Peste Negra, Corona vírus e o Isolamento Social.
Por: Alisson F.
30 de Agosto de 2020

Peste Negra, Corona vírus e o Isolamento Social.

Pandemias da História, uma breve reflexão sobre estas doenças e o poder do isolamento social

História História Geral Atualidades Atualidades para Vestibular e Concursos redação ENEM Assuntos que mais caíram no Enem referencias historicas História Comparada comparações historicas reflexão

Neste pequeno artigo você compreenderá o que foi a peste bubônica ou peste negra como é mais conhecida e descobrirá o que ela tem a ver com o Corona vírus e como o isolamento social foi e é importante para o combate a estas doenças tão perigosas.

Eu sou Álisson Farias e seja muito bem-vindo, se gostar do conteúdo não esqueça de avaliar e/ou deixar o seu comentário.

O século XIV foi um período extremamente hostil para a humanidade, foi nele que ocorreram grandes desastres para a humanidade, desastres estes tão grandes quanto a 1° e 2° guerra mundial.

Neste século a “santa” inquisição apesar de enfraquecida ainda existia e ainda perseguia e matava milhares de pessoas, mulheres acusadas de bruxaria, cientistas ou quem fosse ateu ou adepto a qualquer outra religião.

Foi no início deste século que ocorreu A GRANDE FOME que como o próprio nome sugere foi um momento de grande crise alimentar na Europa, onde a maioria das colheitas passou por muitos problemas e a maioria da população europeia passou fome e dezenas de milhares de pessoas morreram.

E um dos piores momentos foi o que veio após, a pandemia da peste bubônica ou como é conhecida a peste negra que causou uma proliferação generalizada da doença que era altamente contagiosa e matava os contaminados de forma lenta e dolorosa.

A peste já existia no oriente, mais especificamente na china e na índia antes de se proliferar pela Europa, a doença causada por uma bactéria criava feridas abertas e necroses por todo o corpo do contaminado e passava para os próximos só por entrarem em contato com elas, muitas manchas negras também se espalhavam pelo corpo do contaminado e por isso a doença se popularizou como peste negra.

Estas manchas apareciam por causa das hemorragias internas ocorridas porque a doença atacava os órgãos e os fazia “derreter” praticamente enchendo-os de feridas, além de causar esses terríveis sintomas a doença ainda causava febre forte, dor de cabeça, frio intenso, fraqueza, convulsões e náuseas.

Agora o que essa grande peste tem a ver com o COVID-19?

Por volta de 1343, vários mercadores faziam importações e exportação de produtos e especiarias para o oriente, da China e Índia para a Europa, a doença era causada pelas pulgas dos ratos que ficavam nos porões dos navios que não possuíam um bom saneamento assim contaminando quem entrasse em contato com essas pulgas e também com as pessoas contaminadas e assim passando de um para o outro numa rapidez e escala gigantesca.

A doença reduziu a população mundial entre 450 e 350 milhões de pessoas devido principalmente a falta de conhecimento científico para lhe dar com ela e fazer tratamentos eficazes, a grande semelhança entre estas pandemias é a capacidade de contaminação tão rápida e feita a partir do contato entre os indivíduos contaminados claro que entrando no nosso sistema de formas diferentes.

A semelhança mais importante no meu ponto de vista é a forma mais eficaz para o combate de ambas as doenças que é o isolamento social.

No caso da peste bubônica foram feitas diversas tentativas e tratamentos nada eficazes e que levaram a morte de vários médicos e cientistas além de judeus acusados de amaldiçoar e contaminar a água, porém, o que levou a doença a ser reduzida e depois freada foi o isolamento social, isso mesmo você ouviu bem, mas claro que não ele não deve ter sido chamado assim.

O isolamento não foi feito na época da peste, para conter a doença mas sim para impedir a entrada de outros povos nos reinos, pois eles achavam que a doença era causada pelos invasores e então o fato de se isolarem e não estarem transmitindo a doença de forma generalizada de um para o outro fez com que o freio deste mau fosse acionado, assim como na situação da COVID 19 mas agora sendo feita de forma consciente para que o desastre não seja tão avassalador.

Se este conteúdo te ajudou a compreender melhor a peste e a importância do isolamento social eu peço que deixe a sua curtida e comente a sua percepção, dúvida, crítica ou contribuição e até o próximo artigo.

Caso queira temos uma boa explicação desta perspectiva em vídeo neste endereço: https://youtu.be/c5jncCDniSk

R$ 50 / h
Alisson F.
São Felipe / BA
Alisson F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História - Aulas Particulares Brasil Império História para Concurso
Curso Livre: Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS))
Que tal uma aula dinâmica e atrativa que te auxilie na sua caminhada pelo conhecimento até o alcançar das suas maiores metas? Vem comigo ^_^
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 31 de agosto de 2020

Achei muito informativo e bem explicado.
Espero assim tomar essas aulas e aprender muito mais professor ! Parabéns

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 31 de agosto de 2020

Texto incrível e esclarecedor, gostei bastante e achei as ideias muito interessantes e coerentes, espero poder ler mais dos seus textos.
O vídeo também está ótimo parabéns. ☺️❤️

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil