5G e as mudanças que vem por ai
Por: Ailton S.
22 de Agosto de 2020

5G e as mudanças que vem por ai

O assunto do momento no mundo da tecnologia é o 5G (tecnologia de 5a geração de conexão móvel) , muito se fala sobre essa nova tecnologia

Informática Geral Profissional Curso superior

O assunto do momento no mundo da tecnologia é o 5G (tecnologia de 5a geração de conexão móvel) , muito se fala sobre essa nova tecnologia e sua velocidade de Internet, ela vai melhorar a latência, que é o tempo levado na comunicação de envio e retorno que  permitirá avanços em várias áreas.Anunciada como uma evolução muito além do atual 4G promete grandes mudanças.Mas o que realmente você precisa saber sobre o 5G?

A primeira geração de telefonia móvel com acesso a Internet teve início na década de 80 e evoluiu com muitos problemas, seja por falta de Infraestrutura ou aparelhos com qualidade ruim.

Haviam poucas antenas de celular e poucas empresas fabricavam aparelhos, mais isso mudou com a entrada de grandes Players do mercado. 

Tudo tem um início, e os primeiros aparelhos  foram os ancestrais do Smartphone atual que nos conquistou e invadiu nosso cotidiano  transformando nossa realidade.

A partir principalmente dos lançamentos do IPHONE em 2007 e do sistema ANDROID pela Google em 2008 tudo mudou, e mudará de novo com certeza nos próximos anos com as novidades que não param de surgir, o 5G é uma delas.

A Tecnologia e a corrida mundial para ficar na vanguarda

Como você deve saber, o ANDROID é o Sistema gerenciador dos celulares semelhante ao IOS do IPHONE, que permite a instalação de aplicativos como Whatsapp, Facebook e Instagram, além dos milhares de APPs disponíveis no Play Store do Google e Apple Store do Iphone.

Investimentos pelas  empresas de tecnologia e criação de plataformas de desenvolvimento fizeram com que os aplicativos crescessem de quantidade e qualidade e hoje temos opções para tudo.

O Apps nos celulares, permitem solicitar  um carro pelo Uber, comida pelo Ifood, pagar as contas pelos aplicativos do banco, ver a previsão do tempo, ser guiado por GPS, fazer ligações por vídeo e muitas outras facilidades da modernidade. 

Mas tudo isso tem um custo, seja na tecnologia ou de infraestrutura, com novas aplicações e mídias com melhor qualidade foi necessário desenvolver celulares com mais capacidade de processamento e aumentar o espaço para guardar fotos e vídeos.

Também foi necessário e ainda é, maiores velocidades de acesso a Internet para transferência de imagens, fotos e vídeos que estão a cada dia com maior qualidade e com maior quantidade.

Onde entra o 5G

A Coreia do Sul através da Huawei foi o primeiro país a concluir e disponibilizar a tecnologia 5G, China, EUA e Reino Unido vem logo atrás. Essa corrida para ficar a frente tem como intenção o lucro e também a vanguarda da tecnologia no mundo, significa grana e poder é claro.

Para começar, ter um Celular que consiga 10 ou 20 vezes a velocidade atual de acesso a Internet, que significa sair do limite máximo de 200Mbps (Mega Bits por Segundo) para uma velocidade de 1Gb pode facilitar em várias coisas que hoje todos fazem uso.

Transferências de imagens, visualização de vídeos, transmissões ao vivo são só o começo. Com mais velocidade, a comunicação entre eletrônicos fica mais rápida, sendo assim, câmeras IP, Drones, Carros e até equipamentos de saúde conectadas entre pacientes e hospitais/médicos. 

A promessa é que melhore serviços e comunicação de equipamentos, para se ter ideia, uma cirurgia a distância hoje já é realidade, robôs com “braços e pinças” são comandados a distância por cirurgiões com habilidades e salvam vidas, com o 5G a precisão será maior, por que a latência é imperceptível.

Carros autônomos já são testados no Estados Unidos, Japão e China, essa tecnologia permite que um automóvel não precise de um motorista e com o 5G a comunicação entre os carros serão mais sensíveis fazendo com que colisões sejam evitadas.

A comunicação é outra área que terá melhorias, emissoras de TV, ensino a distância e reuniões com videoconferência terá um ganho inimaginável. Várias áreas serão beneficiadas e o nosso dia a dia também.

Mas como fica os celulares atuais?

Para os usuários de aparelhos celulares, ou seja, eu e você, principalmente quem acabou de comprar um IPHONE pelo custo de quase R$ 5Mil, o que vai acontecer?

Para usar os benefícios do 5G será necessário um celular com tecnologia 5G, ou seja, teremos que trocar os celulares atuais, mas isso não deve ser muito em breve, já que a tecnologia deve chegar no Brasil em 2022, o edital de leilão das frequências 5G ficou para 2021 mas especialistas preveem que apenas em 2023 estará avançado por aqui, sendo assim  os celulares atuais funcionarão ainda por um bom tempo.

E inevitável para o ser humano assimilar as novas tecnologias e os avanços atuais provenientes das diversas pesquisas que fomentam a corrida econômica e faz evoluir a tecnologia muito mais rápido do que as décadas anteriores, e para nós, exite impactos.

Positivos em partes e negativos em outras, pois, com as tecnologias desenvolvidas várias profissões estão sendo engolidas ou transformadas.

Vamos aguardar as novidades do 5G torcendo que o nosso Governo resolva logo o leilão com a “Teles”, para nossa vida será uma evolução semelhante a chegada da Internet e dos Smartphones. Esperamos com ansiedade essa nova revolução tecnológica.

R$ 80 / h
Ailton S.
São Paulo / SP
Ailton S.
5,0 (2 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 6 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: Engenharia de Software (SAO JUDAS TADEU)
Se tiver dúvidas sobre wordpress, woocommerce, domínios e dns conte comigo!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil