A unidade reatora Beznau 2 é a mais recente das duas unidades e entrou em operação em 1971 – a mais antiga, Beznau 1, em 1969. A Axpo anunciou o desligamento dos reatores em 2032 (Beznau 2) e 2033 (Beznau 1).
As duas usinas estão localizadas em Döttingen, Aargau. Existem também outras duas usinas nucleares, uma em Leibstadt, Aargau, e outra em Däniken, no cantão de Solothurn. Uma quinta usina nuclear, em Mühleberg, no cantão de Berna, foi desativada em 2019 após 47 anos de operação. Cerca de 82% das usinas nucleares da Suíça são de propriedade pública.
Usina nuclear suíça passa por desligamento de emergência
O desligamento automático de emergência da usina nuclear de Beznau 2 ocorreu às 22h31 de domingo e foi causado por uma falha na conexão com a rede elétrica de 220 quilovolts, de acordo com um comunicado da operadora Axpo divulgado na manhã de segunda-feira.
A paralisação causou o escape de vapor de água não radioativo pelo teto da casa de turbinas. No entanto, a usina respondeu de acordo com os procedimentos e permaneceu em condições seguras o tempo todo, acrescentou o comunicado.
A causa da falha de conexão está sendo investigada. A unidade 1 continua operando normalmente.