É possível ser fluente em inglês rápido?
Por: Tais T.
16 de Agosto de 2019

É possível ser fluente em inglês rápido?

Pelo amor de Deus, me ajuda! Preciso aprender inglês urgente!

Inglês Conversação Básico Intermediário Avançado Vestibular TOEFL Profissional Geral Adolescentes Tradução Gramática Ensino Médio Todos os níveis Ensino Fundamental IELTS Grammar Vip Correção de textos em Inglês Comprehension Interpretação De Texto English Teacher Business English MBA CAE Essay ESL English Fluência

 

Na Free Pass Idiomas toda semana recebemos esse pedido de socorro.

E sempre seguido de: “Quanto tempo levo pra aprender inglês?”

“Eu só sei o básico do básico…na verdade eu não sei nada de inglês.”

A Márcia precisava aprender inglês e quando procurou a Free Pass Idiomas disse que não sabia nada de inglês. Só aquele inglês básico da escola mesmo. Chegou falando: “Sei só o verbo to be, o basicão.”

Você se identificou com a Márcia?

Eu mesma quando resolvi começar a estudar dizia isso, achava que existia “you is” pra singular e “you are” pra plural, ou seja, nem o tal do to be eu dominava.

No meu caso eu não tinha pressa, mas Márcia tinha uma proposta de subir de cargo na empresa, o que dobraria seu salário. E o que distanciava ela desta realização era só uma prova de inglês.

Desesperador, não?

Mas continue lendo para ver no que que deu.

A pergunta certa é: o que é fluência?

Márcia perguntou: “É possível ficar fluente em 1 mês”?

A resposta é sim!

Você com certeza tem um amigo que foi pros EUA sem saber nada e sobreviveu. Aliás, quem é que ouviu nas notícias “Homem morre por não saber falar inglês” ou “Mulher 10 anos perdida nos EUA por não saber inglês”?

Isso simplesmente não existe, porque flluência é se comunicar com fluidez. Fluency é fluir. Então, um diálogo assim:

  • Hi.
  • Hello. How are you?
  • I’m fine. Thank you.
  • How can I help you?
  • Water, please.

É considerado fluido, tem fluência.

Fica a dica: antes de tudo defina fluência.

Qual fluência você busca?

Defina primeiro o que você considera ser fluência para suas necessidades.

Responda estas perguntas:

  1. O meu objetivo principal é… ?
  2. Me sentirei realizado quando… em inglês.

Pronto! Você encontrou qual nível e tipo de fluência você busca.

Quanto tempo levo pra ficar fluente em inglês?

Agora que você tem conhecimento do que é fluência e que não existe uma única descrição que determine especificamente esse termo esta pergunta faz sentido.

A verdade nua e crua é que leva-se em média 5 anos para conquistar uma conversa fluida. Seria mais ou menos 2 horas por semana de aula, fixando o conteúdo após cada tempo de estudo, que totalizaria cerca de 400 horas para você chegar ao nível intermediário, ou seja, 5 anos. Neste nível você não será uma máquina de falar inglês, mas conseguirá sustentar uma conversa do dia-a-dia, entender um pouco das músicas que ama, acompanhar um filme com legenda em inglês sem se sentir tão perdido e incomodado.

Mantenha em mente que esse tempo varia de pessoa para pessoa, principalmente porque é preciso considerar:

  1. Intensidade do estudo;
  2. Idade;
  3. Quantidade de estudo/exposição ao idioma fora do horário de aulas;
  4. Facilidade para aprender a língua;
  5. Motivação e tantas outras variáveis que podem tornar seu aprendizado mais rápido ou mais lento.

Fonte: http://bit.ly/2LpFCbB

Tem como dar um “jeitinho” e aprender inglês mais rápido?

Márcia já não sabia o que fazer, pois a oportunidade era para agora e não iria esperá-la por 5 anos.

Calma, olhar o mapa e ver o caminho completo que terá que percorrer para a “fluência” é aterrorizante. Mas pensa o seguinte: a gente não enfia o bolo inteiro na boca, não é verdade? Comemos por fatias.

Lendo esse artigo você já deu seu primeiro “jeitinho” para aprender inglês rápido. Estar consciente e saber que quanto mais você se envolve com o inglês e o coloca em sua vida, criando uma espécie de ‘imersão’, mais rápido você aprenderá!

Agora me diz, você tem 2 meses?

ACREDITE, são só 2 meses que você precisa para aprender inglês muito rápido.

O que é possível fazer com a sua urgência para trabalhar a sua fluência, é saber que em 2 meses é possível sair do basicão do inglês, porque nesse tempo você consegue:

  • Tapar buracos, fortalecer o pouco conhecimento que você tem do idioma e torná-lo conhecimento preciso, fazendo um pavimento homogêneo e sem falhas;
  • Construir uma boa base do idioma para ter confiança, falar inglês de cabeça erguida e peito cheio;
  • Dominar os conteúdos principais para sair falando imediatamente— não dá pra concorrer à presidência e ganhar do discurso do Barack Obama, mas já dá pra expressar desejos e necessidades, perguntar e apontar coisas, literalmente se virar;
  • Entender as ferramentas que o próprio idioma possui, e usar o inglês para aprender mais inglês, isso é o que chamo de economia intelectual, benhê!
  • Cortar o caminho e não perder tempo com o supérfluo — aprender nomes de animais, por exemplo, não é necessário pra quem tem pressa, nacionalidades a gente vê depois, o que você precisa de verdade é comer, falar sobre você, não ficar perdido no prédio em busca da sala de reuniões;
  • Perder o medo e o orgulho para que nada te trave, saber que qualquer comunicação é válida e se fazer entender vai muito além do inglês, a gente fala com os olhos, apontando, fazendo mímica, usando palavras parecidas, se aproveitando do contexto. E isso a gente aprende!
  • Em 2 meses você sai do estado de inércia, você sai do “I don’t speak English” e passa para o nível “I KNOW ENGLISH”, pouco, mas o suficiente para bater no peito e dizer “Me viro com o inglês” e esse mindset é que o levará ao próximo estágio da fluência;
  • Nesse tempo você entra em um caminho sem volta, você já fala inglês e quer falar mais, já adicionou inglês na sua rotina e já viu que é fácil,mesmo que pare de estudar, você jamais voltará a ser uma pessoa que não sabe inglês, porque você não esquecerá mais o que aprendeu nestes 2 meses.

Study smarter not harder — estude de forma mais inteligente e não mais dura.

Usar estes 2 meses de forma inteligente, encontrar os atalhos para aprender o essencial para a comunicação acontecer e aprender de forma correta para não criar vícios e internalizar informação errada é importantíssimo.

Faça destes primeiros 2 meses a sua micro-meta e nunca mais pare de estudar inglês.

Não é muito tempo, então faça-as explendidamente bem. Crie uma base forte, bem feita e que sustentará o resto da sua fluência.

Se a Márcia conseguiu o emprego? Eu te conto no próximo artigo. ;)

Mas não se esqueça do que aprendeu:

  1. A pergunta não é em quanto tempo é possível ficar fluente;
  2. Definir o que é fluência para você baseado em seus objetivos e seu conceito de fluência é o ideal antes de começar a estudar;
  3. Leva-se cerca de 5 anos para conquistar um bom nível de conhecimento do idioma, estudando 2h por semana — baseado no Common European Framework Guided Learning hours da Cambridge University;
  4. Muitos fatores influenciam a velocidade do aprendizado (facilidade, envolvimento, motivação, qualidade e quantidade dos estudos, foco, imersão entre outros)
  5. E finalmente, é possível adquirir uma nova habilidade em 2 meses

Te demos várias dicas para que você inicie sua jornada em um novo idioma, mas essa jornada não precisa ser tão solitária assim, acesse nossos canais e acompanhe nossas dicas diárias.

Faça parte da rede Free Pass!

Facebook

Instagram

Site

R$ 150 / h
Tais T.
Santa Rita do Sapucaí / MG
Tais T.
5,0 (3 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 52 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
CPE Correção de textos em Inglês Inglês para Adolescentes
Especialização: Virtual Instruction (University of California Irvine)
Inglês prático, rápido, com conversação e sem trauma. Minha criatividade e organização te levarão à fluência.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil