Aqui estou eu de novo, senhoras e senhores deste imenso Brasil varonil! Desta vez, trago um exercício juntamente com um dos discursos mais comoventes da histórias dos EUA. "Eu Tenho um Sonho" (I Have a Dream) é o nome dado ao pronunciamento público feito pelo ativista político estadunidense Martin Luther King, no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro. Realizada no dia 28 de agosto de 1963 nos degraus do Lincoln Memorial em Washington, D.C., como parte da Marcha de Washington por Empregos e Liberdade, sua fala foi um momento decisivo na história do Movimento Americano pelos Direitos Civis.
Feito em frente a uma plateia de mais de 200 mil pessoas que apoiavam a causa, o pronunciamento foi eleito o melhor discurso norte-americano do século XX numa pesquisa feita no ano de 1999. De acordo com o congressista John Lewis, que também fez um discurso naquele mesmo dia como o presidente do Comitê Estudantil da Não-Violência, "o Dr. King tinha o poder, a habilidade e a capacidade de transformar aqueles degraus no Lincoln Memorial em um púlpito moderno. Falando do jeito que fez, ele conseguiu educar, inspirar e informar [não apenas] as pessoas que ali estavam, mas também pessoas em todo os EUA e outras gerações que nem sequer haviam nascido".
A Marcha de Washington colocou mais pressão na administração do então presidente John F. Kennedy para que as questões de direitos civis fossem levadas ao Congresso, no entanto, com o assassinato do presidente Kennedy mais tarde naquele mesmo ano, foi que o seu sucessor, Lyndon B. Johnson, conseguiu fazer com que o Civil Rights Act of 1964 (Ato de Direitos Civis, de 1964) fosse aprovado pelo Congresso, seguido do 1965 Voting Rights Act (Ato de Direitos do Voto, de 1965).
Resolva exercícios e atividades acadêmicas
No acordar de seu discurso e da Marcha de Washington, King foi nomeado o Homem do Ano de 1963 pela revista Time. E mais tarde, em 1964, King se tornou a pessoa mais nova a receber um prêmio Nobel da Paz.
Abaixo, segue o vídeo legendado com o pronunciamento e também um exercício de Gap Fill (completar as lacunas). Hope you all enjoy it and see ya soon!
Versão para iniciantes: link
Versão para quem já domina um pouco mais o idioma: link
Arquivo completo com as RESPOSTAS: link
Gostou da publicação? Então dê curtir no post, no Blog, na página do Facebook, compartilhe e comente
Facebook: /wilheimidiomas
Duolingo: Wilheim Idiomas
LingQ: wilheimidiomas