Max Planck e o estudo do Corpo Negro.
em 14 de Abril de 2016
- Quando duas bolas de sinuca colidem entre si, ocorre um breve período de deformação seguido de um breve período de restauração.
Período de deformação: Durante essa fase, parte da energia cinética do sistema vai sendo gradativa,emte convertida em energia potencial, à medida que a área de contato entre as bolas cresce.Quando a área de contato entre os corpos atinge um valor máximo, a energia potencial do sistema atinge seu maior valor e ambos os corpos estão compartilhando de uma mesma velocidade em relação à terra.
Período de restauração: Nessa fase, a energia potencial vai sendo gradativamente revertida em energia cinética à medida que a área de contato entre as bolas diminui até zero. Se o impacto não for excessivamente forte e se as bolas forem altamente elásticas, elas irão readquirir sua forma original após essa fase de restauração. Com impactos fortes demais e corpos menos elásticos, uma deformação permanente pode resultar, implicando em perda de energia cinética do sistema.
Em nossa análise, consideraremos que a energia mecânica do sistema seja puramente cinética em todo o período antes e após o impacto havendo energia potencial apenas durante o breve intervalo de tempo que dura a interação entre os corpos.
Os fenômenos de colisões são quase sempre acompanhados de perda de energia mecânica, qe pode ser calculada subtraindo-se a energia cinética do sistema logo após o impacto da sua energia cinética logo antes do impacto.Perde-se energia mecânica pela geração de calor, pela geração e dissipação de tensões elásticas dentro dos corpos , e pela geração de energia sonora.
Quanto à energia mecânica do sistema, uma colisão pode ser classificada:
♦ Elástica
♦ Parcialmente elástica
♦ Inelástica
A colisão elástica é aquela que conserva a energia cinética total do sistema,isto é, a soma das energia cinéticas antes e após a colisão é exatamente a mesma.
Enercia cinética(antes)= Energia cinética(depois)
Já as colisões parcialmente elástica e as inelásticas são aquelas em que parte da energia cinética do sistema pe dissipada em calor, energia sonora, etc...;não havendo assim, conservação da energia cinética total do sistema
Energia cinética(antes)> Energia cinética(depois)
Ao contrário das colisões parcialmente elásticas, nas colisões inelásticas os corpos pemanecem juntos após a colisão, o que lhes dá o nome popular de colisão bate e gruda
É importante ressaltar que, qualquer que seja o tipo de colisão entre dois corpos livres, sempre ocorrerá a conservação da quantidade de movimento so sistema. Afinal, a lei da conservação da quantidade de movimento do sistema isolado é umas das leis mais gerais e importantes da Física, sendo válida mesmo na escala atômica, nos domínidos da física moderna.