
O valor da pausa e do silêncio

em 21 de Julho de 2025
A onda de rotinas inalcançáveis apresentadas na internet atualmente não reflete a realidade da maioria das pessoas. A ideia de aproveitar ao máximo as 24h do dia transformando-as em produtividade pura tem mascarado a importância de algo essencial para a constância, que é o descanso e o tempo ocioso. E para o estudo de um novo idioma, tomando como foco o inglês, isto não é diferente.
No meio de uma rotina intensa é necessário saber dar espaço as coisas, achar em meio ao trabalho, aos estudos da faculdade e a todas outras partes da vida, um pequeno tempo que seja para estudar a sua nova língua. Se engana quem pensa que aprender mil novas palavras em um dia apenas é o segredo para desbloquear o inglês, muito pelo contrário, aprender um novo idioma requer aquele famoso passo de tartaruga, que apesar de lento não para.
A chave para destravar seus resultados no idioma está em avançar um pouco todo dia, sem longos hiatos entre uma sessão de estudo e outra. Mais importante que a quantidade de palavras nova que você conhece é a frequência com a qual elas aparecem na sua semana, dia, mês...
Assistir uma série, mesmo que com legendas, ouvir uma música ou mesmo ler um livro em inglês pode ser o que ira trazer este contato diário com o novo idioma, muito mais produtivo do que horas de estudo sem parar. Foi assim que me desenvolvi no idioma ao nível que estou hoje, estudando e tendo contato todo dia um pouco, e não fazendo horas de estudo ativo uma vez por semana. Seja mais frequente!