
Aprenda a utilizar a fórmula ÍNDICE & CORRESP

em 18 de Abril de 2018
Bom Dia, Turma!
Tenho certeza que muitos já se depararam com certas situações no Excel e se perguntaram será que é possível fazer isso? E eu digo, que sim!!! Este artigo/tutorial, têm como objetivo lhe mostrar facilidades no Excel para tornar a sua rotina mais ágil, dinâmica e criativa, já que muitas Planilhas Inteligentes advém de uma ideia.
Certamente muitos já devem ter se deparado com a necessidade de "pular linhas" em uma célula e ajustaram a largura da coluna para um trecho se auto-adaptar na "linha de baixo". Estou certo?rsrs
Primeiramente você deverá configurar a sua célula ou intervalo de células em "Quebra de texto Automática":
Passos para selecionar "Quebra de texto Automática":
a) Selecione uma célula ou intervalo de células
b) Clique com o botão direito do Mouse na seleção e escolha a opção "Formatar Células"
c) Selecione a guia Alinhamento e marque a caixa "Quebra de texto Automática"
Agora escreva algo em sua célula, aperte Alt + Enter e digite na sequência na "linha de baixo" na mesma célula.
Provavelmente muitos relatórios de resultados se tornam visualmente massantes ou poluídos devido a números muito grandes, sendo assim uma solução é dividirmos por múltiplos convenientes, como por exemplo 1.000.
Para você configurar a sua célula para múltiplos de 1.000 teremos que seguir os seguintes passos:
a) Selecione uma célula ou intervalo de células
b) Clique com o botão direito do Mouse na seleção e escolha a opção "Formatar Células"
c) Selecione a guia Número e vá em Personalizado
d) Selecione por exemplo, #.##0
e) Logo abaixo de Título, insira ao campo #.##0 um ponto no final (#.##0.) - sem parenteses
Agora vá em sua célula digite 1.000 ou 10.000, perceba que o valor foi dividido por 1.000.
Obs.: A cada ponto inserido em um número na categoria personalizado corresponde a uma divisão por 1.000, ou seja, se eu colocasse dois pontos teria uma divisão por 1 milhão.
Acredito que alguns já se depararam com a necessidade de digitar um número e aparecer por exemplo, "10 dias" ou "104 clientes" e ainda com a possibilidade de utilizar estes valores em cálculos.
Para você configurar a sua célula para atender a tais necessidades teremos que seguir os seguintes passos:
a) Selecione uma célula ou intervalo de células
b) Clique com o botão direito do Mouse na seleção e escolha a opção "Formatar Células"
c) Selecione a guia Número e vá em Personalizado
d) Selecione por exemplo, 0
e) Logo abaixo de Título, insira ao campo 0 a palavra dias ou clientes entre aspas (0 "dias") - sem parenteses
Agora vá em uma célula e digite somente um número; perceba que o valor esta acompanhado do nome que foi configurado entre aspas.
Em muitas situações de padronização ou checklist, vistamos com um "OK" ou "x" repetidas vezes, se tornando uma atividade exaustivo e até mesmo em alguns casos prejudicial; mas lhe digo que só basta selecionar as células de interesse e colocar o tipo de visto uma única vez.
Para você obter tal resultado siga os seguintes passos:
a) Segure a tecla Ctrl
b) Selecione com o Mouse as células de interesse
c) Solte o Clrl
d) Digite "OK" ou "x"
e) Pressione Cltr + Enter
Perceba que todas as células que você selecionou alteraram de acordo com o texto que você redigiu no final.
Obs.: Este recurso é valido também para formulas, caso você queira replicar para todas as células selecionadas.
Esta dica com certeza é uma "mão na roda" em planilhas que possuem muitas abas e seguem um mesmo padrão.
Para você obter tal resultado siga os seguintes passos:
a) Clique com o botão direito do Mouse em uma aba qualquer
b) Selecione a opção "Selecionar todas as Planilhas"
c) Escreva, por exemplo na célula A1, Profes
d) Clique com o botão direito do Mouse em uma aba qualquer novamente
e) Selecione a opção "Desagrupar Planilhas" para voltar ao normal
Repare que em todas as abas nas células A1 temos o testo Profes.
Obs.: Após o procedimento de "Selecionar todas as Planilhas" não se esqueça de "Desagrupar Planilhas".
Em "Formatar Células" na guia Número e personalizado altere alguns padrões para atender as suas necessidades tais como, quantidades de zeros após a virgula, cor da fonte e data.
Um grande abraço a todos,
Carlos Roberto Roa