Aprender a aprender!
Por: Wagner P.
27 de Novembro de 2014

Aprender a aprender!

Matemática Ensino Fundamental EM Todas as matérias Ponto Ensino Médio

Muitas vezes nos perguntamos, como aprender, como resolver problemas ou compreender o conteúdo sem a presença do professor/tutor? Aprender é compreender algo que antes não era claro para nós. Porém nosso ponto de partida para este blog é discutir formas de como aprender a aprender, ou seja como descobrir a melhor maneira de aprender. 

Um ponto importante, quando p assunto é aprender, está relacionado ao que pretendemos aprender, pois a forma como aprende-se matemática é diferente das formas como se aprende história, que por sua vez é diferente de aprender português. Todavia, estudamos da mesma forma para todas as matérias, sem tratá-las minuciosamente com suas peculiaridades, os estudantes infelizmente não conhecem a diferença entre os processos de aprendizagem das diversas disciplinas, o que dificulta o aprendizado global. Percebe-se que muitos alunos são bons em humanas, porém não conseguem compreender as exatas, mesmo tendo estudado por um tempo considerável os conteúdos destas disciplinas, muitas vezes o problema esta no processo de como o aluno estuda, na visão que ele tem de cada disciplina. Partindo destas ideias é que diferenciar aprender e aprender a aprender é fundamental para entendermos o processo da nossa aprendizagem.

Aprender é um processo espontâneo, até certo ponto, é verdade. Aprender a aprender  não é um processo tão “natural  ” assim. Aprender envolve processos quase espontâneos, consequentes de nossa maturidade cognitiva e física, como  engatinhar, andar ou  falar, por exemplo.Por isso, muitas vezes, achamos impossível  realizá-lo em um determinado contexto. A sensação é a de que teríamos que entendê-lo através de um processo de “busca natural”. Contudo, se não conseguimos aprender algo, fica a sensação de que somos “obrigados” a abandoná-lo ou apelarmos para outros meios  não muito éticos, se necessitamos dele para avançarmos em nossos estudos.

Aprendemos quando descobrimos algo.Todavia, não podemos confundir o “descobrir” com o “decorar” ou “captar” informações. Podemos decorar um conteúdo ou captar informações sobre ele sem ter descoberto o que  fazer com isso, ou mesmo qual a sua utilidade. É o famoso jargão do estudante do ensino fundamental e médio   -em muitos casos, de graduados e pós-graduados – : “ o que vou fazer com isso ?” ou “ para quê estudar isso ?” Falaremos mais sobre esse ponto em outro momento. Por ora, vamos nos aprofundar mais no processo de aprender a aprender.

Aprender a aprender  não é um processo tão “natural  ” como o aprender. Aprender a aprender é descobrir qual a melhor estratégia para que possamos  realizar o processo de entender  o que não entendiamos antes. Por isso, se  torna um  processo reflexivo que requer um autoconhecimento mínimo, metacognitivo, sobre o que sabemos e sobre como aprendemos  o que sabemos e como faremos para aprender o que não sabemos. Sendo assim, para que o processo de aprendizagem aconteça  precisaremos ser capazes de desenvolver nossas percepções sobre quais são os  nossos desejos,  motivações, vontades, necessidades, ambições etc. Certamente, tudo isso influenciará no seu modo de “descobrir” algo, portanto, aprender.

Aprender a aprender é um processo reflexivo, que envolve esforço para o autoconhecimento através da Metacognição.Não é um processo espontâneo acompanhado apenas pela ação de captar uma informação ou decorar algo.Aprender a aprender é pensar sobre qual foi a melhor maneira de aprender, é   descobrir algo que você não sabia antes.

Aprender sobre quais os são os tipos de estratégias de aprendizagem para estudar e aprender, estudar melhor,  estudar para matemática, estudar para português, como estudar sozinho. Isso é fundamental para seu sucesso !

 

Wagner Garcia Pereira

R$ 45 / h
Wagner P.
Botucatu / SP
Wagner P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Matemática para Enem Geometrica Analítica Matemática para Ensino Superior
Especialização: EAD e as Tecnologias Educacionais (Unopar)
Aprenda comigo Matemática, Física, Química
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil