RGB e CMYK - Desvendando um pouco das cores
Por: Henrique A.
18 de Junho de 2014

RGB e CMYK - Desvendando um pouco das cores

Design

RGB é a sigla referente ao sistema de cores luminosas que utilizamos em telas, como em monitores e celulares, por exemplo.

RGBRed, Green, Blue (vermelho, verde e azul)

Utilizando estas cores com a intensidade luminosa dos pixels de uma tela conseguimos uma quantidade gigantesca de cores (mais de 16 milhões).

Existem algumas maneiras de representar estas cores através de letras e números. Por exemplo: RGB (255,255,0) ou hexadecimal (#ffff00). Em ambos os casos a cor representada é a cor amarela.

Se colocarmos o valor total de cada cor RGB (lembrando que estamos trabalhando com luz) obteremos a cor Branca (255,255,255), ou valor minimo, a cor preta (0,0,0).

 

CMYK é a sigla referente ao sistema de cores para impressão. (Cyano, Magento, Yellow(amarelo), K(blacK / preto)). Curiosidade: Se preto em inglês é Black, por que a letra é “K”? Por que já temos “B” em RGB, então para evitar confusões, adotou-se o “K” para a cor preta.

Neste caso, não utilizamos o padrão luminoso (por motivos óbvios, afinal, uma folha de papel não emite luz [ainda]). Então como formamos a cor branca, misturando todas as cores? Não, o branco será a parte do papel onde não haverá tinta, lembre-se que a folha é branca. A tinta preta encarrega-se de fazer as tonalidades das cores.

No CMYK, temos a representação escrita através de porcentagem. C - 63%, M – 49%, Y - 100%, K – 7% = Amarelo bem escuro.

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil