Provação

Teologia Vida e espiritualidade

Quero saber se Deus nos prova, isto é, se Ele nos manda o sofrimento para constatar a força da nossa fé. assim como no Livro de Jó. Entendo que o sofrimento faz parte da condição humana e que suportá-lo na fé é obrigação do verdadeiro cristão, mas não aceito Deus nos fazendo sofrer para nos testar.

Foto de João S.
João Bosco perguntou há 2 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
4 respostas
1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Joaquim D.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Melhor resposta
Essa foi a melhor resposta, escolhida pelo autor da dúvida

Olá João, 

Parte da resposta já está na sua pergunta. Ao citar Jó, você deixou claro que há situações adversas na vida, Deus não é seu causador, mas pode permitir que aconteçam com fins didáticos.  Jesus afirmou que no mundo passaríamos por aflições. Podemos compreender, portanto, que há situações comuns. Há tribulações que existem apenas pelo fato de sermos seres humanos, enfermidades, acidentes, tragédias, entre outras coisas. Há situações que são fruto do nosso pecado. Há os ataques de satanás contra nós (Jó é um exemplo). Além disso, há um mundo que "jaz no maligno" que se volta contra todo aquele que confessa Jesus como salvador e Senhor. 

Em 2 Tm 3.12, Paulo afirmou que todos os que querem viver uma vida piedosa diante de Deus, serão perseguidos. Desta forma, temos muitas causas para nossos problemas. Não creio, como você, que sejam determinadas por Deus, mas creio que sejam aproveitadas para que nossa fé seja aperfeiçoada. 

Por exemplo, o contexto histórico de 1 Pedro, remonta à uma forte perseguição à igreja, em que muitos cristãos foram queimados vivos, pendurados em postes nas ruas, para servir de iluminação pública, simplesmente por terem sido fiéis a Cristo.

Na Carta aos Hebreus 11 temos a chamada galeria dos heróis na fé. Depois de citar os grandes nomes da Bíblia e seus feitos maravilhosos, somos informados, à partir do verso 35, que haviam muitos que não tiveram os mesmos livramentos miraculosos. Houve quem morreu ao fio da espada, houve quem não teve onde morar, quem tenha sido serrado pelo meio, e assim por diante, mais no final o autor afirma que estes eram homens dos quais o mundo não era digno, que alcançaram bom testemunho pela fé, mas não alcançaram a promessa, ou seja, o tempo de Cristo, que ele diz ter sido algo melhor preparado por Deus a nosso respeito.

Em Atos 12, Pedro é preso e livrado por um anjo; mas o apóstolo Tiago é morto pela espada. A oposição à igreja sempre existiu e sempre existirá. Tudo isso, servirá para que fortaleçamos nossa fé e creio, nos lembraremos de textos como Salmos 23.4  "ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo, tua vara e teu cajado me consolam".  Cristo prometeu estar conosco, aliás, este é um de seus nomes - Emanuel = Deus conosco!

Em resumo, penso como você, Deus não é a origem, mas permite que provações nos venham, e com isso, nos ajuda a exercitar a fé. Deus te abençoe, espero ter ajudado.

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Diego N.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Olá, boa tarde! Sim, em algumas vezes Deus permite sermos testados sim. A questão é: o que é o querer de Deus, e o que é a sua permissão. Em Jó nao era o querer de Deus, mas, foi por sua permissão. Em Saul atormentado por um espírito maligno é a mesma condição. Paulo ser esbofeteado por uma pessoa possessa é a mesma condição. Jesus foi levado ao deserto para ser testado. Na carta de 1Pe, todos os 5 capítulos vai nos ensinar que somos como ouro sendo provado pelo fogo, ou seja, o ouro é a nossa vida, as provações é o fogo. Paulo vai dizer em Atos dos apóstolos que por muitas tribulações nos importa entrar no reino dos céus. Jesus disse que no mundo teríamos muitas tribulações. Na página de artigos, liberei mais de 20 assuntos, entre eles explico porque Saul foi atormentado por um espírito maligno. Qualquer coisa nos chame aí pelo Whatsapp. Deus abençoe.
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Francisco C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos

Olá João, tudo bem? A questão é que todas as pessoas vão passar por momentos difíceis, isto é, professando a fé em Deus ou não. Sendo assim, temos que analisar a questão sobre o livro de Jó, esse livro não pode ser interpretado fora de seu contexto, pois o mesmo é um livro histórico e seus acontecimentos registram fatos para aquela determinada época, ou seja, somente para aquele fato específico. A questão da provação a Bíblia diz: que ela vem para que pudéssemos ser aperfeiçoados como pessoas e isso manifestará em nós a obra da paciência (Tg 1.3-4), em Romanos cap.5 apartir do versículo 3, Paulo expõe que a provação (tribulação) gera paciência, e a paciência a experiência e a experiência a esperança. Isso quer dizer que quando Deus permitir chegar o momento difícil, é preciso ter confiança em Deus e saber esperar que o melhor Ele irá fazer (Só 37.5b).

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Roberto N.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 meses

Antes de mais nada precisamos compreender que tipo de sofrimento é esse que estamos passando!

. Existe o sofrimento que é causado por conta das nossas escolhas ruins ou como consequencia dos nossos pecados.

Nesse caso Deus não é o agente causador dos nossos sofrimentos e sim nós mesmos, já que estamos colhendo o fruto das nossas ações.

. Mas também existe o sofrimento que sim é gerado pelo próprio Deus, não porque Ele quer nos ver sofrer, mas porque Ele sabe,

o que nos tornaremos após passar por essas provações, o apostolo Paulo nos convida a nos alegrarmos nos nossos sofrimentos:

³ E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência,

e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado

em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Rm: 5.3-5) Sem as provações, sem esses sofrimentos, não tem como a paciência,

a experiência e a esperança serem geradas! 

Mas creio que o principal ponto para a sua pergunta está em Hb:5.8: Embora fosse o Filho de Deus, ele aprendeu, por meio dos seus sofrimentos, ser obediente. 

Não foi o diabo que fez Jesus sofrer, o sofrimento de Jesus na sua morte não foi por causa dos pregos, por causa das feridas simplesmente, 

mas porque naquele momento toda a ira de Deus estava caindo sobre Jesus por causa dos nossos pecados e ainda assim, Ele foi obediente até a morte!

Quando Deus nos prova, Ele não está interessado em nos fazer sofrer, como se Ele tivesse prazer nisso, mas Ele está gerando em nós filhos obedientes, a imagem de Cristo, o seu primogênito!

 

 

 

Está precisando de Aulas Particulares?

Aqui no Profes você encontra os melhores professores particulares, presenciais ou online, para aulas de qualquer assunto!

Professores particulares de Teologia

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 40 / h
Joaquim D.
Nova Friburgo / RJ
Joaquim D.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Teologia - Bíblia Teologia Sistemática Aconselhamento Bíblico na Teologia
Graduação: Bacharel em Teologia (Faculdade Teológica Batista de Itaperuna)
Professor de sistemática há mais de 20 anos em vários seminários. Experiência pastoral há 26 anos.