Aulas com músicas
Por: Alexandre S.
30 de Abril de 2019

Aulas com músicas

Inglês técnicas para desenvolver listen com música e filmes

Olá professores tudo bem?

Hoje vou falar um pouco de aulas com música. Elas sâo tipos de aulas muito atrativas para os alunos e podem ser aplicadas de várias formas como uma introdução para aula, um aquecimento, ou fechamento de aula, podem ser usadas para aulas de produção oral, de leitura, de compreensão auditiva, produção escrita depende do foco da sua aula

No artigo de hoje mostrarei uns dos modelos de aula que uso para uma aula de compreensão auditiva

Passos

1. Aquecimento 5min - fazer alguma atividade para ambientalizar a mente do aluno para a aula 

2. Introdução ao tema da aula - 5min -  fazer um exercício para introduzir o tema da aula, pode ser uma imagem, um vídeo, ou música (essa eu gosto, eu faço um atividade qual é a música, usando apenas o som sem a voz)

3. Ensinar  + checar entendimento + praticar: vocabulário, expressões e gramática 5/10min (depende do foco da sua aula) - para ensinar pode ser usado modelos de frases, ou imagens, ou significado e para praticar pode se usar uma técnica totalmente controlada pelo professor, exemplo uma forma de drill.

4. Tocar a música uma vez 8/10min - depois de tocar perguntar aos alunos se eles conhecem a música, se eles conhecem quem fez a música, se eles conseguem identificar o que a música quer dizer (para diminuir seu tempo de fala e aumentar o tempo de fala dos alunos, você pode entregar um pedaço de papel com as perguntas e pedir para que eles perguntem entre si)

5. Tocar a música outra vez, ou varias vezes 15min- desta vez os alunos devem fazer algum exercício de listening, um completar, ou colocar em ordem a letra da música, tem vários exercicios para trabalhar a audição. Para aumentar a interação entre eles, fazer com que eles façam a checagem com outro aluno, um observa o que o outro fez.

6. Tocar a musica mais uma vez 10min - desta vez os alunos devem cantar (pode repetir mais uma vez)

7. Conversação 5min -  Entregar aos alunos pedaços de papéis com algumas perguntas sobre a mísica ou sobre o tema da música e eles devem em duplas conversar entre si.

7. Fechamento da aula 5min -  pode ser feito uma atividade, o professor toca a música e pausa, e os alunos devem completar com a letra da música sem ver a letra, ou completar com outra frase.

Como dever de casa pode entrer aos alunos a letra da música, marcar umas palavras ou expressões que são relevantes e pedir para refazer a musica usando um sinônimo, ou antônimo, pedir para fazer um parágrafo dando opnião, depende do nível do aluno

Então gostaram?

Essa é uma das formas que eu uso. Eu não escrevi toda a preparação de aula como uso de ICQ, CCQ, meu intuito foi mostrar umas das minhas aplicações para aulas auditivas com música.

 

thanks

R$ 65 / h
Alexandre S.
Osasco / SP
Alexandre S.
5,0 (2 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 10 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Francês (UCB - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA)
Aprenda a ler, escrever, ouvir e falar praticando a língua de forma natural e significativa!!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 1 de maio de 2019

Alexandre

Tema interessante! Música costuma agradar alunos de todas as faixas etárias. A única questão é a carga horária semanal do curso, se for limitada, dificulta o uso de música porque é uma atividade que toma tempo. Mas os alunos se divertem, o que é ótimo. Obrigada por compartilhar sua didática!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 01 de Maio de 2019

Uma vez ou outra para quebrar a rotina é bom sempre fazer uma aula inteira com música. Caso o tempo seja curto, uma outra etapa sempre é bom, como uso de videos também, anúncios, como Lead in, sempre uso. Obrigado por curtir e comentar!!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil