Diferença dos termos, Computação, Informática e TI, em ordem cronológica

Informática Geral Problemas
Diferença dos termos, Computação, Informática e TI, em ordem cronológica
Adilson Junior
em 27 de Março de 2015

Computação: Vem de Computar, muito antiga, daí o surgimento do primeiro ‘computador’, quando computadores eram utilizados basicamente para cálculos matemáticos. 
Resumindo: solução de problemas matemáticos.

Informática: Deriva de duas palavras, Informação + Automática, bem posterior a Computação. Iniciada pelo uso de máquinas mecânicas, em seguida válvulas e evoluindo até o uso de transistores. 
Resumindo: Uso de máquinas para processamento de informações de forma automática; não necessariamente com uso de computadores. 

TI (Tecnologia da Informação): É o conceito mais recente, onde a informação produzida seja ela por recurso humano, informático ou computacional é relevante, ou seja, todas as atividades e soluções providas que permitem produção, armazenamento, transmissão, acesso, segurança e o uso das informações. 
Resumindo: É a área que trata exclusivamente o uso da informação, seja por meios manuais, sistêmicos, computacionais ou informáticos.

Dúvidas, professor Adilson Junior: adilson.voolx@gmail.com

Belo Horizonte / MG
Especialização: MBA em Gerenciamento Estratégico de Projetos (Universidade FUMEC)
Profissional graduado em Tecnologia da Informação pela Universidade FUMEC e Pós-Graduado em MBA em Gerenciamento Estratégico de Projetos pela mesma instituição, possui mais de doze anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, tendo atuado em demandas e projetos de manutenção e desenvolvimento de software em empresas nacionais e multinacionais para grandes clientes nos setores Farmacêutico, Indústria, Governo, Telecom, Serviços e Finanças.
Engenharia de Software, Computação - Banco de dados, Gerenciamento de Projetos da Tecnologia da Informação, Administração de Sistemas de Informação, Computação - Análise, Projeto de Sistemas, Análise Orientada a Objetos
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 100 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil