Uso de ilustrações na Pregação Expositiva
Por: Paulo C.
17 de Julho de 2020

Uso de ilustrações na Pregação Expositiva

Introdução

Teologia Religião Hermenêutica Pregação Expositiva

A pregação expositiva tem sido considerada por muitos como uma exposição de versículos e exibição em demasia de conhecimento, resultando em pouco ou em nenhum envolvimento dos ouvintes. Contudo, a exposição bíblica não deveria ser vista ou praticada dessa maneira. Pois pode ser atrativa e envolvente se para isso utilizar adequadamente as ilustrações, assim como foram utilizadas por toda a Bíblia e principalmente no ministério de Jesus. Por isso, junto a outros autores, defendemos o uso de ilustrações de forma envolvente nas pregações.

Entendemos por ilustrações envolventes as linguagens figuradas, histórias, parábolas e exemplos que trazem clareza ou discernimento a um assunto exposto na pregação.  Por exemplo, uma ilustração precisa se conectar com a experiência comum da maioria do auditório. “Dentro da estrutura da narrativa bíblica – as histórias de experiência humana – há incontáveis referências adicionais à experiência humana do dia-a-dia”.[1] Num culto, conferência e encontros, dois grandes grupos de pessoas precisam estar na mente do pregador: crentes e não crentes. A imagem utilizada precisa fazer parte da vida comum em algum aspecto de ambos os grupos. Caso contrário, um deles pode se sentir excluído e, se for o maior, o pregador de início perderá a atenção deles.

Caso você tenha gostado da introdução desse assunto, nos procure para aprofundarmos esse tema tão iimportante através de aulas. Você também pode tirar suas dúvidas ou enviar tarefas sobre esse ajunto e ficaremos felizes em compartilhar nosso comhecimento com você.
 
Deus abençoe!
 
Atenciosamente,
 
Paulo Corrêa
 
___________________________
[1] LEWIS, Ralph; LEWIS, Gregg. Pregação Indutiva: como pregar de modo que as pessoas ouçam. São Paulo: Cultura Cristã, 2013. p. 84
R$ 90 / h
Paulo C.
Brasília / DF
Paulo C.
4,2 (36 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 61 horas de aula
Tarefas resolvidas 33 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: Pregação Expositiva (Faculdade Teologia Reformada de Brasília / DF)
Professor de sql, excel, banco de dados, algoritmo, formatação tcc, teologia e legendar vídeos..
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil