Curso de Introdução à Computação [Post 1]
Por: Marcelo T.
10 de Agosto de 2017

Curso de Introdução à Computação [Post 1]

Computação Introdução Introdução a computação Geral

Olá pessoal, tudo bem?

 

Depois de muito tempo sem escrever nada pro blog decidi voltar. Com essa volta, decidi trazer pros leitores um material especial. Esse material especial é o que me foi passado durante as aulas que tive no IME-USP, do meu primeiro semestre até o que estou agora, com modificações que eu acho que seriam interessantes colocar e coisas que não achei necessário comentar. 

Antes de começar, vou explicar como vai funcionar. Vou introduzir a matéria e começar os posts sobre a matéria, os posts seguirão uma ordem lógica.

A primeira matéria será Introdução à Computação.


Esta matéria é composta por muita prática. Cada post será a análise de um código simples. Recomendo fazer os exercícios deste site.

 

Questão 1: Dada uma sequência de números inteiros diferentes de zero, terminada por zero, calcular a sua soma.

Ex.: 12 17 4 -6 8 0

Soma = 35

 

 Código da questão 1

 

Explicação:

  • Linha 1: #include serve para incluir bibliotecas. A biblioteca stdio.h contém as funções scanf() e printf()
  • Linha 3: a main() é a função principal, é a função que é executada quando executamos o programa. Aprenderemos mais sobre funções mais pra frente.
  • Linha 4: Aqui temos a declaração das variáveis num soma. Declarar uma variável significa dizer pra memória: "ei memória, reserva um espaço pra essa variável."
  • Linha 5: Aqui temos uma inicialização, ou seja, o primeiro valor que damos à variável.
  • Linha 7: A função printf() serve para imprimir na saída padrão, que no nosso caso é o terminal, aquilo que enviamos como parâmetro
  • Linha 8: A função scanf() serve para pegar o que foi escrito na entrada padrão, que no nosso caso é o teclado, e guardar na variável que está como segundo parâmetro. O %d representa o formato do que vai ser lido, que neste caso representa um inteiro. O &num representa o endereço de memória da variável num.
  • Linha 9: O while é uma estrutura de repetição, ou seja, ela vai executar o que está dentro das chaves até que a condição dentro dos parênteses não seja mais satisfeita.
  • Linha 10soma += num representa a mesma coisa que soma = soma + num. Interpretamos esse código da seguinte forma: o valor de soma é somado com num e a variável soma recebe o valor que foi somado.
  • Linha 15: Toda função do tipo int precisa devolver um valor inteiro. O valor de retorno da função main serve para se comunicar com o sistema operacional. Quando damos return 0 dizemos ao S.O. que tudo ocorreu bem.

Deixei em negrito algumas palavras. Recomendo que pesquisem sobre a definição sobre os que foram marcados.

Isso é tudo pessoal!

Caso tenham alguma sugestão, crítica ou comentário, fiquem à vontade para escrever nos comentários abaixo ou mandar mensagem. 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil