DISC - Analise de Perfil Comportamental
Por: Jaison R.
01 de Agosto de 2016

DISC - Analise de Perfil Comportamental

Administração Liderança Geral Técnico Profissional Pessoas Comportamental Ajuda Problemas Desenvolvimento de Liderança

Utilizado há mais de 38 anos e por mais de 53 milhões de pessoas, o DiSC® é uma ferramenta de avaliação comportamental que tem como finalidade aumentar a compreensão das pessoas em relação ao seu próprio comportamento e de outros.

Baseado nas investigações do professor William Moulton Marston, o modelo combina as quatro tendências básicas do comportamento, a saber:
DISC

APLICAÇÕES

SELEÇÃO Cada vez mais é preciso produzir mais com menos, e quase não há espaço para erros. Por isso, é preciso contratar as pessoas certas para o trabalho certo.
Com o DiSC®, é possível não apenas identificar o perfil de um candidato, mas também definir o que se espera dele em determinada posição e, ainda, elaborar estratégias para um gerenciamento eficiente de seus funcionários, reduzindo o turn over e potencializando os resultados.
COACHING / MENTORING Sabe-se que o autoconhecimento é fundamental para que sejam obtidos maiores níveis de sucesso. Através do DiSC®, é possível conhecer fortalezas, necessidades de desenvolvimento e, de maneira geral, ampliar nossa percepção acerca de nós mesmos, do que, por que e como fazemos.
DESENV. INDIVIDUAL Mais do que conhecer aos outros, a chave do sucesso reside no autoconhecimento. É fundamental que conheçamos aquilo de que gostamos e não gostamos, nossas fortalezas e necessidades de desenvolvimento, nossos desafios e limites. As informações fornecidas pelo DiSC® nos permite potencializar nossas forças, compensar e/ou desenvolver nossas possíveis limitações e, sobretudo, alcançar o máximo de nosso potencial.
DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA Líderes e gerentes precisam ser capazes de extrair o melhor desempenho possível de seus subordinados. Para tal, é preciso que consigam comunicar-se efetivamente com os mais diferentes tipos de pessoas e consigam extrair o máximo potencial da unicidade de cada um. O DiSC® nos ajuda neste importante desafio, oferecendo informações preciosas sobre nós mesmos e os outros e maneiras mais eficientes de comunicação e gerenciamento.
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Com o treinamento técnico adequado, uma boa equipe é capaz de qualquer coisa. Independentemente da especialidade, boas equipes articulam as forças de cada um de seus membros, comunicam-se eficazmente e compensam, em equipe, os limites de cada um. Aqui, o DiSC® ajuda na identificação destas forças, na criação de maneiras eficientes de comunicação entre os diferentes membros – e suas particularidades -, na redução de stress e na prevenção e resolução de conflitos interpessoais.
PREVENÇÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS Cada pessoa é única; e por isso, um mesmo fato pode significar ou ser percebido de maneiras diferentes por elas. No que diz respeito à comunicação, não é diferente. Cada pessoa pode entender uma frase, um tom de voz ou maneira de falar de forma particular. Quantas vezes já enfrentamos reações inesperadas ou problemas gerados, apesar da melhor das intenções? O DiSC® ajuda na elaboração de uma linguagem comum, eficiente e utilizável por e para qualquer pessoa. Além disso, o DiSC® nos ajuda a reconhecer as nossas fortalezas e qualidades – assim como das pessoas a nossa volta -, impedindo rotulações e julgamentos e aumentando assim, o respeito e a eficiência nas interações.
APRIMORAMENTO DE RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS Cada pessoa – em sua particularidade – tem fortalezas, possíveis limites e necessidades de desenvolvimento. Mais do que isso, cada pessoa possui uma visão particular do mundo, preferências e gostos. Identificar estas particularidades, criar empatia, desenvolver maneiras eficazes de comunicação, gerando relacionamentos respeitosos, eficientes e duradouros, são algumas das vantagens que o uso do DiSC® pode trazer.

 

Com base em um trabalho pioneiro realizado na Universidade de Harvard, o psicólogo Dr. William Moulton Marston desenvolveu uma avaliação comportamental a qual batizou de DiSC®. Considerada hoje como uma das mais confiáveis ferramentas de (assessment) avaliação de perfil comportamental disponíveis no mundo, já aplicada em mais de 53 milhões de pessoas em mais de 75 paises.

A teoria DiSC® afirma que existem quatro padrões básicos de comportamento previsíveis observados em seres humanos. Compreendê-los pode se traduzir em sucesso profissional, pessoal e o levar ao mais alto grau de satisfação nas relações pessoais.

A palavra DiSC® é um acrônimo para DOMINÂNCIA, INFLUÊNCIA, ESTABILIDADE e CAUTELA. A ciência comportamental por trás da avaliação DiSC® sustenta que todas as pessoas possuem essas quatro qualidades básicas de comportamento em diferentes graus, podendo variar em uma escala de 1 a 7.

Compreender onde você e outros estão no perfil DiSC® o leva ao entendimento de uma poderosa ferramenta de avaliação, de modo que possa personalizar suas interações sociais para preencher as lacunas entre os diferentes tipos de personalidade.

R$ 40 / h
Jaison R.
Blumenau / SC
Jaison R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Equipes de Alta Performance
Especialização: Professional Coaching Certification (SLA/ IAC)
Gerente de Ti mais de 10 anos de experiência, além de atuar como professor em diversos treinamentos
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil