A cultura italiana no Brasil
Por: Fernanda R.
24 de Janeiro de 2020

A cultura italiana no Brasil

A Itália, no Brasil, não se restringe apenas à gastronomia

Italiano Cultura Básico Escrita Leitura

Pizza, cappuccino, espaguete...

Pensando que a cultura italiana inserida no Brasil se resume apenas na sua maravilhosa e light gastronomia? Pois é car@ alun@ de língua italiana você pensou exatamente errado. Em português, nos despedimos de nossos parentes, amigos (ou mesmo dos inimigos) com um saudoso TCHAU (ou xau, se preferir), mas CIAO em italiano (o equivalente a esse TCHAU ou XAU em português) é uma saudação utilizada em italiano tanto para dar OI como nos despedir, de maneira informal. Não vá para a Itália pensando que aquele/a professor/a é um amigo/a seu/sua... um professor (seja ele, lui, ou ela, lei) deve ser tratado/a de maneira formal: Lei com "L" maiúscula, diferente do lei com "l" minúscula, como brevemente explicado entre parenteses.

Se você é da cidade de São Paulo deve ter ouvido falar de bairros como o Bixiga ou o Brás cuja origem é italiana, o primeiro famoso pelas anuais Festas da Nossa Senhora Achiropita ("quella che pinta a se stessa", ou seja, a santa que pinta a si mesma, como diz a lenda da santa), de acordo com o wikipedia: "Conta-se que um grande artista começara a pintar a imagem de Maria durante o dia, mas, à noite, a imagem desaparecia. Assim, foi colocado um vigia para observar a pintura, caso algum intruso estivesse obstruindo o trabalho do pintor. Certa noite, uma bela mulher com uma criança em seu colo teria insistido e conseguido permissão para entrar no santuário e rezar, pois não se pensou que ela pudesse fazer algo de errado. Como a mulher passasse muitos minutos dentro do santuário sem sair, o vigia foi ao seu encontro e, quando entrou, ficou surpreso ao descobrir a imagem da mulher e do menino estampada no lugar da pintura que sumira. Assim, impressionado, saiu gritando pelas ruas: “Nossa Senhora Achiropita!, Nossa Senhora Achiropita!”. Os imigrantes italianos trouxeram para o Brasil essa devoção mariana, a qual também se cultua como protetora e mãe dos cristãos".

Mas não é apenas a cidade de São Paulo que, com seus bairros, festas e seu dialeto que retoma o modo de falar da personagem Boça do programa Hermes e Renato que passava na MTV quando este canal era aberto (lá pelos anos 2000) possue raízes italianas. Encontra-se resquícios italianos em outros estados brasileiros como o Espírito Santo e a festa da polenta, também anuais, no sul do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), mas também no Espírito Santo e em Minas Gerais fala-se o dialeto vêneto (dialeto que era falado ao norte da Itália) originou o TALIAN, um idioma proibido a ser usado no período de Getúlio Vargas por motivo de Segunda Guerra Mundial (assim como o alemão e o japonês foram também proibidos) hoje é uma língua reconhecida como língua oficial e tem o seu dicionário próprio, além de um site e uma estação de rádio para que esse dialeto não morra assim como ocorrera na Itália no século XIX. 

 

R$ 45 / h
Fernanda R.
São Paulo / SP
Fernanda R.
4,0 (1 avaliação)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Italiano para Adolescentes Cultura Italiana Italiano - Fala
Graduação: Licenciatura em Letras (Universidade de São Paulo (USP))
Olá alun@ tudo bem? Gostaria de agendar uma aula experimental?
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil