Graduação em Belas Artes, pela Escola de Belas Artes da UFMG.
- Graduação em Computação, pela FUMEC.
- Pos-Graduação em Gestão de Segurança da Informação, pelo Instituto de Computação da UnB.
- Doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da UFMG.
- Pós-Doutorado em Letras, pela Faculdade de Letras da UFMG.
- Empregado público do Serpro - Serviço Federal de Processamento de dados.
- Professor de Programação em PHP no UniBH.
- Professor de Programação de Jogos Digitais no UniBH.
- Desenvolvimento de projetos educacionais para a modalidade EAD no Serpro, para o governo fe…
Graduação em Belas Artes, pela Escola de Belas Artes da UFMG.
- Graduação em Computação, pela FUMEC.
- Pos-Graduação em Gestão de Segurança da Informação, pelo Instituto de Computação da UnB.
- Doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da UFMG.
- Pós-Doutorado em Letras, pela Faculdade de Letras da UFMG.
- Empregado público do Serpro - Serviço Federal de Processamento de dados.
- Professor de Programação em PHP no UniBH.
- Professor de Programação de Jogos Digitais no UniBH.
- Desenvolvimento de projetos educacionais para a modalidade EAD no Serpro, para o governo federal.
- Criação de conteúdos para cursos na modalidade EAD, para linguagens de programação e outros temas de tecnologia.
Tenho longa experiência de ensino. Fui, por cerca de 20 anos, professor de lógica de programação, programação de computadores (linguagens C, PHP), bancos de dados, programação de jogos digitais, programação para web (HTML, CSS, PHP) e metodologia de pesquisa.
Atualmente sou empregado público do governo federal, no Serpro, onde desenvolvo projetos educacionais para EAD.
Meu método de ensino é baseado em minha longa experiência em sala de aula, como professor universitário. Minhas orientações começam por uma entrevista inicial com o aluno, para que eu possa entender a sua necessidade. Durante a realização desta entrevista, estabelecemos um roteiro de atendimento e estudos, de modo a propor uma abordagem de ensino adaptada para cada aluno. Também efetuo uma avaliação do tempo que o aluno dispõe para aprender o conteúdo. Desta forma, posso informar ao aluno se o tempo disponível é suficiente para que ele aprenda o conteúdo ou realize uma tarefa. Com estas informações, executo um planejamento das aulas.
Como material de estudo, eu tenho a preferência por sempre adotar livros existentes no mercado, pois assim os alunos podem se posicionar em relação ao que está em uso por outros profissionais. Também ébpossibel adotar materiais encontrados na Internet, que oferecetambém desenvolvo materiais próprios, pois nem sempre existem publicações relativas aos conteúdos solicitados pelos alunos.
Em minha primeira aula eu faço uma apresentação de todo o conteúdo, de modo que eu possa discutir com o aluno os tópicos que realmente interessam a ele. Feito isso, estabelecemos o cronograma de aulas e iniciamos o curso.
+ Ler mais