Ser líder, atualmente, não é uma função fácil, pois, com a eclosão das tecnologias da comunicação, as pessoas, felizmente, obtiveram voz e indagam as suas opiniões sobre variados temas. Tal senso crítico proliferou no ambiente corporativo e, assim, exige que o líder saiba se expressar na forma que os colaboradores não se sintam ofendidos e oprimidos.
Uma das formas de contornar futuros transtornos em relação às práticas comunicativas e que perpetue uma relação harmoniosa, entre líder e colaborador, é o uso da figura de linguagem – eufemismo.
Segundo o crítico literário Massaud Moisés (2013, p. 180) – fincado aos estudos de Nyrop-, salienta que “[...] designa o conjunto de meios linguísticos por meio dos quais mascaramos uma ideia desagradável, odiosa ou triste [...] é, pois, um abrandamento, graças ao qual evitamos o nome próprio nos casos em que o seu emprego poderia chocar por uma razão qualquer”. Cereja e Magalhães (2013, p.106), numa visão didática, relata que tal figura de linguagem “consiste no emprego de uma palavra ou expressão no lugar de outra palavra ou expressão considerada desagradável e chocante”. Estes autores trazem o seguinte exemplo para demostrar o uso prático do eufemismo:
Alma minha gentil que te partiste
Tão cedo desta vida [...]
Nesses versos de Camões, é verificado que o poeta português empregou o verbo “partir”, ao invés de “morrer”.
Voltando ao ambiente corporativo, listamos dez eufemismos que deve ser usado pelos líderes:
1 – “A sua compreensão está equivocada. ”
Ao invés de “ Você está errado. ”
2 – “Houve uma falha de comunicação sobre o que expliquei. ”
Ao invés de “Não entendeu nada o que eu disse. ”
3 – “A forma que executa o seu trabalho, não condiz com a política da empresa. “
Ao invés de “Você não faz nada correto. ”
4 – “Percebi que você anda desmotivado. O que posso te ajudar? “
Ao invés de: “Você está preguiçoso, não faz o que exigo. ”
5 – “Tenha mais foco na execução da sua função, para que a empresa esmere bons resultados. ”
Ao invés de: “Converse menos e faça o que a empresa te paga. ”
6 – “Ultimamente, percebi a sua ausência na empresa. Houve algum problema que possamos te ajudar? “
Ao invés de “Você anda faltando bastante. “
7 – “Seu relatório foi contestado pelo cliente. Preciso que o revise, para celebrarmos um bom convívio com o mesmo. “
Aon invés de: “O cliente não gostou do seu relatório. Refaça agora! “
8 – “Infelizmente, não compreendi a mensagem do e-mail que me enviou. Pode me explicar sobre a temática do mesmo? “
Ao invés de. “Seu texto está mal escrito. Não compreendi nada. “
9 – “Algumas atitudes suas, ultimamente, não condiz com a filosofia da empresa, assim, necessitamos em lhe advertir. “
Ao invés de: “Você será punido por fazer coisas erradas aqui na empresa. “
10 – “Agradecemos pelo seu esforço conosco, mas, infelizmente, você foi desligado do quadro de colaboradores. “
Ao invés de “Você foi demitido. “