Planilhas Inteligentes (Cálculo do IMC) - Edição Saúde
Por: Carlos R.
16 de Abril de 2014

Planilhas Inteligentes (Cálculo do IMC) - Edição Saúde

Informática Geral Especialista Formatação Computador Problemas Adultos

Bom Dia, Turma!

 

1. Bate Papo Rápido

A rotina da população, em geral, é movida em um ritmo acelerado, em que a grande maioria acorda cedo e dorme tarde e, no decorrer do dia, para suprir a demanda de trabalhos, tarefas e atividades, acaba se descuidando da saúde, seja com muitas horas sentado em frente ao computador com um pacote de bolacha do lado ou comendo um "dogão" na tia da esquina... Não digo que é um pecado isso, até porque em muitas situações nos encontramos em um "mundarel" de problemas em que rapidez se torna a palavra-chave, mas fazer disso uma rotina fará nosso corpo sentir o efeito cumulativo e, ao longo dos dias, meses e anos, perceberemos a letargia de nossos corpos (profundamente)!!rsrs... Com certeza muitos devem sentir sono, cansaço e indisposição para estudar e trabalhar. É triste escutar isso mas, a culpa é sua! Eu mesmo escutei isso e, com certeza, a melhor forma para contornar essa situação é criando hábitos que deverão perdurar ao longo de nossas vidas, como nos alimentar corretamente e em períodos bem definidos (café da manhã, almoço e jantar), evitar exageros e, sempre que possível, encontrar brechas para lanches saudáveis, pois só assim evitaremos excessos no almoço e no jantar (seguir a famosa regra de 3 em 3 horas).

Procurar caminhar e praticar exercícios durante a semana é indispensável, especialistas dizem que uma pessoa saudável deve, no mínimo, caminhar 30 minutos por dia, então, não têm como fugir, ou melhor, se fugir correndo vale a pena!!rsrs

Inúmeros professores recomendam uma lista de deveres e afazeres para a saúde dos estudantes, realmente todos os conselhos são eficazes e funcionam, como: uma boa noite de sono, uma alimentação leve e saudável e não estudar na véspera... No entanto, a maioria dos alunos acaba estudando na véspera da prova; por outro lado, não adianta dormir e se alimentar bem somente um dia antes da prova, o grande segredo é fazer isso com muita antecedência, fazer disso uma verdadeira rotina mesmo.

Pois bem, vamos à nossa ferramenta "saudável" no Excel! Sabemos que o IMC (Índice de Massa Corpórea) é um indicador de saúde, já que podemos visualizar, de uma forma geral, se estamos acima ou abaixo do peso, lembrando que para termos uma avaliação mais refinada são necessários mais parâmetros como estrutura óssea e massa muscular, além de uma avaliação de um médico especialista, claro.

 

2. Direto ao Assunto

Importante: Para copiar as tabelas de forma efetiva, pressione o Crtl e selecione os campos de interesse, delimitados entre os rólutos númericos das linhas e alfabéticos das colunas.

Calculadora de IMC

A B
Altura (m): 1,72
Peso (kg): 88
IMC: =(C10/(C9^2))
4   Resultado: =SE(C11<18,5;"Abaixo do peso";SE(E(C11>=18,5;C3<=25);"Peso Normal";SE(E(C11>=25;C11<=30);"Acima do peso";SE(C11>30;"Obeso"))))
Condição IMC para Adultos
Abaixo do peso <18,5
Peso normal 18,5<p< 25,0
Acima do peso 25,0<p<30,0
Obeso >30,0

Para deixarmos a nossa ferramenta mais refinada, vamos usar a "Formatação Condicional" para colorir com vermelho a "condição" do Resultado.

No Excel, selecione o Intervalo ($A$6:$A$9) ⇒ vá até a aba Página Inicial   Formatação Condicional   Nova Regra   Formatar apenas células que contenham selecione "é igual a" =$B$4   Abaixo clique em Formatar   Vá em Preenchimento e escolha a cor Vermelha   "Clique "OK" para finalizar a tela   Pronto!

Obs.: No Excel 2003 a Formatação Condicional se encontra em Ferramentas, é importante ressaltar que nesta versão é suportada somente 3 formatações condicionais por célula.

Você terá a célula da Condição (Abaixo do peso, Peso Normal, Acima do peso ou Obeso) colorida de acordo com o resultado.

 

Um grande abraço a todos,

Carlos Roberto Roa

R$ 70 / h
Carlos R.
São Paulo / SP
Carlos R.
5,0 (1 avaliação)
Horas de aulas particulares ministradas 12 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
MBA: Data Science - Big Data Analytics (FIA-USP)
Graduado em engenharia e pós-graduado em big data, atuo com inteligência de mercado, buscando ajudar pessoas. Sou criador do site acadêmicos do excel.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil