Oralidade Vs Escrita
Por: Juliana F.
12 de Setembro de 2015

Oralidade Vs Escrita

Redação Escrita Modelo

Os critérios que determinam a norma (padrões de uso)de uma língua se estabelecem ao longo do tempo principalmente pela ação da escola e dos meios de comunicação. Esses dois instrumentos sociais levam os falantes de um idioma a aceitar como "certo" o modo de falar da camada da população que, em virtude de sua situação social privilegiada, tem maior prestígio na sociedade. Nesse sentido A escrita não é apenas a transcrição ou reprodução da fala, nao escrevemos como falamos e vice e versa. A escrita é uma representação da fala que possui regras ( segue a norma padrão) para sua realização ela interege com a fala e as duas se completam.

Fala 

Num processo histórico a fala antecede à escrita, está mais presente em nosso cotidiano e também dinamizada. Apresenta uma grande variedade de realização de uma mesma palavra em alguns momentos se apresenta mais proxima da formalidade dependendo do contexto em que se insere mas na maioria das ocasioes é informal. vejamos algumas de suas caracteristicas 

Utiliza linguagem coloquial:

  • É a versão oral da língua culta e, por ser mais livre e espontânea, tem um pouco mais de liberdade e está menos presa à rigidez das regras gramaticais. Entretanto, a margem de afastamento dessas regras é estreita e, embora exista, a permissividade com relação às "transgressões" é pequena.
  • É uma variante espontânea, utilizada, mas relações informais entre dois ou mais falantes. É a língua do cotidiano, sem muita preocupação com as normas.
  • O Falante, ao utilizá-la, comete deslizes gramaticais com frequência considerável.
  • Outra característica da língua coloquial é o uso de constantes de expressões populares, frases feitas, gírias etc.
  • Fazendo uma comparação entre a língua culta e a língua coloquial, é possível constatar que, em certos aspectos, as diferenças entre as duas são bastante evidentes, mas, em outros, os limites não são tão claros, ficando difícil, nesses casos, definir uma “fronteira” entre o que é culto e oi que é coloquial.

Escrita

Na escrita  geralemente é usada a linguagem culta por ser mais prestigiada e valorizada socialmente, pois se nao houvesse regras a escrita seria uma bagunça, outro aspecto é que a escrita é uma forma de registro entre gerações  e sociedade é a forma de registro de uma língua. Por isso deve ter um padrão e prestigio.

  • É o modelo culto utilizado na escrita, que segue rigidamente as regras gramaticais.
  • Essa linguagem é mais elaborada, tanto porque o falante tem mais tempo para se pronunciar de forma refletida como porque a escrita é supervalorizada na nossa cultura. 
  • É a história do "vale o que está escrito".
  • Uma das funções da escola é, através do ensino de língua portuguesa, oferecer a você condições de dominar a norma-padrão, a fim de que, nas circunstâncias sociais convenientes, seja falando, seja escrevendo, você possa utilizá-la adequadamente.

 

R$ 40 / h
Juliana F.
Santo André / SP
Juliana F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Redação e Gramática Redação e Literatura
Graduação: Letras Inglês (Universidade Estácio de Sá)
Vendo aulas de Redação
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil