Fluência e Proficiência
Por: Liliana N.
03 de Setembro de 2019

Fluência e Proficiência

Saiba diferenciar

Inglês Conversação Geral

Quantas vezes você já viu alguma propaganda de escola de idiomas te prometendo fluência? E tenho certeza que isso é o que você mais quer nas suas aulas, né não?

Porém, o que não te ensinam, é que entender um idioma, saber se expressar em diversos contextos, ler artigos, assistir videos com o mínimo de dificuldade ou até com o mesmo domínio que um nativo NÃO é fluência, e sim PROFICIÊNCIA. 

Fluência é, simplesmente, você falar de forma natural, sem parar para pensar muito. A fluência se desenvolve durante as aulas, de acordo com o que você está sendo exposto no momento e, com o tempo e muito estudo, você alcança a proficiência.

Quando eu morei na Colômbia, precisei aprender a me comunicar o mais rápido possível para não me perder na cidade, e precisava  falar de uma forma minimamente clara. Por isso, me tornei fluente em Espanhol rapidinho. A proficiência, no entanto, eu ainda não atingi, mas procuro ler livros em Espanhol, assistir ao jornal, ler artigos científicos e assistir vídeos no youtube, para estar em contato com vocabulário diferenciado, expressões idiomáticas, e tudo isso faz com que eu me expresse melhor em Espanhol e me empurram para um nível mais alto.

A proficiência depende de muito estudo, exposição e tempo, e os exames internacionais( toefl, toeic, cpe e ielts) estarão justamente testando sua proficiência no idioma e quanto mais você ler, escrever, ouvir e escutar, mais rápido você chega lá. E esteja sempre em contato com coisas novas e de alto nível, e quem sabe, você não acabe falando melhor que um nativo? 

R$ 45 / h
Liliana N.
São Paulo / SP
Liliana N.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Speaking English English Listening Comprehension English Reading
Graduação: Letras- Licenciatura e Bacharelado em Inglês (Universidade Estadual de Maringá)
Professora de Inglês com 12 anos de experiência e muita vontade de ensinar e aprender. Aulas de conversação, escrita, escuta, leitura e gramática.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 4 de setembro de 2019

Realmente, essa distinção é importante!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil