![Qual o seu nível de inglês?](https://cdn.profes.com.br/media/CACHED/images/blog/13/TaisTak/a28b9c87-dfe0-469d-a440-28d9b8fcc7dc/5c914269d345cb9e75f9876b4c090325.webp)
Qual o seu nível de inglês?
![Foto de Tais T.](https://cdn.profes.com.br/media/CACHED/images/accounts/photos/13/43813/e335f131-2aa0-4021-a98b-acc5fafbfa0b/c288c3e4c6b1dc6058a023b2546270bf.webp)
em 04 de Janeiro de 2023
Na Free Pass Idiomas toda semana recebemos esse pedido de socorro.
E sempre seguido de: “Quanto tempo levo pra aprender inglês?”
“Eu só sei o básico do básico…na verdade eu não sei nada de inglês.”
A Márcia precisava aprender inglês e quando procurou a Free Pass Idiomas disse que não sabia nada de inglês. Só aquele inglês básico da escola mesmo. Chegou falando: “Sei só o verbo to be, o basicão.”
Você se identificou com a Márcia?
Eu mesma quando resolvi começar a estudar dizia isso, achava que existia “you is” pra singular e “you are” pra plural, ou seja, nem o tal do to be eu dominava.
No meu caso eu não tinha pressa, mas Márcia tinha uma proposta de subir de cargo na empresa, o que dobraria seu salário. E o que distanciava ela desta realização era só uma prova de inglês.
Desesperador, não?
Mas continue lendo para ver no que que deu.
A pergunta certa é: o que é fluência?
Márcia perguntou: “É possível ficar fluente em 1 mês”?
A resposta é sim!
Você com certeza tem um amigo que foi pros EUA sem saber nada e sobreviveu. Aliás, quem é que ouviu nas notícias “Homem morre por não saber falar inglês” ou “Mulher 10 anos perdida nos EUA por não saber inglês”?
Isso simplesmente não existe, porque flluência é se comunicar com fluidez. Fluency é fluir. Então, um diálogo assim:
É considerado fluido, tem fluência.
Fica a dica: antes de tudo defina fluência.
Qual fluência você busca?
Defina primeiro o que você considera ser fluência para suas necessidades.
Responda estas perguntas:
Pronto! Você encontrou qual nível e tipo de fluência você busca.
Quanto tempo levo pra ficar fluente em inglês?
Agora que você tem conhecimento do que é fluência e que não existe uma única descrição que determine especificamente esse termo esta pergunta faz sentido.
A verdade nua e crua é que leva-se em média 5 anos para conquistar uma conversa fluida. Seria mais ou menos 2 horas por semana de aula, fixando o conteúdo após cada tempo de estudo, que totalizaria cerca de 400 horas para você chegar ao nível intermediário, ou seja, 5 anos. Neste nível você não será uma máquina de falar inglês, mas conseguirá sustentar uma conversa do dia-a-dia, entender um pouco das músicas que ama, acompanhar um filme com legenda em inglês sem se sentir tão perdido e incomodado.
Mantenha em mente que esse tempo varia de pessoa para pessoa, principalmente porque é preciso considerar:
Fonte: http://bit.ly/2LpFCbB
Tem como dar um “jeitinho” e aprender inglês mais rápido?
Márcia já não sabia o que fazer, pois a oportunidade era para agora e não iria esperá-la por 5 anos.
Calma, olhar o mapa e ver o caminho completo que terá que percorrer para a “fluência” é aterrorizante. Mas pensa o seguinte: a gente não enfia o bolo inteiro na boca, não é verdade? Comemos por fatias.
Lendo esse artigo você já deu seu primeiro “jeitinho” para aprender inglês rápido. Estar consciente e saber que quanto mais você se envolve com o inglês e o coloca em sua vida, criando uma espécie de ‘imersão’, mais rápido você aprenderá!
Agora me diz, você tem 2 meses?
ACREDITE, são só 2 meses que você precisa para aprender inglês muito rápido.
O que é possível fazer com a sua urgência para trabalhar a sua fluência, é saber que em 2 meses é possível sair do basicão do inglês, porque nesse tempo você consegue:
Study smarter not harder — estude de forma mais inteligente e não mais dura.
Usar estes 2 meses de forma inteligente, encontrar os atalhos para aprender o essencial para a comunicação acontecer e aprender de forma correta para não criar vícios e internalizar informação errada é importantíssimo.
Faça destes primeiros 2 meses a sua micro-meta e nunca mais pare de estudar inglês.
Não é muito tempo, então faça-as explendidamente bem. Crie uma base forte, bem feita e que sustentará o resto da sua fluência.
Se a Márcia conseguiu o emprego? Eu te conto no próximo artigo. ;)
Mas não se esqueça do que aprendeu:
Te demos várias dicas para que você inicie sua jornada em um novo idioma, mas essa jornada não precisa ser tão solitária assim, acesse nossos canais e acompanhe nossas dicas diárias.
Faça parte da rede Free Pass!