[ENGLISH]  A importância da IMERSÃO CULTURAL no estudo de id
Por: Wilheim R.
15 de Abril de 2015

[ENGLISH] A importância da IMERSÃO CULTURAL no estudo de id

Inglês Crianças Todos os níveis Engenharia Cultura Imersão Cultural Língua Escrever Música Direcionadas English

Hello there, ladies and gentlemen! Há alguns dias escrevi um artigo comentando a importância da imersão cultural no estudo de idiomas, mais focado no ensino de Espanhol (você pode acessá-lo clicando aqui). Hoje vou escrever dando ênfase para os conteúdos em Inglês.




Não pretendo retomar todos assuntos do último texto, sendo assim copio aqui a parte que acredito ser mais fundamental para aqueles que, por ventura, não forem ler o artigo anterior: "A partir do momento em que alguém decide estudar um novo idioma e, portanto, uma cultura desconhecida, uma forma diferente de enxergar o mundo, é preciso existir comprometimento. E parte desse comprometimento, esteja você em um país de língua oficial espanhola ou não, reside na disposição a conhecer os elementos que fazem parte deste novo universo cultural (seja ele Espanhol, Inglês, Francês etc.). O principal acesso a tais conteúdos é por meio de Filmes, Séries, Livros e Músicas."

Então, mãos à obra!

SÉRIES E DESENHOS

Uma ótima maneira de se aproximar do universo anglo-saxão é por meio de séries. Com ferramentas como o Netflix, está muito mais fácil assistir a suas principais séries no idioma original. Mas e para quem não tem Netflix ou mesmo TV a cabo? A dica é centrar-se em conteúdos que nos recordam de nossa infância, com apelo emocional e nostálgico. Como assim? Houve uma série chamada Faerie Tale Theatre (Teatro dos Contos de Fadas no Brasil) que foi exibida pelo canal Cultura e fez muito sucesso junto às crianças da época com contos como The Three Little Pigs,  RapunzelSleeping Beauty e tantos outros. A série está disponibilizada por completo, e em inglês, no Youtube. Como são histórias já conhecidas da maioria e muito bem interpretadas, além de terem um inglês claro pois estão direcionadas para crianças, são uma fonte cultural mais do que recomendável para estudantes de todos os níveis. 

 



Sua infância estava mais voltada para desenhos do que para séries? Pois que tal relembrar desenhos como o memorável Rugrats (Os Anjinhos), Bobby's World (O Fantástico mundo de Bobby) ou mesmo Doug Funnie. Basta jogar no Youtube o nome original do desenho junto com o complemento "full episodes" e aprender inglês ao mesmo tempo em que retoma belas memórias infantis.



LIVROS

O universo dos livros é basicamente infinito! Como decidir-se por um título, então? Uma maneira é seguir sugestões de grandes veículos de língua inglesa como o estadunidense New York Times (lista do NYT) e o britânico The Guardian (lista do The Guardian). Cada um deles tem uma lista com os top 100 livros de todos os tempos, nas quais figuram clássicos como The Adventures of Huckleberry Finn, do norte-americano Mark Twain, e 1984, do inglês George Orwell (clique na imagem para baixar o livro em PDF).

FILMES

Filmes recentes são difíceis de encontrar no Youtube e também são conhecidos de todos, não há por que indicá-los. Vou aproveitar então para indicar produções audiovisuais que marcaram história há alguns muitos anos. 

                                                                                       The Lady Vanishes (Alfred Hitchcock, 1938)


                                                                                                Charade (starring Audrey Hepburn, 1963)

MÚSICAS

Este tende a ser o mais simples e também o mais completo de todos os tópicos. Graças ao mundo culturalmente globalizado em que vivemos, não há na terra quem não tenha escutado canções em inglês. Vou, portanto, deixar para explorar este tópico mais cuidadosamente dividindo-o em tópicos num próximo artigo. Por hora, deixo-lhes com esta música de um comercial que fez muito sucesso e causou polêmica ao promover brinquedos de engenharia para meninas. Hope you all enjoy it and see ya soon!



Gostou da publicação? Então dê curtir no post, no Blog, na página do Facebook, compartilhe e comente 

Facebook: /wilheimidiomas
Duolingo: Wilheim Idiomas
LingQ: wilheimidiomas

 
18 seguidores Seguir blog
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 12 de outubro de 2016

obrigado, panorama legal, gostei

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 12 de Outubro de 2016

Muito obrigado a você pelo feedback, Juvenal! \o/

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil