REPRODUÇÃO EM TESTES DE PROGÊNIES DE ESPÉCIE NATIVA
Por: Francieli C.
28 de Outubro de 2022

REPRODUÇÃO EM TESTES DE PROGÊNIES DE ESPÉCIE NATIVA

Myracrodruon urundeuva (Aroeira)

Biologia Genética Fisiologia Botânica Ecologia Vestibular ENEM Ensino Médio

Myracrodruon urundeuva All. é uma espécie dioica, portanto sua reprodução ocorre através da fecundação cruzada. O objetivo do trabalho foi quantificar a proporção sexual e o tamanho efetivo de testes de progênies de M. urundeuva. Os testes de progênies foram instalados na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE/UNESP), localizados em Selvíria-MS. Os testes utilizados neste estudo foram: teste de progênies multi-espécies (TPMUE); um teste procedente de duas populações, um de Paulo de Faria (TP-PF) e outro de Serra Negra do Norte-RN/Seridó (TP-RN); e o teste de progênies em diferentes espaçamentos (TP-DES). Entre julho a setembro de 2019 e 2020, foram avaliados a sexagem por meio do florescimento: número de machos (Nm), número fêmeas (Nf), monoico (Mo) e sem florescimento (Sf). As análises estatísticas foram realizadas com base no teste do quiquadrado (χ2), partindo-se da hipótese de que a frequência esperada era de 1:1. O tamanho efetivo (Ne) foi esperado em 120 (30 árvores de polinização livre x 4 Ne arv.-1), assumindo-se 1:1, portanto o Ne no TP-MUE que em 2019 representou 20% do esperado, e em 2020 foi de 42% do esperado. Para TP-PF a razão sexual foi de 0,5; resultando em uma proporção de 1:1nos dois anos consecutivos. Para o TP-POP-RN a razão foi de 0,54 e 0,51 com uma proporção sexual de 1:1,2e 1:1,1nos anos de 2019 e 2020. O tamanho efetivo (Ne) foi 280 e 471 para TP-PF nos dois eventos consecutivos, no TP-RN foi de 159 e 287. No TP-DES, a razão sexual encontrada foi, nos dois anos 0,41, o que representa uma
proporção de 1
:0,7. O tamanho efetivo foi igual a 60. São Informações fundamentais para o conhecimento da recombinação que pode ocorrer em um teste de progênies em função dos eventos reprodutivos, da base genética e da qualidade das sementes.

Referência

SAUL, Francieli Alves Caldeira ; PEREIRA, M. G. ; LIMA, K. B. ; SAUL, Regivan Antonio de ; Zulian, Daniele Fernanda ; PUPIN, Silvelise ; SILVESTRE, M. A. M. ; Cambuim, José ; FREITAS, M. L. M. ; MORAES, Mario Luiz Teixeira de . SISTEMA DE REPRODUÇÃO E TAMANHO EFETIVO EM TESTES DE PROGÊNIES DE Myracrodruon urundeuva F.F.& M.F. ALEMÃO. SISTEMA DE REPRODUÇÃO E TAMANHO EFETIVO EM TESTES DE PROGÊNIES DE Myracrodruon urundeuva F.F.& M.F. ALEMÃO. 1ed.Ponta Grossa PR: Atena, 2022, v. 1, p. 12-22.

R$ 75 / h
Francieli C.
Ilha Solteira / SP
Francieli C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Botânica Biologia para Ensino Fundamental Biologia para ENEM
Doutorado: AGRONOMIA (CONSERVAÇÃO GENÉTICA DE POPULAÇÕES) (UNESP)
Professora subistituta unesp. Conhecimento em diversas áreas da biologia. Venha aprender de verdade!"
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil