O que qualquer banca examinadora espera em minha redação?
Por: Christhyane D.
20 de Julho de 2015

O que qualquer banca examinadora espera em minha redação?

Português Concursos Tudo ENEM Redaçoes Curso Sujeito Pré-Vestibular Escrita Redação

     Chegou a hora de colocar, em um papel em branco, todo o estudo feito. Vale lembrar que antes de qualquer palavra escrita, a primeira coisa é: ACALMAR. Isso mesmo... respire fundo. Você não vai conseguir lembrar de boas citações e nem de bons argumentos se estiver apreensivo.

     Caneta na mão... o que a banca examinadora quer ler em meus parágrafos? Com certeza, do outro lado, há pessoas que estudaram e se aperfeiçoaram para ter o mérito necessário para lhe pontuar, portanto não tenha medo de ser injustiçado. Essas pessoas bem equipadas teoricamente, as quais componhem a banca examinadora, esperam:

 

  1. *objetividade,

  2. *escrita formal (exceto alguns casos),

  3. *bons argumentos,

  4. *boas citações,

  5. *adequação ao tema,

  6. *intertextos,

  7. *solução do problema citado (no caso do enem),

  8. *pluralidade de "vozes",

  9. *clareza de ideias,

  10. *dominação temática

 

      Lembre-se que isso tudo deve ser redigido em tempo limitado, proposto e determinado pela banca. Além de que alguns desses pontos são menos ou mais cobrados, dependendo de qual banca você está sujeito. Portanto, é de extrema importância que conheça a sua banca examinadora, para que não erre e perca pontos pela simples preferência teórica diferente daquela que você está familiarizado.

     Em poucas palavras, os examinadores querem encontrar capacidade em expor ideias, de forma clara e objetiva, e uma defesa forte desse ponto de vista, ao longo do texto! Essa defesa deve ser feita com argumentos convencentes, fundamentados com citações e intertextos.

     Sabemos que não é nada fácil dominar a ansiedade, escrever bons argumentos e não esquecer de nenhuma regra ortográfica, por isso há pessoas que estão aptas para ajudar a trilhar esse caminho: professores, como eu.

     Já estive do outro lado, já fui estudante e vestibulanda, lembro-me bem das noites em claro e do medo que sempre sentia em uma prova. Medo de colocar tudo a perder, de repetir cursinhos e desapontar aqueles que acreditavam no meu sucesso. Por isso, hoje que já obtive meu sucesso no vestibular, ajudo pessoas que trilham o que passei. Minhas aulas on-line são dinâmicas, seguindo um roteiro teórico para isso. No entanto, somente com aulas, não se faz um aluno nota 10 em redação, é preciso que esse escreva redações, frequentemente. Portanto, para que meu curso de redação faça um efeito total, corrijo redações on-line juntamente com o aluno, mostrando-lhe o que melhorar na próxima escrita.

      Estarei sempre ao dispor daqueles que passam pela aflição de vestibulares e concursos! Bom estudo a todos! contato para aulas on-line (cristhyane_diniz@hotmail.com)

Att.,

estudante de medicina, professora e antiga vestibulanda

 

 

R$ 180 / h
Christhyane D.
Araguari / MG
Christhyane D.
1,0 (1 avaliação)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Médica, produção de conteúdo médico voltado a acessibilidade e ao esclarecimento de temas de saúde
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil