Afinal, Qualificação profissional importa?
Por: Agnaldo R.
16 de Dezembro de 2019

Afinal, Qualificação profissional importa?

Você está preparado para o mercado de trabalho?

Informática Geral Curso de Informática Aulas De Informática Excel

Das modalidades de ensino existentes no Brasil, a qualificação profissional pode ser considerada a mais acessível e a mais dinâmica de todas. Além disso, ela é uma exigência do mercado de trabalho atual.

Acredito que em algum momento você já se perguntou sobre o real significado e a importância de ter cursos de qualificação, certo? Então continue lendo que vou responder isso agora.

Qualificação profissional – o que é e para quem é

Quando falamos em qualificar-se profissionalmente é preciso ter em mente que esse conceito está ligado não apenas a cursos. A ideia é bem mais abrangente. Sim, tem a ver com educação e formação. Mas não somente isso.

Os cursos de qualificação profissional são (na maioria das vezes) oferecidos por escolas privadas, que podem atuar em rede, franquia ou até mesmo de forma solo.

Essas escolas oferecem o que chamamos de cursos livres, e eles são reconhecidos pela LDB/96.

Se você quer entrar no mercado de trabalho, se realocar ou crescer dentro do atual emprego, não pode abrir mão de se capacitar. Então, posso dizer sem medo de errar: a qualificação profissional é para pessoas como você.

Lembre-se, o mercado é muito dinâmico e mutável, isso exige de todos nós um constante investimento em nossa educação profissional. Até mesmo por isso as franquias de ensino profissionalizante oferecem variadas formações para seu público.

Além do o “up” que a qualificação profissional dá em seu currículo com a adição de novos cursos e certificados, ela traz para você também novos desafios, uma ampliação de sua rede de contatos e até mesmo uma chance de [re]pensar sobre sua carreira.

Por onde começar?

É bastante natural ter dúvidas sobre quais cursos investir inicialmente quando se busca uma capacitação voltada para o mercado. Minha dica é: pense na natureza do trabalho que quer ter ou ingressar.

Mas se pudéssemos eleger um curso considerado essencial para quase todas as áreas de emprego, qual seria?

A resposta é bem conhecida, não? Investir em um bom curso de informática pode fazer a diferença para a conquista de seu emprego. Você consegue pensar seu cotidiano sem a informática e as tecnologias ligadas a ela?

Difícil imaginar o mundo hoje sem a Netflix para nosso lazer (e cárcere), sem os trabalhos em PowerPoint para apresentar na escola e até mesmo sem aquela pesquisada rápida no Google.

Mas ao investir em um curso de informática esteja atento para o seguinte:

·    A grade dele atende ao que você realmente precisa?

·    O valor é adequado com a estrutura da escola/plataforma e com o conteúdo ofertado?

·    Qual é a carga horária do curso e em quanto tempo terminará?

Um alerta: esteja de olhos bem abertos com a prática de algumas escolas que oferecem um curso extenso e com conteúdo que por vezes não será útil para você naquele momento.

Quer se qualificar? Então comece pela base. Faça um bom curso de informática e depois continue sua trilha de conhecimento se especializando na área em que quer atuar.

Gostou? Ficou com dúvidas? É só entrar em contato que a gente bate um papo ;)

Obs: texto publicado originalmente em meu Linkedin

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil