Quarteto do ENEM
em 25 de Março de 2022
Como driblar a ansiedade no ENEM?
A ansiedade é um ponto negativo quando precisamos escrever um texto inteligente, ou seja, que faça a diferença na minha nota. Para tal, reforça-se que a redação no ENEM faz toda a diferença na nota final, pois ela é uma prova única e vale mil pontos. Então, é imprescindível que um texto bem estruturado e coerente seja produzido.
Dessa forma, o candidato precisa compreender a proposta de redação e pensar na sua organização textual. Para tanto, a construção de um banco de ideias é a forma certa para driblar a ansiedade. À medida que as ideias “fortes’ são selecionados e pensados em conformidade com as cindo competências de avaliação da redação do ENEM, o olhar do candidato vai estar focado em direcionar a escritura redacional ao que foi pensado inicialmente.
Assim sendo, o ‘famoso branco’ não vai acontecer, pois você já tem decidido o que será defendido no texto, os argumentos que afirmarão a tese e as ideias acessórias, as quais colaborarão para o desenvolvimento dos argumentos. Assim sendo, a redação seguirá a linha de pensamento pontuada no Banco de Ideias, que deve conter de 8 a 10 pontos importantes e pensados nas áreas do conhecimento, direitos humanos e pluralidade, isto é, diversidade.