Como ser fluente em um idioma? Não tenha medo
Por: William Z.
20 de Março de 2016

Como ser fluente em um idioma? Não tenha medo

Português Tudo Adultos Crianças Curso

Como ser fluente em um idioma? O primeiro “segredo” que gostaria de compartilhar com você é o seguinte: não tenha medo.

Crianças tendem a aprender mais rápido uma nova língua do que adultos. Por quê? Porque crianças tendem a ter menos vergonha de errar do que os adultos. É por isso que elas aprendem tudo mais rápido que um adulto. Temos muito a aprender com as crianças.

Minha experiência de como ser fluente em um idioma

Quando comecei a aprender francês, muitas outras pessoas começaram a aprender comigo. Essas pessoas tinham o mesmo objetivo que eu – ajudar os imigrantes francofônicos que se mudaram para o Brasil. Passados três anos, só um pequeno número deles é fluente. Quando saía com eles para procurar estrangeiros, percebi que tinham medo de falar – deixavam que eu ou outra pessoa falasse no seu lugar. Tinham medo de errar…

Não tenha vergonha de errar. Não tenha medo. Você não é nativo, você não tem a obrigação de acertar tudo.

Com o passar do tempo, após muitos erros, fiquei fluente em francês. Até recebi uma bolsa de estudos na França, sem nunca ter feito um curso de francês em alguma escola. Aprendi por praticar, por não temer errar. Você também pode.

Aqui vai um conselho: ria dos seus erros, conte para outros. Vou te contar dois erros que cometi: um quando estava aprendendo francês e outro recentemente, quando estava traduzindo um discurso para um amigo haitiano.

O orgulho é como o peixe!

A frase correta era: “O orgulho é como o veneno”. Em francês, peixe (poisson) e veneno (poison) são palavras parecidas. Dei esse comentário na frente de uma assitência de mais de 30 pessoas.

O cavaleiro estava sentado no cabelo branco

A frase correta era: “O cavaleiro estava sentando no cavalo branco.” Repeti isso durante a tradução do discurso inteiro. Só depois me toquei. Em francês, cavalo é cheval e cabelo é cheveux. Imagino como meu amigo deve ter se sentido confuso com aquele discurso aparentemente sem nexo.

É errando que se aprende

Peça que outros o corrijam toda vez que falar errado. Às vezes os estrangeiros que estão em seu país poderão ter medo de te corrigir por achar que isso possa te desincentivar. Mas peça que te corrijam. Assim você poderá falar corretamente. Aprenderá coisas novas. Mesmo no sotaque, peça que te corrijam. Lembre-se: se você tiver medo de errar nunca se tornará fluente.

Espero que tenham gostado. No futuro postarei mais dicas. Até mais!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 17 de maio de 2016

Gostei, eu concordo com a maioria das dicas.
Estou aprendendo Russo agora, eu faço tudo sozinho. No começo foi muito difícil e chato mas agora esta muito bacana. Já consigo ler um pouco e eu entendo algumas frases. Também estou aprendendo Turco e Norueguês. Eu pensei que o Russo ia ser mais difícil mas agora isso parece errada. A estrutura do Turco é muito complicado enquanto o Russo fica mais logico. Mas tudo isso tirou o medo que eu tinha por linguás com outro alfabeto .

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil