferno?
O inferno é um estado de desarmonia entre o homem e a Lei Universal.

51 – O inferno é eterno?
O inferno criado pelo livre-arbítrio humano é eterno se o homem mantiver eternamente esse estado de desarmonia.

52 – Que é o purgatório?
O purgatório é um estado de desarmonia parcial do homem com a Lei Universal, o qual durará enquanto o homem mantiver esse estado de alma.

53 – Existe uma pena eterna decretada por Deus?
Não existe pena eterna decretada por Deus, porque pena, que é a consequência necessária da culpa livremente cometida e mantida, só pode existir enquanto o homem mantiver a culpa voluntária; abolindo a culpa, extingue-se necessariamente a pena.

54 – Pode o homem manter para sempre o seu estado de culpa?
Pode, sim, porque o livre-arbítrio tem o poder de criar e manter até quando quiser a sua desarmonia com a Lei Universal.

55 – Que é a Lei Universal?
A Lei Universal é a ordem eterna inerente à própria natureza do universo, tomado em sua totalidade como causa e efeito.

56 – A Lei Universal é Deus?
A Lei Universal pode ser chamada de Deus, ou a Divindade, quando considerada tanto na sua Essência causante como na sua Existência causada.

 

DO LIVRE-ARBÍTRIO HUMANO
57 – Que é livre-arbítrio?
Livre-arbítrio, ou liberdade, é o poder que o homem tem de criar valores internos, tanto positivos como negativos, tornando-se bom ou mau.

58 – Se o mundo inteiro é regido pelo determinismo da causalidade, como pode haver indeterminismo ou livre-arbítrio?
O livre-arbítrio não é indeterminismo, ou ausência de causalidade; mas é autodeterminação, isto é, causalidade dinâmica, oriunda de dentro do homem, “em oposição” ao alo-determinismo, ou causalidade mecânica, vinda de fora do homem.

59 – O livre-arbítrio é criador?
Sim, o livre-arbítrio é um poder criador, porque pode dar existência a valores antes inexistentes.

60 – Esses valores criados pelo livre-arbítrio vêm do nada?
Não, os valores criados pelo livre-arbítrio vêm do Todo da Infinita Essência, manifestados como Algo qualitativo no plano da Existência Finita.

61 – Todos os homens são igualmente livres?
Não, há muitos graus na liberdade humana, e cada homem é eticamente responsável pelos seus atos segundo o grau de liberdade com que age.

62 – Pode o homem perder o seu livre-arbítrio?
Não, não existe nenhum homem adulto e normal sem livre-arbítrio, embora o exercício do mesmo possa ser inibido temporariamente por alguma anormalidade.

63 – O homem, depois da morte física, ainda possui livre-arbítrio?
Sim, porque o livre-arbítrio é atributo essencial do indivíduo humano e não depende do corpo material.

64 – Pode o homem, sem corpo material, praticar atos livres?
Pode, sim, porque o livre-arbítrio é atributo inseparável da natureza humana e pode agir enquanto existe o indivíduo humano.

65 – Não falam os textos sacros de suplício eterno?
A palavra “eterno” – em grego aiónios, em latim aeternus –, derivada de idade (aiôn, aetas), significa longevo, de longa duração, mas não inclui a noção de sem fim, tanto assim que é usada nos livros sacros no plural: “por todas as eternidades das eternidades”, “na presente eternidade, na futura eternidade”.

66 – Que é suplício eterno?
Suplício – em grego kólasis = sofrimento purificador – é um estado de longa duração em que o delinquente se purifica, pelo sofrimento, de culpas passadas e previne culpas futuras.

67 – Pode haver castigo eterno?
Castigo – do latim castum agere, tornar casto, puro – é um sofrimento que visa à extinção de culpas passadas e à prevenção de culpas futuras, que perderia o seu sentido positivo se fosse apenas uma punição negativa, sem fim, sem atuação salutar para o passado e para o futuro.

68 – O castigo é eticamente admissível?
O castigo, de caráter corretivo e preventivo, é eticamente admissível, ao passo que a punição, de caráter meramente vingativo, é eticamente inadmissível.

69 – Deus pode punir eternamente?
Deus não pode punir eternamente, fazer sofrer sem fim, por ser isto intrinsecamente mau, mas pode castigar ou fazer sofrer, temporariamente, por não ser isto intrinsecamente mau; de resto, não é Deus, mas o homem, que causa sofrimento.

70 – Não diz Abraão ao rico avarento, condenado, que não há transição de lá para cá, nem vice-versa?
O homem que, pelo abuso da sua liberdade, entrou num estado de sofrimento purificador (kólasis) de longa duração (aiónios) não sairá desse “cárcere enquanto não houver pago o último vintém” (débito).

71 – Pode o homem culpado saldar o seu débito em qualquer tempo e lugar?
Pode, sim, porque o livre-arbítrio, que criou o débito, pode extingui-lo onde e quando quiser.

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Thais B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos

Olá!

Alguns colocam que o inferno precisa existir para que os salvos possam ser verdadeiramente felizes ao contemplar o sofrimento dos ímpios, porém, não vejo respaldo nisso biblicamente. Alguns utilizam a parábola do rico e do Lázaro, em Lucas 16, mas ela era uma narrativa já existente que Jesus usou para mostrar a importância da Lei e não falar sobre o inferno.

A palavra "hades" significa também sepultura, vamos ver alguns versos em que ela aparece:

Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.
Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras.
Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.
Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.
Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

Eclesiastes 9:5-10

Então, lendo esses versos, é possivel ver que não há ninguém sofrendo, queimando ou pagando os pecados no pós-morte.

Olhe o que é a morte para Jó:

Por que não morri eu desde a madre? E em saindo do ventre, não expirei?
Por que me receberam os joelhos? E por que os peitos, para que mamasse?
Porque já agora jazeria e repousaria; dormiria, e então haveria repouso para mim.
Com os reis e conselheiros da terra, que para si edificam casas nos lugares assolados,
Ou com os príncipes que possuem ouro, que enchem as suas casas de prata,
Ou como aborto oculto, não existiria; como as crianças que não viram a luz.
Ali os maus cessam de perturbar; e ali repousam os cansados.
Ali os presos juntamente repousam, e não ouvem a voz do exator.
Ali está o pequeno e o grande, e o servo livre de seu senhor.

Jó 3:11-19

Você pode perceber que para Jó a morte é um estado de não existência.

Mas, Thais, e o inferno?

Esse fogo eterno (eterno nas consequências, como o fogo que caiu em sodoma e gomorra) ocorrerá sim, em apocalipse 20, após o milênio, em que ocorre a destruição total dos ímpios.

Então, Deus é amor! Não faz ninguém sofrer eternamente, mas traz um estado de não existência àqueles que não aceitaram a presença dele, que voluntariamente rejeitaram a graça por amor ao pecado.

Não sei se consegui responder a sua pergunta, mas, não há niguém sofrendo queimando eternamente, pelo contrário, as misericórdias de Deus se renovam todas as manhãs e enquanto estivermos vivos há chance de arrependimento.

Espero ter ajudado!

Caso ainda esteja com dúvidas, procure no facebook "Matheus Duarte Claus", mande uma mensagem para ele (é meu esposo), sou formada em teologia e dou um curso de teologia de graça aos sábados!
Sinta-se livre para participar.

 

1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Robson F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos

Leonardo,

sou Presbiteriano e Presbítero da Igreja Presbiteriana do Grã-Duquesa em Governador Valadares.

Seu pensamento procede, pois o ser humano é que se afasta de Deus buscando o que acha ser

FELICIDADE, vivendo o seu EGOCENTRISMO, ou seja, o seu próprio prazer.

A cada dia que passa vemos que o amor, até na família terrena, tem se esfriado; vemos irmãos

brigando com irmãos, matando pais, destruindo uns aos outros...isso é a confirmação das escrituras e,

a completa ausência de Deus nos corações dos homens.

Deus não lança ninguém no inferno e sim o ser humano que prefere viver amando as coisas deste mundo:

orgia, bebedices, glutonarias, avarento, impiedoso, amantes dos prazeres, etc.

Quantos milagres Jesus fez em sua vida e quantos voltaram para agradecer? lembra dos 10 leprosos?

só 01 voltou para agradecer!!!!

Nossa vida terrena é muito  curta e, se amamos realmente a Deus temos que viver para Ele e ganhar almas

para Cristo. Ao contrário do que muitos pregam, Deus deseja que todos sejam salvos! Mas o próprio ser humano,

mesmo conhecendo Deus prefere as coisas deste mundo.

Deus prova o seu amor por nós, mandando Jesus Cristo morrer pelos nossos pecados...a saber aos que creem em 

seu Nome e o aceitam e vive para Ele.

Nossos pecados nos afastam de Deus, bem como nosso espírito testifica com o Espírito Santo que somos filhos de

Deus e, portanto, se amamos a Deus devemos viver como Jesus viveu e proclamar as virtudes do nosso Senhor.

O inferno é a ausência do nosso Deus, uma completa vida sem a Luz Divina. Nem consigo imaginar como isso será,

mas sei que o meu Redentor vive e voltará para buscar os seus, que clamam por Ele, que oram e falam com Ele, que leem

as sagradas escrituras (Bíblia) e medita nela, pois ela é nossa única regra de fé e prática.

Sendo assim os que vivem para Deus não tem que se preocupar com o inferno e sim com os que ainda vivem e pregar

o evangelho a estes para que se arrependam dos seus pecados e os deixem e vivam para Cristo e com Cristo.

Qualquer coisa é só me ligar (33)988170484 que estou à disposição.

 

Que Deus o abençoe ricamente.

Está precisando de Aulas Particulares?

Aqui no Profes você encontra os melhores professores particulares, presenciais ou online, para aulas de qualquer assunto!
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Fabrício S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos

Olá amigo, o inferno não é a manisfestação do amor de Deus, mas sim, de sua ira.

-1
votos
-1 usuários votaram nessa resposta como não útil.
Professor Jonathan A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos
Mais uma vez um tema que devemos responder tendo como base a verdade da escritura. Não acredite nessas besteiras de livre-arbítrio, isso é doce e bom de ouvir, mas é mentira e sem sustentação na escritura. . O inferno e o céu foram criados para a glória de Deus. Não podemos colocar o nosso padrao de justiça e medir Deus a partir disso. . Não se iluda amigo, eu sei essas duvidas que vem em nossa mente são crueis e tortuosas. Mas por aqui é realmente muito dificil te explicar toda a doutrina. . Foque na glória de Deus, na cruz e na graça. Verá que o inferno se torna racionalmente viável a partir daí.

Lista de exercícios, Documentos, Revisão de texto, trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Professores particulares de Teologia

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 60 / h
Ricardo I.
Rio de Janeiro / RJ
Ricardo I.
5,0 (11 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 11 horas de aula
Tarefas resolvidas 9 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Ciências Atuariais (Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ))
Amante de estatística, matemática, física, química e programação
Envie uma tarefa, lista de exercícios, atividade ou projeto
  • Você define o prazo
  • Professores fazem propostas e você escolhe o melhor
  • Interação com o professor por chat
  • Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar Tarefa

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Encontre um professor e combine aulas particulares Presenciais ou Online