Planilhas Inteligentes (Função ARRUMAR)

Informática Geral Problemas
Planilhas Inteligentes (Função ARRUMAR)
Carlos Roa
em 16 de Abril de 2014

Bom dia, Turma!

Acredito que o poder e a utilidade desta função pode ser exemplificada em um Case corporativo, é muito comum identificarmos funções no Excel e nos perguntarmos, mas para que serve isso?

A função ARRUMAR é um clássico, mas você deve estar se perguntando, é uma função que arruma algo que foi digitado?

Não confunda a função ARRUMAR com correção ortográfica, se essa função fizesse isso acredito que seria um gênio com problemas de audição, você pediria uma bola e ele te daria uma cola!rsrs

Agora iremos esclarecer os conceitos desta função.

  ARRUMAR(texto)

Basicamente ela tira caracteres vazios em lugares indesejados. No exemplo a seguir, vamos considerar que "_" é um caractere vazio, ou seja, um espaço com a barra de espaço.

Exemplo:

A1: ____Adoro_____Planilhas____________de_______Excel

A2: _Profes______

Com a função ARRUMAR ficara assim:

=ARRUMA(A1):Adoro_Planilhas_de_Excel

=ARRUMAR(A2):Profes

 

Bom, vamos voltar ao Case, acredito que com o conceito você desvendará a necessidade no decorrer da história.

Em uma empresa, na qual existe uma planilha compartilhada, e muitas pessoas a alimentando, percebeu-se que durante o processo de consolidação dos dados existiam espaços indesejados nas células, talvez não tão exagerados como no exemplo acima, mas é normal darmos mais de um espaço entre as palavras, no começo ou final, seja por uma distração ou, até mesmo, cansaço, quem nunca escreveu uma mesma palavra mais de uma vez na sequência?rsrs 

Agora, imagine uma base de dados gigantesca e que necessite de uma padronização para aplicarmos a função PROCV ou PROCH - não irei, neste artigo, entrar em detalhes quanto às funções PROCV e PROCH, mas ambas são de busca, como o próprio nome diz, PROCV (Procura na Vertical) e PROCH (Procura na Horizontal). Para o Excel buscar uma palavra com estas funções, devem estar alinhados os números de caracteres de uma célula, caso contrário, será retornado um erro #N/D.

Em fim, a função ARRUMAR é uma "mão na roda" quando nos deparamos com situações deste tipo, além de muitas outras, como análises estatísticas com bases de dados alimentadas manualmente ou extraídas de um sistema sem o devido rigor.

 

Um grande abraço a todos,

Carlos Roberto Roa

São Paulo / SP
Curso Livre: Microsoft Excel Avançado (Acadêmicos do Excel)
Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) atuo com Inteligência de Mercado e administro o site Acadêmicos do Excel, ambiente com um vasto conteúdo de ensino sobre Excel. Já ministrei aulas particulares e suporte em cursinho pré vestibular em Matemática e Física. Sou uma pessoa comunicativa, paciente e apaixonada por exatas e tecnologia. No momento estou me especializando em tecnologias de Big Data. Estou a disposição para maiores informações!
Excel para Vestibular, Excel Profissional, Análise de Dados em Excel, Matemática para Ensino Fundamental, Física para Ensino Fundamental, Física para Ensino Médio, Física para ENEM
Oferece aulas presenciais
R$ 70 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil