Curva de Esquecimento e estudo da língua alemã
Por: Allesson M.
17 de Agosto de 2023

Curva de Esquecimento e estudo da língua alemã

Alemão Aulas de Alemão Intermediário Conversação Gramática Viagem Escrita Aprenda a falar e se comunicar Avançado Geral

A curva do esquecimento é um conceito fundamental no estudo da memória e aprendizado de línguas, incluindo o alemão. Ela descreve a tendência de esquecer informações ao longo do tempo se não forem revisadas ou reforçadas. A curva do esquecimento foi inicialmente proposta pelo psicólogo Hermann Ebbinghaus e se aplica a todos os tipos de informações que uma pessoa aprende, incluindo vocabulário, gramática e frases em um novo idioma, como o alemão.

Quando se trata do estudo da língua alemã, a curva do esquecimento é particularmente relevante. Ao aprender vocabulário, por exemplo, você pode notar que, após aprender novas palavras ou frases, você as retém com maior facilidade nos primeiros momentos, mas com o tempo, se não as revisar ou praticar, a retenção diminuirá.

Para combater os efeitos da curva do esquecimento, é crucial incorporar revisões regulares em sua rotina de estudos de língua alemã. Aqui estão algumas estratégias para lidar com a curva do esquecimento ao aprender alemão:

Espaçamento: Ao invés de revisar intensivamente logo após aprender algo, espaçar suas revisões ao longo do tempo é mais eficaz. Por exemplo, revise o vocabulário alemão após algumas horas, depois em um dia, depois em uma semana, e assim por diante.

Uso Repetitivo: Utilize as novas palavras e estruturas linguísticas em seu dia a dia. Quanto mais você as utilizar, mais difícil será esquecê-las.

Revisões Ativas: Em vez de simplesmente reler suas anotações ou lista de palavras, tente recuperar as informações de memória. Isso pode ser feito através de testes de vocabulário, tentar formar frases com as palavras aprendidas, ou mesmo ensinar a alguém mais o que você aprendeu.

Aplicação Prática: Use o vocabulário alemão que você aprendeu em situações reais. Tente incorporar as palavras em suas conversas, escritos ou atividades diárias.

Variedade de Recursos: Utilize uma variedade de recursos para aprender alemão, como livros, aplicativos, aulas online e interações com falantes nativos. Diferentes abordagens ajudam a reforçar a memória.

Atenção à Compreensão: Em vez de apenas memorizar palavras isoladas, concentre-se na compreensão do contexto em que elas são usadas. Isso facilita a retenção e aplicação.

Paciência e Persistência Lembre-se de que o aprendizado de idiomas é um processo gradual. Não se desanime com os momentos em que parece que está esquecendo. A persistência é fundamental.

Portanto, a curva do esquecimento é uma realidade inevitável da aprendizagem, mas com a estratégia correta, você pode mitigar seus efeitos. Mantenha uma rotina de revisões regulares e prática consistente para construir uma base sólida na língua alemã e superar os desafios impostos pela curva do esquecimento.

R$ 75 / h
Allesson M.
Piracicaba / SP
Allesson M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Alemão Intermediário Alemão - Professor de Alemão Aulas de Alemão
Graduação: Bacharelado em Direito (Anhaguera Educacional )
Sou professor, poliglota fluente em 9 idiomas e proficiente noutras 5 línguas estrangeiras. Estudante de direito. Com experiência no ensino escolar.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil