
Metinhas para 2020

em 01 de Janeiro de 2020
Quantas vezes você já viu alguma propaganda de escola de idiomas te prometendo fluência? E tenho certeza que isso é o que você mais quer nas suas aulas, né não?
Porém, o que não te ensinam, é que entender um idioma, saber se expressar em diversos contextos, ler artigos, assistir videos com o mínimo de dificuldade ou até com o mesmo domínio que um nativo NÃO é fluência, e sim PROFICIÊNCIA.
Fluência é, simplesmente, você falar de forma natural, sem parar para pensar muito. A fluência se desenvolve durante as aulas, de acordo com o que você está sendo exposto no momento e, com o tempo e muito estudo, você alcança a proficiência.
Quando eu morei na Colômbia, precisei aprender a me comunicar o mais rápido possível para não me perder na cidade, e precisava falar de uma forma minimamente clara. Por isso, me tornei fluente em Espanhol rapidinho. A proficiência, no entanto, eu ainda não atingi, mas procuro ler livros em Espanhol, assistir ao jornal, ler artigos científicos e assistir vídeos no youtube, para estar em contato com vocabulário diferenciado, expressões idiomáticas, e tudo isso faz com que eu me expresse melhor em Espanhol e me empurram para um nível mais alto.
A proficiência depende de muito estudo, exposição e tempo, e os exames internacionais( toefl, toeic, cpe e ielts) estarão justamente testando sua proficiência no idioma e quanto mais você ler, escrever, ouvir e escutar, mais rápido você chega lá. E esteja sempre em contato com coisas novas e de alto nível, e quem sabe, você não acabe falando melhor que um nativo?
Realmente, essa distinção é importante!