Analisando a Função Afim
Por: Alexandre C.
06 de Novembro de 2020

Analisando a Função Afim

Também chamada de função do primeiro grau

Matemática Função do Primeiro Grau Função do 1º Grau Função Afim coeficiente angular coeficiente linear

Umas das principais funções que estudamos desde o ensino fundamental e médio (até o ensino superior para alguns), é a função do 1° grau, também conhecida como função afim. Essa função é também estudada em diversas disciplinas de Cálculo e Estatística em Cursos de Graduação. Na verdade, no estudo do Cálculo ela é fundamental, uma vez que para se saber a equação de uma reta tangente a uma curva em um dado ponto, precisamos saber as bases de sua formação.

Desde comecei a dar aulas particulares de Cálculo em Porto Alegre, notei que a dificuldade dos alunos residem, muitas vezes, em conceitos básicos. A compreensão do comportamento de uma função afim é indispensável para se ter sucesso em cadeiras de Cálculo, que invariavelmente costumam reprovar muitos calouros.

Inicialmente, vamos observar um gráfico qualquer de uma função afim:

.

Notamos que, antes de tudo, o gráfico da função afim é sempre representado por uma reta. E essa reta necessariamente deve ser crescente ou decrescente. A função ao lado demonstra uma função afim decrescente, pois, à medida que avançamos no eixo X, observamos que a função descresce em Y. Se a função não for crescente nem descrescente, ela não é função afim, mas, sim, função constante, que não será o foco de nossa análise aqui.

Toda e qualquer  função afim tem por expressão algébrica a seguinte forma:

Y = AX + B;

Onde:

A: é o coeficiente angular da reta, também denominado declividade ou  inclinação, se A>0, temos inclinação positiva ou crescente; se A<0, temos inclinação negativa, ou descrescente. Essa inclinação pode ser obtida de diversas formas:

– pela razão entre a variação de y e a variação de x: Δy/Δx, onde  Δy = Y2 – Y1; e Δx = X2 – X1;

– ou pela derivada da reta tangente a uma curva em determinado ponto.

B: é o coeficiente linear da reta, ou intercepto em Y, ou seja, corresponde à intersecção da reta com o eixo Y. Na reta acima, notamos que esse coeficiente será algum valor acima de 4, pois notamos que a reta cruza o eixo Y em algum valor acima de 4. Também podemos chamar de termo independente da expressão, isto é, é o valor que independe do valor assumido por X na equação da reta. Assim, quando X for nulo, teremos o cruzamento da reta em Y.

Na função acima, temos informados dois pontos: (3, 4) e (5, 2); portanto Δy = 2 – 4 = -2; e Δx = 5 – 3 = 2; assim, temos Δy/Δx = -2/2 = -1; ou seja A=Δy/Δx = -2/2 = -1. Falta-nos agora o valor de B (coeficiente linear).

Temos como forma genérica de uma reta a seguinte função: Y = AX + B. Substituindo A por -1, e X e Y, escolhemos um dos dois pontos dados. Escolho (3, 4), assim: X = 3 e Y = 4.

Então, temos: 4 = -1 . 3 + B, isolando B, temos: B = 4 + 3 = 7, logo o coeficiente linear será igual a 7, ou seja, a reta cruzou o eixo das ordenadas em 7; e a função que representa a reta acima é: Y = – X + 7.

Sabendo disso, podemos calcular o zero da função, ou raiz da função afim. A raiz, ou zero de uma função, é o valor de X que anula a função, ou seja, a função fica zerada. Dessa forma, devemos ter: Y = 0; ou -X +7 = o, logo X = 7.

Isso significa que a função cruzará o eixo das abscissas em 7, ou no ponto (7, 0). Como a função acima é descrescente, ela passa de positiva para negativa a partir desse ponto.

Bom, era isso. Deixo forte abraço a todos os visitantes do Profes, e se precisarem de aulas comigo, acessem meu e-mail contato@aprendamatematica.com ou meu whats 51 998172943: dou aulas particulares online e presenciais (em porto alegre) de matemática financeira, pesquisa operacional, contabilidade, estatística, matemática geral, cálculo, administração financeira, engenharia econômica e orçamento empresarial. Aguardo seu contato.

R$ 130 / h
Alexandre C.
Porto Alegre / RS
Alexandre C.
3,8 (4 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1 hora de aula
Tarefas resolvidas 6 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Equações do Segundo Grau Função Exponencial Geometria Espacial
Graduação: Administração de Empresas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS))
Aulas personalizadas de contabilidade, finanças, matemática financeira, pesquisa operacional, estatística e matérias afins, com foco em questões.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil