Seja um aluno independente
Por: Raísa B.
03 de Setembro de 2019

Seja um aluno independente

A importância de ser um aluno independente e ativo

Inglês Básico Intermediário Avançado Francês Idiomas

Já tentou várias vezes iniciar um curso de um idioma, mas... trocou de curso, não gostou da metodologia, perdeu a motivação para frequentar as aulas, etc.  Essa situação de alunos com muitas "idas e vindas" com algum idioma é muito comum. Vários fatores podem explicar essa situação, mas precisamos prestar atenção em um fator fundamental: a capacidade do aluno de gerenciar e guiar o próprio aprendizado.

O aluno que inicia o estudo de um idioma e só estuda o mínimo necessário, ou seja, assiste à aula e faz somente os exercícios indicados pelo professor, é um aluno que corre o risco de se ver nessa situação de desmotivação. Você, aluno, precisa aprender a tomar as rédeas do seu próprio aprendizado. Active learning, uma metodologia ativa de aprendizagem, ou seja, um processo onde o estudante realiza tarefas que sejam realmente significativas para o seu aprendizado e é crítico em relação ao que está fazendo. Um estudante ativo, participa ativamente do seu processo de aprendizagem, e não se mantém completamente passivo somente escutando o que o professor fala, ao contrário, é um estudante que questiona as informações passadas pelo seu professor.

Uma das principais formas de começar a se tornar independente no estudo de um idioma é buscar diferentes formas de estar em contato com esse idioma e fazer com que esse se torne parte do seu dia-a-dia. Por exemplo, se você gosta de escutar rádio no seu trajeto para o trabalho ou para a escola, escute uma rádio francesa, ou americana. Estudos comprovam que estudantes que são ativo dentro e fora da sala de aula, podem ter um aproveitamento até duas vezes maior que um estudante passivo.  

Comece a prestar atenção em como você aprende e o que funciona para você. Como você se sente mais motivado a estudar, por exemplo, através de vídeos ou livros? Em que momento do dia você sente mais energia para dedicar alguns minutos ao novo idioma? São algumas perguntas que você deve se fazer. Peça dicas ao seu professor, perguntando sobre diferentes plataformas que possam auxiliar no seu aprendizado. Seja um aluno ativo, entenda a metodologia do seu professor, busque informações sobre programa que ele estiver te propondo. Além disso, estabeleça metas junto com seu professor, essa é uma forma de saber como e quando você vai atingir objetivos e se manter motivado. Não esqueça que cada pessoa tem o seu ritmo, então não se compare com ninguém e tenha certeza que você também pode ser fluente em qualquer idioma que quiser. 

Quando você se torna um aluno ativo e ganha a capacidade de guiar e gerenciar o seu próprio aprendizado, você poderá aproveitar o seu professor de uma forma muito mais eficiente. Além disso, você terá mais motivos para se manter motivado, já que o seu aprendizado se torna um projeto seu, executado por você com o auxílio do seu professor.

R$ 60 / h
Raísa B.
Rio de Janeiro / RJ
Raísa B.
5,0 (3 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Gramática em Inglês English Comprehension Inglês para Concurso
Mestrado: Sociologie et Philosophie Politique (Université Paris Diderot, Paris VII)
Aprenda comigo Inglês e Francês. Vários anos de experiência como professora, trabalho com material personalizado.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil