A vida pode ser suave, dura e do jeito que você a conduz. Existem também acontecimentos que aparecem de repente, do nada. Porém, algo que eu posso lhe assegurar é que você sempre pode correr atrás dos seus sonhos. Eu diria objetivos, se você se dedica e trabalha duro para torná-los realidade.
Quando nós somos jovens, há muito o que fazer, tantos caminhos e jornadas a trilhar porque o futuro é a casa dos nossos sonhos, para aqueles que os têm. Desafio é a palavra-chave, especialmente quando planejamos viver fora do país. Você pode se divertir, estudar, trabalhar, e tudo ao mesmo tempo.
Uma vez que você deixa a zona de conforto, de morar com seus pais e tendo quase tudo nas mãos, você encara o mundo e ele te dá um tapa na cara. Você então começa a aprender… muito! A vida pode lhe ensinar muito mais que qualquer escola, universidade ou livro de autoajuda. Você começa a lidar consigo mesmo, suas emoções, medos, crenças, pensamentos. Você cresce!
Resolva exercícios e atividades acadêmicas
Nada melhor para se testar que estudar fora. Você fará amigos de todos os cantos do planeta, vai aprimorar suas habilidades e também, se tiver a oportunidade de trabalhar, ganhará um dinheirinho. Entretanto, como falei, a vida pode ser suave e dura ao mesmo tempo. Depende principalmente de você. Viva sem temer a tempestade. Mas esteja sempre preparado para quando ela chegar.
Seja persistente na busca por aprendizado e evolução. Encare os desafios, supere-os e construa passo a passo uma melhor versão de você mesmo. Isto leva tempo, mas te garanto que o percurso pode ser muito mais enriquecedor e divertido que o próprio destino.
A principal barreira de morar em um país diferente é, sem dúvida, o idioma. Mas não entre em pânico. Levará algum tempo e, pouco a pouco, seu cérebro vai dar um jeito. Ao dormir, quando você começar a sonhar em uma língua diferente da sua, é um sinal de que você está imerso. E se estiver tendo aulas, você vai melhorar suas habilidades com gramática e escrita também. Faça anotações de palavras-chave que você precisará para se comunicar frequentemente. Assim que memorizá-las, crie uma nova lista.
Encontre o professor particular perfeito
Algo que você também tem que saber lidar é com o clima. Pode ser mais quente ou mais frio do que o que você está acostumado. Então, mais uma vez, você terá que ser paciente consigo mesmo e usar roupas adequadas.
Comer é outro capítulo da sua jornada. Ao menos, tente experimentar a comida local. Se eles comem algo estranho, você também pode. É uma questão de cultura. Você pode se surpreender com incomuns e deliciosas iguarias.
Explore a cultura desse país que passou a ser parte da sua vida. Repare nas pessoas, aprenda os hábitos e costumes, entenda ou, se for o caso, adote sua religião. Transforme o diferente em algo maravilhoso de se vivenciar. Abasteça sua vida com um novo gás.
E não se esqueça de ter em mente que você está experimentando algo novo, repleto de desafios que o tornarão mais forte, mais sábio e preparado para muitas circunstâncias da vida. Tenha a mente aberta, seja corajoso e aproveite sua aventura.