Aprendizagem plena  -  Khan Academy ®
Ramon Turbay Muliterno
em 02 de Abril de 2014

Conheço uma pessoa, que diz que seu sucesso acadêmico tem a ver com a falta de elogio em casa.

 

Explico melhor. Na verdade, a falta de elogio era a exigência dos seus pais. Quando o boletim chegavam e eles viam que essa minha amiga não havia tirado 10 em uma ou duas matérias, perguntavam pra ela o que faltou para ela tirar 10 em tudo.

 

O que, menina, na época ela entendeu como falta de elogio, quando adulta, passou a entender como estímulo que foi o diferencial positivo em sua carreira.

 

Tudo a ver com o que S. Khan defende sobre aproveitamento.

 

Alunos “passam” com 75%, 80%. Mas o que fica para trás é perigoso: 25%, 20%, até 5% de conhecimento não assimilado inevitavelmente gera dificuldades posteriores.

 

Penso eu: o que seria de alguém nas mãos de um médico anestesista que, muito dedicado, foi até o fim do curso, mas sempre passou na média, mesmo com sérias dificuldades para calcular proporção?

 

Aprendizagem plena  -  Khan Academy ®

 

Por isso e que precisamos perceber que o processo de ensino aprendizagem tem dois atores, o professor que precisa gostar de ensinar e o aluno que precisa querer aprender.

 

Sem isso, existe um buraco, que cai no processo de ensino aprendizagem forçado, de todos os lados.

 

O professor precisa tomar seu papel de facilitador, enquanto os alunos tem que se colocarem abertos para adquirirem conteúdos para seu desenvolvimento e preparação para futuros desafios (ENEM, Vestibular e Concursos).

 

Uma ótima semana a todos.

 

Ramon Turbay Muliterno

Professor de Matemática e

Orientador de estudos de Física e Química.

www.facebook.com/ramon.turbaymuliterno

www.facebook.com/MatematicaParaVestibulareConcursos

 

 

Acesse no youtube vídeo sobre utilização da Khan Academy ® - Tutores ou Pais

http://youtu.be/xbsOKxu36v8

 

Khan Academy ®.

https://pt.khanacademy.org/

Taboão da Serra / SP
Graduação: Ensino Medio (Colégio Bandeirantes)
Tenho uma sólida formação na área de exatas, adquirida no Ensino Médio (Colégio Bandeirantes) e no Ensino Superior (Faculdade de Engenharia Industrial - FEI). Sou formando em Licenciatura – Matemática e atualmente trabalho ensinando Matemática em Ong’s para alunos com alta dificuldade de aprendizagem. Professor particular especializado em desenvolvimento de Aulas particulares direcionadas para necessidade de aprendizado do aluno e da simplificação do conteúdo de suas Matérias. Acredito que me ...
Matemática para Ensino Fundamental, Matemática para Ensino Médio, Matemática para Enem, Matemática Online, Física para Ensino Fundamental, Física para Ensino Médio, Química para Ensino Médio
Oferece aulas presenciais
R$ 56 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil