Por: Antonio R. 03 de Fevereiro de 2020
O Conhecimento Polissinodal
Saiva como isto obriga o professor a se reinventar em pleno século 21
Pedagogia Aulas de reforço Dificuldades Acompanhamento Acompanhamento Pedagógico Reforço escolar Aprendizado Projetos Em Sala De Aula Acompanhamento de dificuldades em aprendizagens Projetos Adultos Ensino Fundamental I Aprimoramento Pedagógico Apoio Pedagógico Psicopedagogia Educação Continuada Professor Dificuldade de Aprendizagem DidáticaEncontre um professor e combine aulas particulares Presenciais ou Online
LLL - Lifelong Learning
Já não existe mais um conhecimento fixo.
O mundo em constante mudança propõe o fim das referências fixas e, portanto, uma demanda para a atualização contínua.
O conhecimento da idade média em diante era considerado conhecimento fixo. Eu deveria de "saber" para poder transmitir.
Perdeu-se a ideia da pesquisa numa biblioteca. Perdeu-se sentido na transmissão do conhecimento... o que mudou foi: onde eu busco conhecimento? como eu busco? qual é a velocidade? como eu acesso? como eu valido?
Tudo aquilo que eu aprendi está sendo transformado!
Antes existia uma gerontocracia, o poder dos mais velhores, hoje existe a efebocracia, o poder dos mais jovens.
Houve mudança no modelo de conhecimento, na maneira do recebimento do mesmo. Agora entende-se o conhecimento através de outra conceitualização.
O conhecimento estrutural, inicial, ainda é dominantemente universitário.
Antigamente.... se alguém ouvia a expressão: manda um torpedo... iriam se assustar hoje, a entendemos como um meio de comunicação rápida.
o Conhecimento está capilarizado (diluido, distribuido) em muitos centros e não somente em um lugar. Então o conhecimento requer agora uma estratégia no pensamento... Não existe mais essa ideia de que a nossa escola ou empresa é a melhor porque foi melhor durante 50 anos porque hoje, no agora, pode não ser mais. Não adianta eu continuar pensando no passado.
- CPF verificado
- E-mail verificado