O segredo do sucesso é o planejamento!

História da Arte Ensino Médio Vestibular
O segredo do sucesso é o planejamento!
Priscylla Moll
em 27 de Novembro de 2014

Olá a todos!!!

 

Inicio minhas atividades no Profes e também no meu blog falando sobre planejamento. Para mim, planejar é o segredo do sucesso, seja lá qual for seu objetivo. Eu sei, você deve estar pensando: "E como eu faço isso? Não sei planejar as coisas!". Tudo bem, tudo bem, não se cobre tanto, eu estou aqui para tentar ajudá-lo(a).

Em primeiro lugar, trace seus objetivos de forma muito clara e viável. Não adianta pensar: "Quero aprender inglês em dois meses" ou "Ainda nem comecei a estudar ainda e quero passar em uma faculdade super mega concorrida, sendo que a prova é daqui a um mês". Não dá né gente? Traçando objetivos furados, você só vai se frustrar ao descobrir que não os conseguiu cumprir! Pense em metas que podem ser concretizadas, como por exemplo: "Vou passar naquela prova de recuperação daqui a um mês", "Vou passar no vestibular ano que vem", "Vou aprender inglês, com muita dedicação, em um ano talvez" etc etc etc. Ah, e coloque isso no papel, escrever suas metas ajuda muito na hora de cumprí-las.

Legal, você já tem seus objetivos muito bem pensados! E agora? Agora começa o planejamento de fato, ou seja, como vou alcançar esses objetivos? Então, vamos lá! Comece adquirindo um caderno (caso já não tenha isso por causa da escola, cursinho etc). Esse caderno vai servir não somente para você estudar mas para se planejar. Faça as seguintes anotações:

1. Quanto tempo tenho para alcançar meus objetivos? Se você é um estudante no colégio, provavelmente você tem um prazo, por exemplo a data da próxima prova. Se você só quer aprender um idioma, pense em um tempo viável e escreva-o. Muito bem, próximo passo.

2. Monte um cronograma de estudo. Como assim??? Bom, agora que você já tem o tempo estabelecido para seu objetivo, escreva no seu caderno (ou em uma planilha de excel, como no exemplo abaixo) todos os dias ou semanas que você tem até o seu prazo (estabelecido no item anterior).

Por exemplo: Quero passar na prova de recuperação daqui a 1 mês. Muito bem, então você tem 30 dias até isso acontecer. Coloque no seu caderninho as datas que ficará disponível para estudar, dentro desses 30 dias, e deixe um espacinho para colocar o que vou explicar no item 3 desse texto.

3. Divida todos os assuntos que precisa estudar de acordo com o tempo que tem, e escreva isso no seu cronograma. Por exemplo: Preciso estudar toda a matéria de matemática do semestre. Bom, quantos temas diferentes o professor passou? Se ele passou, por exemplo, 15, e você tem 30 dias de estudo, você vai estudar um tema a cada dois dias. Seja objetivo e estude somente esse tema por dois dias, com muita dedicação, e pronto! Parta para o próximo tema, e assim sucessivamente. E, claro, se esses temas forem estudados com um professor particular, sua chance de sucesso é muito maior ;).

4. Agora pense na quantidade de horas que você vai se dedicar para esse estudo. Isso também vai depender do seus objetivos. Se você é um aluno do ensino médio, por exemplo, provavelmente pode dedicar umas 3h do seu dia para recuperar a matéria e ir bem na prova de recuperação. Porém, se você vai prestar vestibular, vai precisa de bastante mais dedicação, certo? Então use bem todos os seus minutos selecionados para o estudo, com muito carinho, que você vai conseguir alcançar seus objetivos! Eu tenho certeza!

Exemplo:

25.11 - das 9 às 11h 26.11 - das 9 às 11h 27.11 - das 9 às 11h 28.11 - das 9 às 11h 29.11 - das 9 às 11h
Raíz quadrada Potências Equações Formas geométricas Teorema de Pitágoras

5. Por último, mas não menos importante, DESCANSE. Eu estou falando isso principalmente para vestibulandos, que as vezes exageram na medida na hora de estudar, e esquecem de descansar. Gente, isso é bobagem!!! Simplesmente porque se você não descansar seu cérebro ele vai parar de render, e você vai parar de aprender ou, no mínimo, vai aprender menos. E isso é tudo que você não quer que aconteça, certo? Então, por favor, não banque o super herói e não queira estudar 18h por dia, vai ser pior para você!

É isso aí pessoal, eu espero que esse artigo tenha ajudado.

Um grande abraço e até o próximo

Professora Priscylla

São Paulo / SP
Mestrado: Mestrado em Zoologia (USP - Universidade De São Paulo)
Sou bióloga e professora de biologia formada na Universidade de São Paulo (USP), e estou finalizando o Mestrado em Zoologia também pela Universidade de São Paulo (USP). Possuo inglês e espanhol avançados e atualmente também atuo como professora de inglês em uma escola de idiomas. Tenho boa experiência no exterior, tendo vivido nos Estados Unidos e na Espanha, viagens financiadas por Instituições privadas ou agências de fomento à pesquisa públicas, através de uma seleção rígida dos alunos a serem ...
Pré-vestibular de Biologia, Biologia para Ensino Fundamental, Biologia para Vestibular, Biologia para ENEM, Inglês para Todos os Níveis, Espanhol a Distância, Espanhol para Adolescentes
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil